terça-feira, 17 de novembro de 2020

Atividade de ilustração sobre o tema "Posse de armas"



Leia o texto abaixo, ilustração feita no muro de uma rua da cidade de Macaé-RJ:
ATIVIDADES DE LEITURA
1. Qual é o tema abordado pelo texto acima?

2. Qual é a finalidade desse texto?

3. O texto explora só a linguagem verbal, só a linguagem não verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. Analisando o texto em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema de se liberar a posse de armas para toda a sociedade? Explique sua resposta.

5. Você concorda ou discorda com a crítica feita no texto? Justifique sua opinião.

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
6) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "regularização da posse de armas para toda a sociedade"? Produza uma redação que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão abordada pelo texto acima.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Atividade a partir do romance "Mar Morto", de Jorge Amado



Leia o texto abaixo, um trecho do romance "Mar Morto", de Jorge Amado:

Lei

Os barcos de pesca voltaram para o cais. Alguns mal tinham começado a pescaria e não tinham feito ainda para as despesas. Rufino voltou com a canoa do meio da baía. Saveiros que já estavam com as velas levantadas e a âncora suspensa baixaram a âncora e arriaram as velas. No entanto o céu era azul e o mar sereno. O sol clareava tudo e até clareava demais. Mesmo por isso os barcos de pesca haviam voltado, Rufino trouxera a canoa para o porto da Lenha, os saveiros arriaram as velas. A água foi mudando de cor, de azul que era ficou chumbo. Severiano, um canoeiro decidido, veio andando para o lado do cais dos saveiros. Vendo que os saveiros não saíam, várias pessoas deixaram o mercado e tomaram o elevador. A maioria, porém, se deixou ficar porque o tempo estava bonito, o céu azul, o mar sereno, o sol brilhante. Para eles nada estava para acontecer.

Severiano se aproximou e falou para mestre Manuel e Guma:

– Vai ter coisa braba, hoje...

– Quem saí é que é doido...

# Questões:
1. De acordo com esse texto, os barcos de pesca voltaram ao cais porque
A) a pescaria estava fraca.
B) o sol clareava tudo demais.
C) a água foi mudando de cor.
D) o tempo estava bonito.
E) o mar estava sereno.

2. No trecho “No entanto o céu era azul e o mar sereno.” ( . 4), a expressão "no entanto" expressa ideia de
A) adição.
B) adversidade.
C) causa.
D) conclusão.

3. No trecho “– Quem saí é que é doido...” ( . 13), o uso das reticências expressa
A) decepção.
B) ironia.
C) preocupação.
D) raiva.
E) tristeza.

4. No trecho "– Vai ter coisa braba, hoje...", a linguagem empregada pode ser classificada como
A) culta
B) técnica
C) não padrão
D) jornalística

5. No trecho "Para eles nada estava para acontecer", o pronome "eles" se refere que termo expresso anteriormente?
A) "várias pessoas"
B) "saveiros"
C) "Rufino e Severiano"
D) "barcos"

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Atividade a partir do texto "Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector



Leia o texto abaixo, de Clarice Lispector:

Felicidade Clandestina

Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme, enquanto nós todas ainda éramos achatadas. Como se não bastasse, enchia os dois bolsos da blusa, por cima do busto, com balas. Mas possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.

Pouco aproveitava. E nós menos ainda: até para aniversário, em vez de pelo menos um livrinho barato, ela nos entregava em mãos um cartão-postal da loja do pai. Ainda por cima era de paisagem do Recife mesmo, onde morávamos, com suas pontes mais do que vistas. Atrás escrevia com letra bordadíssima palavras como “data natalícia” e “saudade”.

Mas que talento tinha para a crueldade. Ela toda era pura vingança, chupando balas com barulho. Como essa menina devia nos odiar, nós que éramos imperdoavelmente bonitinhas, esguias, altinhas, de cabelos livres. Comigo exerceu com calma ferocidade o seu sadismo. Na minha ânsia de ler, eu nem notava as humilhações a que ela me submetia: continuava a implorar-lhe emprestados os livros que ela não lia. [...]

# Questões:
1. No primeiro parágrafo desse texto, predomina
A) descrição.
B) diálogo.
C) dissertação.
D) injunção.

2. Considerando-se a linguagem utilizada nesse texto, conclui-se que a função de linguagem predominante é a
A) apelativa.
B) emotiva ou expressiva.
C) informativa.
D) metalinguística.

3. Esse texto é um fragmento de conto, porque
A) apresenta de modo breve o espaço da narrativa.
B) é estruturado em forma de diálogo.
C) questiona a causa e o efeito dos fatos narrados.
D) recorre à ironia e ao humor.

4. O eu lírico do texto demonstra uma certa inveja com a personagem descrita no primeiro parágrafo. Qual seria o motivo dessa inveja?
A) "Tinha um busto enorme"
B) "um pai dono de livraria"
C) "enchia os dois bolsos da blusa com balas"
D) "era gorda, baixa, sardenta"

5. Em qual alternativa há uma figura de linguagem que relaciona palavras com sentidos contrários?
A) "Comigo exerceu com calma ferocidade o seu sadismo."
B) "ela nos entregava em mãos um cartão-postal da loja do pai."
C) "possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter"
D) "eu nem notava as humilhações a que ela me submetia"

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Atividade de cartum sobre o tema "As crianças na pracinha ontem e hoje"



 Leia o cartum abaixo:

# Questões:
1. Como você descreve a utilização da pracinha pelas crianças no primeiro quadro?

2. No segundo quadro, percebemos uma mudança no comportamento das crianças que estão na pracinha? Qual é essa mudança?

3. Sobre o terceiro quadro, podemos inferir a contextualização de um fato importante que ocorreu durante o ano de 2020. Explique esse contexto.

4. O cartum nos leva a refletir sobre algumas problemáticas relacionadas ao desenvolvimento das crianças durante as gerações. Que questões são essas?

5. Como você imagina o futuro da utilização das pracinhas pelas crianças?  

# RESPOSTAS (GABARITO)

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Atividade de interpretação da lenda indígena "A lenda da gralha azul"


Leia o texto "A lenda da gralha azul" (lenda indígena)

A   gralha   azul   é   um   corvídeo   (família   dos   corvos),   era   todo preto  e  vivia  triste  pelos  pinheirais   do  sul.  Um  dia, um velho pinheiro que vivia lá no alto da serra de braços abertos perguntou a gralha:
- Por que você é triste?
Ela lhe respondeu:   
- Sou feia, queria ter a cor do céu.
Então o velho pinheiro falou: "Vá ao céu buscar sua cor".
A   gralha   voou   bem   alto,   mas     bem   alto   mesmo     e     lá   no   céu ela   olhou   seu corpo,   e   o   que   seus   olhos   conseguiam     ver   de   seu próprio   corpo,   observou     que   estava   todo   azul,   somente ao redor da  cabeça onde não conseguiu enxergar, continuou  preto. Ao voltar para os pinheirais,   ficou   tão   feliz   que   seu   canto passou   a   ser   verdadeiro   alarido, que mais parece as vozes   de crianças brincando.  Em agradecimento, a gralha passou a plantar o pinheiro. 

# Questões:
1. No trecho "... passou a ser um verdadeiro alarido...", a palavra "alarido" em destaque sugere
a) aflição
b) desordem
c) euforia
d) beleza

2. Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião é
a) "era   todo preto  e  vivia  triste  pelos  pinheirais   do  sul"
b) "um velho pinheiro que vivia lá no alto da serra de braços abertos"
c) "Então o velho pinheiro falou: "Vá ao céu buscar sua cor"
d) "que mais parece as vozes  de crianças brincando"

3. Qual conselho a gralha recebeu?
a) pedir ao céu a sua cor.
b) buscar a sua cor no céu.
c) não pegue a cor pois ela é do céu.
d) aceitar a tristeza.

4. Segundo a lenda, a gralha passou a plantar o pinheiro...
a) em agradecimento por poder pousar em cima dos pinheiros.
b) em agradecimento pela amizade.
c) em agradecimento pelo conselho que recebeu do velho pinheiro. 
d) em agradecimento aos deuses da floresta

5. No trecho "... mas     bem   alto   mesmo     e     lá   no   céu ela   olhou   seu corpo", as conjunções "mas" e "e" indicam, respectivamente, ideia de
a) oposição e adição
b) oposição e alternância
c) adição e alternância
d) adição e adição

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Atividade de interpretação com o texto "O mito da criação da noite"


Leia o texto abaixo:

 "O mito da criação da noite"

Antigamente não havia noite. Era sempre dia. O sol brilhava esquentando a Terra. A Lua e as estrelas eram como o Sol. Tudo era luz e claridade na aldeia e na floresta. Os homens caçavam sem cessar e as mulheres trabalhavam sem descanso, pois era sempre dia, noite não havia. O Sol fazia seu percurso até o poente para então retornar pelo caminho inverso de volta ao nascente. Mauá controlava o Sol, a Lua e as estrelas, não permitindo que ninguém deles se aproximasse.

Certa vez, um homem quis saber como o Sol funcionava. Esperou que Mauá saísse para caçar e aproximou-se do Sol. Ao tocá-lo, o Sol quebrou, o mesmo acontecendo com a Lua e as estrelas. E a noite surgiu engolindo tudo. 

Os homens que caçavam na mata ficaram perdidos na imensidão do escuro. As mulheres mal conseguiam encontrar suas redes dentro da maloca. Crianças e idosos lamentavam-se do fundo da noite sem luz.

Mauá voltou para consertar o Sol. Ao ver o homem que o havia quebrado, Mauá lançou-se sobre ele e o atirou longe. 

Quando caiu, o homem transformou-se no macaquinho mão de ouro, escuro como a noite e com as mãos douradas como o Sol que havia tocado. Não foi possível consertar o Sol para que funcionasse como antes. Ele caminhava para o poente, mas não conseguia retornar, sumindo no horizonte e deixando a Terra na escuridão. 

Mauá então fez com que a Lua e as estrelas surgissem na ausência do Sol para iluminar um pouco a noite. E é assim até hoje. (Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro: SBPC, n.94, ago. 1999)

# Questões:
1. No trecho “o homem transformou-se no macaquinho mão de ouro”, o uso do diminutivo na palavra destacada sugere
a. afetividade.
b. informalidade.
c. ironia.
d. tamanho.

2. Qual é o fato que desencadeou essa narrativa?
a. A ausência da noite nos tempos antigos
b. A saída de Mauá para caçar
c. O homem ser transformado em macaquinho
d. O Sol ser tocado pelo homem

3. Nesse texto, o homem mostra-se
a. arrependido
b. autoritário
c. curioso
d. desesperado

4. De acordo com esse texto, Mauá fez com que a Lua e as estrelas surgissem, porque
a. desejava proteger o Sol do homem
b. precisava consertar o Sol quebrado
c. precisava esquentar a Terra
d. queria iluminar um pouco a noite

5. De acordo com esse texto, depois que o Sol se quebrou, as mulheres
a. caçaram sem cessar
b. lamentaram-se do mundo da noite sem luz
c. perderam-se na imensidão do escuro
d. trabalharam sem descanso