quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
Atividades sobre Pronomes (III) Pessoais, Tratamento
Atividade para aula de língua portuguesa por meio de exercícios sobre pronomes pessoais e de tratamento.
1. Leia este texto:
Urso de pelúcia
Em 1902, durante uma viagem para resolver um impasse sobre a fronteira dos estados de Louisiana e Mississípi, o presidente americano Theodore Roosevelt foi convidado a participar de uma caçada. Os anfitriões capturaram um urso e ofereceram-___ ao presidente, para que ___ ___ matasse e levasse um troféu para casa. Roosevelt ___ recusou a atirar no animal. Logo, a exemplar história do urso ___ espalhou por todo o país. Isso incentivou o imigrante russo Morris Michtom, vendedor de brinquedos de Nova York, a fabricar ursos de pelúcia. ___ receberam o nome de “Teddy Bear”. Teddy era o nome da filha de Roosevelt. Outra versão diz que, também impulsionada pela história de Roosevelt, a fabricante de brinquedos alemã Margaret Steiff lançou ursinhos de pelúcia, pouco antes de Michtom. Desde 1880, Margaret — paralítica por causa de uma poliomielite — fazia animaizinhos de feltro.
(Marcelo Duarte. O livro das invenções. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997. p. 262-3.)
Todos os pronomes pessoais do texto foram eliminados. Que pronomes pessoais você supõe que estejam no texto original?
2. Reescreva as frases a seguir, passando para o plural as palavras destacadas e adaptando o que for necessário.
a) Ela trouxe o livro que eu lhe havia emprestado.
b) Eu não me lembrava mais dessa história.
c) Ele não quis ir ao cinema comigo.
d) A criança sai ao meio-dia da escola. Você pode buscá-la para mim?
3. Leia a tira a seguir e identifique os pronomes pessoais (do caso reto ou do caso oblíquo) e de tratamento.
4. Transforme as duas frases de cada item em uma, conforme o exemplo:
Meus amigos vieram me convidar. Eles querem que eu jogue bola com eles.
Meus amigos vieram me convidar para eu jogar bola com eles.
Empregue sempre a preposição para e o pronome reto eu, evitando repetições de palavras.
a) Ele já trouxe os textos que serão publicados no mural da escola. Vou revisar os textos.
b) Preciso de agulha e linha. Vou pregar o botão que caiu de minha camisa.
c) Meus amigos me telefonaram bem cedo. Eles querem almoçar comigo hoje.
d) O professor de Educação Física me chamou. Ele quer que eu treine basquete na seleção da escola.
e) Empreste-me a caneta. Vou escrever um bilhete para ele.
5. Reescreva as frases a seguir, substituindo por pronomes oblíquos as palavras destacadas.
a) Espero conhecer sua nova amiga em breve.
b) Quero emprestar este livro a você, assim que eu terminar de ler este livro.
c) Ana, põe os pratos e os talheres no armário, por favor.
d) Você não vai cumprimentar seus avós?
e) Ela não encontrou a amiga na festa.
6. Empregue adequadamente pronomes de tratamento nas frases a seguir, observando as pessoas às quais eles se referem.
a) Só há um caixa aberto e a fila está demorada. O(A) ___ não quer passar na minha frente? (pessoa mais velha)
b) Maria, ___poderia me fazer um favor? (pessoa íntima)
c) Os funcionários pedem que ___ marque uma reunião para a discussão do projeto. (chefe, autoridade)
d) ___ gostaria de manifestar sua opinião neste momento? (autoridade do governo)
7. Empregue adequadamente pronomes demonstrativos nas frases:
a) ___ lápis aqui estão sem ponta. Não posso usá-los.
b) ___ pontos no céu parecem estrelas, mas infelizmente são balões.
c) Adoro ___ teus olhos sorridentes.
d) O que é ___ que você escondeu?
e) ___ é o dia mais feliz de minha vida.
f ) Não encontrei ___ livros que você pediu. Então trouxe ___ aqui.
# RESPOSTAS (GABARITO)
Muito obrigado me ajudou muito
ResponderExcluir