sexta-feira, 26 de outubro de 2018
Atividade sobre coesão textual - Texto dissertativo
O texto que segue apresenta, entre outros problemas, o da coesão textual, particularmente quanto aos aspectos continuidade e progressão. Leia-o e responda às questões propostas.
A violência no Brasil acontece pela diferença econômica e social que existe nas sociedades
nacionais.
O Brasil está mudando, crescendo e progredindo, só que ainda existe a má distribuição de renda
para as populações. Assim o "cidadão" privilegiado vivendo na pobreza, na miséria fica revoltado e
tem como solução de vida violentar os outros para sobreviver.
Para outros a sobrevivência formada na miséria é se adaptar as drogas para fugir da realidade e não
saber o que se faz.
Dentro dessas desigualdades encontra-se o comércio clandestino de anuas que se transforma em
um ato comum do dia a dia do cidadão. A arma é usada como um utensílio "doméstico".
Entretanto o Estado deve dar prioridades a classe baixa, investindo em educação, moradia, saúde,
uma distribuição de renda bem-feita, para chegarem numa condição de vida melhor e para que esta
parte social não tenha necessidades de procurarem e violentarem outras pessoas para terem uma
vida decente. (Aluno do terceiro ano – Ensino Médio)
01. O 1º parágrafo do texto contém apenas uma ideia-núcleo, que não foi desenvolvida. Além disso,
a expressão "nas sociedades nacionais" não foi bem empregada.
a) Que termo substituiria adequadamente a expressão mencionada?
b) Que ideias secundárias poderiam garantir, nesse parágrafo, o desenvolvimento da ideia-núcleo
e a progressão textual?
02. Na passagem do 1º para o 2º parágrafo, não há nenhuma palavra que retome um termo ou uma
ideia anteriormente expressos, do que resulta a impressão de que esses parágrafos estão
soltos, isto é, sem coesão. Procure perceber a relação entre esses dois parágrafos e responda:
a) Que ideia do 1º parágrafo o autor tenta desenvolver no 2º parágrafo?
b) Que outra redação poderia ser dada ao primeiro período do 2º parágrafo, de modo a
explicitar a relação de continuidade existente entre os dois?
c) Que outras ideias secundárias poderiam dar progressão ao texto, desenvolvendo a ideia-núcleo
lançada nesse parágrafo?
03. No 3º parágrafo, as ideias são pouco desenvolvidas.
a) Está claro, no texto, a quem se refere o pronome outros da expressão "Para outros"? Caso
não, que redação você daria a esse trecho, de modo a garantir a relação de continuidade
desse parágrafo com o anterior?
a)Que outras ideias poderiam ser desenvolvidas Entre outras, o autor poderia aprofundar a
ideia nesse parágrafo?
04. No 4º parágrafo, o autor emprega uma marca de continuidade, constituída pela expressão
"Dentro dessas desigualdades". Na sua opinião, essa expressão está bem-empregada no
contexto? Justifique.
05. O último parágrafo é iniciado com a conjunção adversativa entretanto, cujo papel é estabelecer
oposição entre as ideias. Considerando-se a relação que normalmente há entre a conclusão e as
partes anteriores de um texto, a palavra entretanto estabelece a conexão adequada à
finalização do texto? Se sim, justifique. Se não, aponte a conjunção que substituiria
satisfatoriamente a palavra entretanto.
06. O texto não fugiu ao tema proposto. Apesar disso, não pode ser considerado um bom texto, em
virtude de alguns problemas relacionados à textualidade. Identifique esses problemas.
a) Ausência de sinalizadores claros de continuidade, que garantem a retomada de palavras e
ideias. b) Ausência de ideias secundárias, que fundamentam a ideia-núcleo dos parágrafos,
de modo a garantir a progressão textual e o grau adequado de informatividade ao texto.
c) Ausência de introdução, na qual é lançada uma tese ou ideia principal; de desenvolvimento,
em que são lançados os argumentos; de conclusão.
d) Emprego inadequado de termos, o que compromete a coerência e a coesão das ideias.
Fonte: Português: Linguagens
Muito bom! Obrigada por compartilhar conosco! E tomei a liberdade de linkar este seu espaço ao meu! Espero que não se importe! Um excelente final de semana!
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