quarta-feira, 17 de abril de 2019
Aula sobre o gênero textual "Receita"
Leia o texto abaixo - uma receita de brigadeiro:
Brigadeiro de microondas
Tipo de culinária: culinária popular
Categoria: doces
Rendimento: 30 porções
Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de margarina
quanto baste de chocolate granulado
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes, menos o chocolate granulado, num refratário fundo e mexa bem. Leve ao microondas por 3 minutos na potência alta. Retire, mexa bem e depois coloque mais 4 minutos no microondas em potência alta. Retire, mexa novamente até ficar homogêneo, transfira a massa obtida para um prato raso. Espere esfriar e enrole os docinhos.
# Exercícios:
1. A receita é um tipo de texto instrucional, isto é, um texto que instrui ou orienta o leitor na realização de determinada ação. Em relação à receita do "Brigadeiro de Microondas":
a) A que área de conhecimento ela diz respeito?
b) Qual a finalidade dessa receita?
2. Receitas culinárias são encontradas em embalagens de alimentos, folhetos, cadernos de receitas de família, jornais, revistas, livros.
a) A receita lida foi retirada de embalagem, jornal, revista ou livro? Justifique sua resposta.
b) Levante hipóteses: De onde essa receita foi retirada?
3.O público a que destina uma receita é muito variável. Ele tem relação com o suporte, isto é, com o veículo em que a receita é encontrada. Quem geralmente se interessa por esse tipo de texto?
4. Uma receita costuma apresentar um título e uma estrutura bem-definida, composta de duas partes: ingredientes e modo de fazer. A primeira parte relaciona os ingredientes e a quantidade de cada um necessária para fazer o prato. A segunda instrui o leitor sobre como preparar o prato. Na receita em estudo:
a) Em que medidas as quantidades estão indicadas?
b) Logo abaixo do título, há algumas informações adicionais. A que elas se referem?
5. Observe as formas verbais empregadas no segmento referente ao preparo.
a) Em que modo estão os verbos?
b) O que as formas verbais expressam: uma ordem, uma dúvida ou uma orientação?
c) Levante hipóteses: Por que, na receita, geralmente os verbos são empregados nesse modo verbal?
Nenhum comentário:
Postar um comentário