Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Admirável chip novo", da banda Pitty
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Admirável chip novo
Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluido em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado,
Mas lá vêm eles novamente e eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga...
Não senhor, sim senhor, não senhor, sim senhor.
(Pitty)
01) O enunciador na canção parece confuso: não sabe ao certo se é uma pessoa ou uma máquina. Levante passagens que comprovem isso:
02) Qual a intenção do autor a levantar essa dúvida, essa confusão? Justifique sua resposta:
03) Você acha que isso é algo comum de acontecer? Por quê?
04) Em alguma situação você já se sentiu “como se fosse” um robô? Tente explicar em que caso isso aconteceu e por que você teve essa sensação:
05) O título da música em questão dialoga com um famoso livro de Aldous Huxley e também com outra música (de Zé Ramalho). Pesquise e teça um parágrafo falando sobre as semelhanças e diferenças entre eles:
06) Copie da música alguns verbos no modo imperativo e diga que leitura se pode fazer em cima disso:
07) Você já se sentiu “reconfigurado(a)”? Por quê? Por quem?
08) Que mensagem podemos extrair da leitura dessa canção?
09) Qual a função de linguagem predominante na terceira e quarta estrofes? Justifique sua resposta:
10) Que metáfora podemos afirmar que aparece no texto? Explique:
11) O que significa, pelo contexto, “reinstalar o sistema” e quando isso ocorre?
12) Explique a dupla possibilidade de interpretação do verso “Eu sempre achei que era vivo”:
13) Transcreva do texto três advérbios, classificando-os:
14) Justifique o título da letra de música, aproveitando para criar um outro que seja possível:
15) Encontre na canção todos os elementos da comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e referente:
16) Quem é o eu lírico do texto? Caracterize-o:
17) Altere os verbos das terceira e quarta estrofes para o gerúndio e diga que mudança isso acarretaria:
18) Elabore pequenos trechos utilizando os verbos de cada um verso, nos seguintes tempos:
*No 1º verso: pretérito perfeito do indicativo.
*No 2º verso presente do subjuntivo.
*No 3º verso: futuro do pretérito do indicativo.
*No 4º verso: pretérito imperfeito do subjuntivo.
19) Comente sobre a decepção do eu lírico:
20) O conteúdo da letra está no sentido denotativo ou conotativo? Comente:
(Autores: Andreia Dequinha, Sandra Vitezi, Zizi Cassemiro,
Lourdes Galhardo, Vânia Oliveira, Nalva Kássia, Fabi Behling)
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