sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Aula sobre "preconceito" a partir da reportagem "É hipocrisia negar #somostodosmacacos"


Leia a reportagem da BBC Brasil sobre o episódio de racismo ocorrido com o jogador brasileiro Daniel Alves:

Daniel Alves: É hipocrisia negar racismo e criticar #somostodosmacacos
Após ser alvo de atitude racista na partida de futebol entre o Barcelona e o Villarreal, no último domingo (27), o lateral da equipe catalã e da seleção brasileira, Daniel Alves disse, em entrevista exclusiva à BBC Brasil, que é hipocrisia criticar a campanha #somostodosmacacos, inciada nas redes sociais pelo atacante Neymar em defesa ao colega de equipe.

Rapidamente, esportistas, jornalistas, apresentadores de TV, artistas famosos e pessoas desconhecidas de todo o mundo aderiram à campanha, publicando e compartilhando fotos com bananas em solidariedade ao jogador. O Futebol Clube Barcelona declarou que "Alves uniu o mundo do esporte contra o racismo".

Por outro lado, também choveram declarações de representantes de movimentos antirracistas e pessoas anônimas criticando a iniciativa. Para eles, dizer que "somos todos macacos" seria uma maneira de reforçar um estereótipo contra o qual os movimentos antirracistas travam uma batalha constante.

"É hipocrisia criticar uma campanha contra o racismo. Os críticos estão se apegando ao contexto (o episódio da banana), e não ao objetivo, que é conscientizar as pessoas de que somos todos humanos e somos todos iguais", disse Daniel Alves.
(...)

Reação em campo
Durante a partida de domingo, Alves bateria um escanteio quando um torcedor do Villarreal atirou uma banana ao campo do estádio El Madrigal. De maneira inusitada, o brasileiro comeu a fruta e continuou a jogada.

"Foi tão natural e intuitivo, que só depois pensei na preocupação dos meus pais, porque eu nem pensei se tinha alguma coisa na banana", explicou.

Após a partida, o colega de time e de seleção Neymar ironizou o episódio publicando uma foto dele com o filho e uma banana, que imediatamente mobilizou as redes sociais.

As manifestações de apoio surpreenderam Alves. "Não esperava que as pessoas se envolvessem tanto com esse assunto. Em outras ocasiões em que havia denunciado o racismo, isso não aconteceu. Estava até pessimista com esse aspecto", comentou ele, que se disse alegre porque o racismo no futebol está em pleno debate.

Espanha racista?
Nesta terça-feira (29), as declarações que o jogador fez à imprensa brasileira de que há racismo na Espanha foram contestadas pelo técnico da seleção espanhola, Vicente del Bosque, e pelo presidente do Villarreal, Fernando Ruig.

Em diferentes coletivas de imprensa sobre outros assuntos, eles responderam a Alves afirmando que não há racismo na Espanha e que se tratava de casos isolados.

"Eu não quis generalizar. Não quis dizer que a Espanha seja racista. Mas sim que há racismo na Espanha, porque eu sofro isso em campos (de futebol) diferentes. Não foi um caso isolado", replicou Alves.

Ele disse que há quase seis anos tem denunciado casos de racismo no futebol. "Não sou vítima, nem estou abatido. Isso só me fortalece e vou continuar denunciando atitudes racistas", avisou.
(...)
(Liana Aguiar, De Barcelona para a BBC Brasil, 30/4/2014)

# Exercícios:
1. O texto é uma reportagem produzida pela rede inglesa BBC sobre o episódio ocorrido com o jogador brasileiro Daniel Alves em um jogo de um campeonato europeu de futebol. Qual é esse episódio?

2. Segundo o texto, qual foi o aspecto positivo da repercussão desse episódio?

3. O que representantes de movimentos antirracistas consideram como aspecto negativo da campanha #somostodosmacacos?

4. Que opinião Daniel Alves tem sobre as diferentes reações à campanha?

5. O texto mostra opiniões diferentes a respeito da existência de racismo na Espanha.
a) Qual é a opinião do técnico da seleção da Espanha, Vicente del Bosque, e do presidente do Villareal, Fernando Ruig, sobre a existência de racismo no país?

b) Daniel Alves concorda com a opinião de Vicente del Bosques e Fernando Ruig?

6. No texto é feita alguma referência ao racismo no Brasil?
Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Atividade a partir de um texto sobre as diferenças de investimentos no futebol alemão e brasileiro


Atividade para aula de língua portuguesa a partir de um texto de Rodrigo Mattos sobre as diferenças de investimentos na base do futebol alemão e brasileiro 

Federação alemã bancou 1387 campos de futebol; CBF, só três


Sob a gestão de José Maria Marin, a CBF reformou três campos de futebol, os da Granja Comary. Na administração de Ricardo Teixeira, não se gastava neste quesito. Em sua revolução no futebol germânico, a Federação de Futebol Alemã investiu na construção de 1387 gramados pelo país nos últimos dez anos, principalmente para a formação de jogadores. (...)
A CBF não gastou nada neste item. Questionado porque não botar dinheiro em campo, no lançamento do programa da Fifa, Marin disse que “seria uma boa ideia'' e iria pensar nisso.
A receita da CBF, em 2013, foi de R$ 436 milhões. No total, em dois anos de Marin, só houve investimento em desenvolvimento no futebol de 12% da receita, com organização de campeonatos. Não há gastos registrados em estrutura do futebol: a Granja Comary foi feita em 2014. Em compensação, 42% são gastos com itens de burocracia, de pessoal à administração.
A federação alemã investiu R$ 75 milhões só no seu programa para crianças no futebol. Isso incluiu a construção de 1000 mini-campos pelo país em escolas, incluindo kits com bolas, uniformes e outros equipamentos. As 20 mil crianças estão sob a tutela de treinadores formados pela federação.
Outros R$ 30 milhões foram gastos com centros de treinamento de formação para adolescentes, em um total de 387 campos. São 14 mil adolescentes neste programa, que é mais voltado para a formação de talentos.
A federação ainda criou campeonatos juniores no país, o que só acontece esporadicamente no Brasil em períodos curtos. Até agora a CBF não anunciou nenhum projeto de investimento na base do Mundial.
(Blog do Rodrigo Mattos – Portal Uol)

Exercícios:
1. A que gênero textual percente esse texto?
a) relatório  b) notícia c) reportagem d) manifesto

2. Qual o assunto desse texto?

3. A que conclusões o leitor pode chegar com a leitura desse texto?

4. No trecho “A receita da CBF, em 2013, foi de R$ 436 milhões. Em compensação, 42% são gastos com itens de burocracia, de pessoal à administração”, tais números nos levam a ter que tipo de sentimento? Explique sua resposta.

5. No 4º e 5º parágrafos, o texto informa que a Federação de Futebol Alemão investe muito em programas de futebol para 20 mil crianças e 15 mil adolescentes. Quais benefícios sociais vocês acredita que teriam os jovens brasileiros com esses investimentos? Cite ao menos três.

6. Em sua opinião, as crianças e os adolescentes encontram muitas oportunidades para a prática de esportes com estrutura e orientação técnica adequada na nossa cidade? Comente.  

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Proposta de Redação "O show de educação da torcida japonesa na Copa do Mundo"

Atividade para aula de língua portuguesa / produção textual para estudantes que pretendem se preparar melhor para o ENEM.

Analise a foto abaixo e leia o texto referente a ela. Em seguida, elabore um texto dissertativo sobre o tema "O que podemos aprender com a educação demonstrada pelos japoneses?":

Torcedores do Japão dão show de educação e limpam estádio após jogo
Japoneses juntaram e ensacaram o lixo produzido durante a festa nas arquibancadas
Torcida do Japão limpa a Arena Pernambuco
A derrota para a Costa do Marfim, por 2 a 1, na estreia da Copa do Mundo, neste último sábado, não deixou os torcedores japoneses contentes. Apesar disso, a torcida nipônica deu um show de educação e civilidade após o apito final na Arena Pernambuco, no Recife: alguns ajudaram a coletar e ensacar o lixo produzido por eles durante a festa nas arquibancadas. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aula sobre o gênero "Entrevista" - com o jogador Neymar


ENTREVISTA COM NEYMAR

“Quero um Porsche e uma Ferrari na garagem”

Neymar é a estrela maior do Santos e, aos 18 anos, com saúde e futebol para vender por milhões de euros, é também “um vulcão em erupção”, conforme define o pai.

Qual é a parte chata de fazer sucesso?
Neymar - Ah, não tem parte chata. Eu acho que é sempre legal.

Já foi vítima de racismo?
Neymar - Nunca. Nem dentro e nem fora de campo. Até porque eu não sou preto, né?

O que gostaria de poder comprar que ainda não tem?
Neymar - Queria um carrão.

Mas você acabou de comprar um Volvo XC-60, por R$ 140 mil, Não é um carrão?
Neymar - Ah, é, mas queria uma Ferrari. Nunca andei.

Uma Ferrari ou um Porsche?
Neymar - Não sei. Qual é melhor?

Não sei, também.
Ah, então eu queria um Porsche amarelo e uma Ferrari vermelha na garagem.
(...)

Fonte: Por Sonia Racy, Jornal O Estado de São Paulo

Exercícios:
1. Sobre os interlocutores da entrevista: 
a) Quem é o entrevistado? 
b) Quem é o entrevistador?

2. Sobre o título da entrevista, com que intenção a jornalista teria escolhido esse título?

3. Entre o título e o início da entrevista há um texto. Qual o objetivo desse texto?

4. Sobre as perguntas feitas para a entrevista:
a) Demonstram ter sido previamente elaboradas para o Neymar?
b) Para que tipos de assuntos se direcionam?
c) São assuntos polêmicos? Justifique.

5. Sobre as respostas de Neymar:
a) O que elas revelam sobre ele?
b) Foram respostas que despertam a atenção do público?

6. Qual a variedade linguística empregada na entrevista?

# RESPOSTAS (GABARITO)

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Atividade sobre curiosidades da língua e da cultura dos países participantes da Copa América de 2019



# Atividade sobre curiosidades da língua e da cultura dos países participantes da Copa do Mundo 2019.

1. "Maracanazo" é um termo usado em referência a uma grande derrota que a Seleção Brasileira sofreu do Uruguai na Copa do Mundo de 1950. Em que cidade ocorreu essa partida?
a) São Paulo b) Rio de Janeiro c) Brasília
Resposta

2. No Equador, a palavra "socio" é uma expressão para se referir a quem?
a) irmão b) esposo c) amigo
Resposta

3. Na Venezuela, a palavra "buseta" tem um sentido curioso. Qual seria esse sentido?
a) ônibus pequeno b) telefone público c) carrocinha de lanches
Resposta

4. Qual o sentido da origem da palavra japonesa "samurai"?
a) proteger e servir b) guerrear c) confraternizar
Resposta

5. No Peru, a expressão "cana" tem um sentido interessante. Qual seria esse sentido?
a) bagunça b) prisão  c) bebida quente
Resposta

6. Na Colômbia, a palavra "parcero" tem qual significado?
a) amigo  b) criança c) amante
Resposta

7. O grito de "olé" é um dos atos mais frequentes numa partida de futebol. Teve origem no futebol numa partida amistosa no México entre Botafogo e River Plate em função dos dribles de qual atleta brasileiro?
a) Neymar b) Ronaldinho Gaúcho c) Garrincha
Resposta

8. A palavra "gandula" veio do árabe "gandûr". Qual o sentido da origem dessa palavra?
a) aquele que vive às custas do outro b) aquele que é importante c) aquele que sobrevive
Resposta

9. Na Bolívia, a palavra "morfar" é uma gíria que possui qual significado?
a) trabalhar b) esperar c) comer
Resposta

10. Na Argentina, a palavra "forro" tem um sentido curioso. Qual seria esse sentido?
a) preservativo b) roupa c) garagem
Resposta

11. No Paraguai, a palavra "mosca" é uma expressão que possui qual significado?
a) moto b) dinheiro c) cigarro
Resposta

12. No Chile, a palavra "cueca" é uma gíria que possui qual significado?
a) instrumento musical chileno b) comida típica chilena c) dança típica chilena
Resposta

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Análise da música "Brazuca", de Gabriel O Pensador - Aula especial para Copa Mundo 2014



Atividade de aula de português para o período de Copa do Mundo, a partir da letra da música "Brazuca", de Gabriel O Pensador, com exercícios de interpretação de texto.

Leia a música "Brazuca", de Gabriel - O Pensador, e responda as questões que seguem:

Futebol? futebol não se aprende na escola
No país do futebol o sol nasce para todos mas só brilha para poucos e brilhou pela janela do barraco da favela onde morava esse garoto chamado Brazuca
Que não tinha nem comida na panela mas fazia embaixada na canela e deixava a galera maluca
Era novo e já diziam que era o novo Pelé
Que fazia o que queria com uma bola no pé
Que cobrava falta bem melhor que o Zico e o Maradona e que driblava bem melhor que o mané, pois é
E o Brazuca cresceu, despertando o interesse em empresários e a inveja nos otários
Inclusive em seu irmão que tem um poster do Romário no armário
Mas joga bola mal pra caralho
O nome dele é Zé Batalha
E desde pequeno ele trabalha pra ganhar uma migalha que alimenta sua mãe e o seu irmão mais novo
Nenhum dos dois estudou porque não existe educação pro povo no país do futebol
Futebol não se aprende na escola
É por isso que Brazuca é bom de bola

Brazuca é bom de bola
Brazuca deita e rola
Zé Batalha só trabalha
Zé Batalha só se esfola
Chega de levar porrada
A canela tá inchada e o juiz não vê
Chega dessa marmelada
A camisa tá suada de tanto correr
Chega de bola quadrada
Essa regra tá errada, vâmo refazer
Chega de levar porrada
A galera tá cansada de perder

No país do futebol quase tudo vai mal
Mas Brazuca é bom de bola, já virou profissional
Campeão estadual, campeão brasileiro
Foi jogar na seleção, conheceu o mundo inteiro
E o mundo inteiro conheceu Brazuca com a dez
Comandando na meiúca como quem joga sinuca com os pés
Com calma, com classe, sem errar um passe
O que fez com que seu passe também se valorizasse
E hoje ele é o craque mais bem pago da Europa
Capitão da seleção, tá lá na copa
Enquanto o seu irmão, Zé Batalha, e todo o seu povão, a gentalhada favela de onde veio, só trabalha
Suando a camisa, jogado pra escanteio
Tentando construir uma jogada mais bonita do que a grama que carrega na marmita
Contundido de tanto apanhar
Confundido com bandido
Impedido
Pode parar!!
Sem reclamar pra não levar cartão vermelho
Zé Batalha sob a mira da metralha de joelhos
Tentando se explicar com um revólver na nuca:
Eu sou trabalhador, sou irmão do Brazuca!
Ele reza, prende a respiração
E lá na copa, pênalti a favor da seleção
Bola no lugar, Brazuca vai bater
Dedo no gatilho, Zé Batalha vai morrer
Juiz apitou… tudo como tinha que ser:
Tá lá mais um gol e o brasil é campeão
Tá lá mais um corpo estendido no chão

Refrão

O país ficou feliz depois daquele gol
Todo mundo satisfeito, todo mundo se abraçou
Muita gente até chorou com a comemoração
Orgulho de viver nesse país campeão
E na favela, no dia seguinte, ninguém trabalha
É o dia de enterrar o que sobrou do Zé Batalha
Mas não tem ninguém pra carregar o corpo
Nem pra fazer uma oração pelo morto
Tá todo mundo com a bandeira na mão esperando a seleção no aeroporto
É campeão da hipocrisia, da violência, da humilhação
É campeão da ignorância, do desespero, desnutrição
É campeão da covardia e da miséria, corrupção
É campeão do abandono, da fome e da prostituição

# Exercício:
1. A letra da música “Brazuca” faz um retrato do contexto social do nosso país. Afinal, que problemas sociais são levantados na música?

2. Com que intenção o autor da música apresenta esses problemas sociais?

3. Como você interpreta o verso “o sol nasce para todos mas só brilha para poucos”?

4. Levante hipóteses: Por que o autor da música optou por escrever com “z” o nome do personagem Brazuca?

5. Assim como o nome do personagem da música, a bola oficial da Copa do Mundo de 2014 também se chama “brazuca”. Na sua opinião, existe alguma relação entre o personagem com a bola? Explique sua resposta.

6. A letra faz um paralelo entre dois mundos diferentes – um do jogador de futebol e o outro do trabalhador comum. A partir da letra, enumere as diferenças entre esses mundos.

7. Apesar da música “Brazuca” ter sido gravada em 1999, o contexto constatado nela pode ser comparado ao momento atual do Brasil - próximo de sediar uma Copa do Mundo? Explique sua resposta.

8. Reescreva um ou mais versos da música, os quais te chamou a atenção e, depois, faça um comentário sobre.

# RESPOSTAS (GABARITO)  

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade a partir do texto "Futebol e tecnologia", de Ana Fukui


Atividade para aula de língua portuguesa a partir do texto "Futebol e tecnologia", de Ana Fukui, com exercícios de interpretação de texto.

Futebol e tecnologia
Ana Fukui

No meu tempo de criança - e nisso lá se vão mais de 30 anos! - a novidade para a Copa do Mundo era comprar uma TV em cores! Isso mesmo: televisão, para a maioria dos mortais, era só em preto e branco. Colorida? Só para os "magnatas".

Mesmo em cores, lá pelos idos de 1982, o jogo era transmitido com uma imagem fixa do campo. Nada de exibir vários ângulos do gol, de reexaminar a imagem de uma jogada duvidosa. E ver a expressão dos jogadores, então? Naquela época, nem pensar! Hoje, contamos até com a tal da Spidercam, que, com quilômetros de cabos instalados nos estádios, permite que vejamos, no conforto de nossas casas e em tempo real, muitos e muitos ângulos de qualquer lance.

Quem vai aos estádios, no entanto, não fica de fora dos privilégios e dos confortos que a tecnologia nos traz: ela deixa tudo  mais seguro para os torcedores, para os juízes e para os jogadores. Afinal, torcer tem de ser divertido e não perigoso, certo?

Aos mais esquentadinhos de plantão, o recado é direto: os estádios a serem (re) inaugurados para a Copa contarão com monitoramento permanente e câmeras de vigilância que permitem identificar as pessoas que possam criar conflitos. Por exemplo, na Arena Fonte Nova,  na Bahia, são 227 câmeras instaladas em pontos estratégicos! É muito olho eletrônico, não é?

Com tanto fio e energia elétrica consumida na iluminação e no funcionamento dos equipamentos, é quase obrigatório pensar em formas alternativas de se gerar energia. Assim, a maior parte das arenas terão células fotovoltaicas para a transformação de energia luminosa em energia elétrica. O que sobra é usado pelas casas ao redor dos estádios.

Da próxima vez em que assistir a um jogo, procure reparar não só na movimentação dos atletas, mas também observe, com verdadeiros olhos de lince, as tecnologias que permitem todo o espetáculo. Boa Copa!

Exercícios:

1. A que gênero textual pertence esse texto?

2. O texto em questão apresenta-nos uma resposta para uma dúvida da ciência. Que dúvida é essa?

2. Há 30 anos, segundo a autora, qual era a novidade da tecnologia para se assistir à Copa do Mundo? Por quê?

3. O que a autora sugere ao usar a expressão “para a maioria dos mortais”?

4. Quem eram os “magnatas” a que a autora se refere?

5. O que a Spidercam proporciona hoje aos telespectadores dos jogos da Copa?

6. De que forma a tecnologia pode auxiliar os torcedores que vão aos estádios?

Referência: http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com.br/

Atividade sobre curiosidades da língua e da cultura dos países participantes da Copa de 2018



# Atividade sobre curiosidades da língua e da cultura dos países participantes da Copa do Mundo 2018.

1. A palavra "futebol" deriva de "football" - "foot" (pé) e "ball" (bola). Afinal, em que país surgiu o "football"?
a) Alemanha b) Inglaterra c) Escócia
Resposta

2. Na Copa do Mundo de 1938, o termo "ferrolho suíço" foi usado para definir um esquema tático adotado pela Seleção Suíça. Qual era o sentido desse termo?
a) Equipe muito ofensiva b) equipe muito defensiva c) equipe muito habilidosa
Resposta

3. A palavra "zaga" é de origem espanhola. Qual é o sentido original desse termo?
a) última linha da tropa militar b) primeira linha da tropa militar c) a liderança da tropa militar
Resposta

4. A palavra "vodca" é de origem russa e significa?
a) suquinho b) aguinha c) bebida doce
Resposta

5. A palavra "edredón" veio do dinamarquês "ederduun", nome de uma animal de onde tirava a penugem para a confecção do "edredon". Que animal era esse?
a) um bovino b) um pato c) uma raposa
Resposta

6. Qual o sentido da origem da palavra japonesa "samurai"?
a) proteger e servir b) guerrear c) confraternizar
Resposta

7. "Maracanazo" é um termo usado em referência a uma grande derrota que a Seleção Brasileira sofreu do Uruguai na Copa do Mundo de 1950. Em que cidade ocorreu essa partida?
a) São Paulo b) Rio de Janeiro c) Brasília
Resposta

8. Os jogadores da Seleção de Futebol do Egito são chamados em sua terra natal por qual apelido?
a) Os Camelos b) As Pirâmides c) Os Faraós 
Resposta

9. Na Copa do Mundo de 1986, a Dinamarca ficou conhecida pelo apelido de "Dinamáquina" por qual razão?
a) por ter surpreendido fortes seleções b) por ter um sistema muito defensivo c) por ter muitos craques
Resposta

10. Qual o sentido da origem da palavra francesa "camelô"?
a) vender produtos de muito valor b) vender produtos de pouco valor c) vender poucos produtos
Resposta

11. A palavra "gandula" veio do árabe "gandûr". Qual o sentido da origem dessa palavra?
a) aquele que vive às custas do outro b) aquele que é importante c) aquele que sobrevive
Resposta

12. O canguru é um animal muito simpático. Você saberia dizer em qual país é possível encontrar carne de canguru nos supermercados?
a) Índia b) Austrália c) Áustria
Resposta

13. No Peru, a expressão "cana" tem um sentido interessante. Qual seria esse sentido?
a) bagunça b) prisão c) bebida quente
Resposta

14.Na Argentina, a palavra "forro" tem um sentido curioso. Qual seria esse sentido?
a) preservativo b) roupa c) garagem
Resposta

15. A palavra "saga" é de origem islandesa (ou nórdico). Qual o significado desse termo?
a) narrativa de vários episódios b) narrativa infantil da idade média  c) narrativa que mistura aventura e lendas
Resposta

16. A palavra "gravata" vem do croata "kravat". Qual o sentido da origem desse termo?
a) lenço usado no pescoço b) colar de pedras e panos c) gola
Resposta

17. Na Costa Rica, a palavra "plata" tem um sentido interessante. Qual seria esse sentido?
a) ouro b) dinheiro c) jóia
Resposta

18. A palavra "encrenca" vem do alemão "ein krenke". Qual seria o sentido da origem dessa palavra?
a) nervoso b) doente c) triste
Resposta

19. No México, a palavra "bailar" é uma gíria para que significado?
a) dançar b) roubar c) embriagar-se
Resposta

20. Na Colômbia, a palavra "parcero" tem qual significado?
a) amigo b) criança c) amante
Resposta

21. Em Portugal, e expressão "salvas-vidas" tem um sentido bem engraçado. Qual seria esse signicado?
a) lanchonete b) hospital   c) banheiro
Resposta

22.  No Brasil, o K-Pop se popularizou com a música "Gangnam Style". Qual o país de origem desse gênero musical?
a) chinês b) japonês c) sul-coreano
Resposta

23. A palavra "tungstênio" é uma palavra de origem sueca que se refere a um elemento químico descoberto pelo sueco Axel Fredrick. Qual o sentido da origem dessa palavra?
a) pedra leve b) pedra pesada c) pedra valiosa
Resposta

24. A palavra "flamengo" faz referência aos habitantes de Flandres. Em que país fica essa região onde se fala a língua flamengo?
a) Holanda b) Sérvia c) Bélgica
Resposta

25. A palavra "Orixá" é de origem africana e, ainda, é o nome de uma região da Nigéria. Qual o significado da origem dessa palavra?
a) narrativas africanas     b) ancestrais africanos divinizados c) lendas africanas
Resposta

26. Em Portugal, a palavra "cueca" tem um significado curioso. Qual seria esse sentido?
a) calcinha b) roupa de banho c) bermuda
Resposta

27. Em Portugal, a expressão "guardas-redes" é usada para se referir a qual posição no futebol?
a) zagueiro b) goleiro c) atacante
Resposta

28. A palavra "caballero" é de origem espanhola. Qual o sentido dela?
a) bagageiro b) cavalheiro c) cabeceira
Resposta

29. O grito de "olé" é um dos atos mais frequentes numa partida de futebol. Teve origem no futebol numa partida amistosa no México entre Botafogo e River Plate em função dos dribles de qual atleta brasileiro?
a) Neymar b) Ronaldinho Gaúcho c) Garrincha
Resposta

30. Em Portugal, a palavra "Ás" é usada para se referir a que tipo de jogador?
a) reserva b) craque c) jogador comum

Proposta de redação (Enem) sobre "A violência entre torcidas organizadas no Brasil"




A partir da leitura do texto motivador seguinte e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "A violência entre torcidas organizadas no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto I
O confronto entre a torcida do Corinthians e a polícia na reabertura do Maracanã, no dia 23, após os Jogos Olímpicos, trouxe à tona o debate sobre a violência das torcidas organizadas no futebol. O sociólogo Mauricio Murad, professor da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), estuda a violência no futebol há 26 anos e é autor do livro “Para entender a violência no futebol”. Ele afirma que o Brasil é o país onde mais morrem torcedores em função das brigas.

“Existe uma cultura de violência. Ela é generalizada, mas no caso brasileiro, ela é mais aguda. O Brasil é o campeão do número de mortes de torcedores por conflitos em torcidas organizadas. Nos dois últimos anos, 3% dos delitos no âmbito do futebol: racismo, xenofobia, machismo, agressão, mutilação e morte, foram punidos. Segundo o cientista social, existem cultura machista e da violência. “No caso brasileiro, isso é mais agudo e alimenta do contexto geral da sociedade brasileira que é uma sociedade com um grau de violência muito grande”, conta.
Fonte: ebc.com.br

INSTRUÇÕES:
• O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
• O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
• A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
• tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
• fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
• apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
• apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

domingo, 22 de setembro de 2019

Atividade sobre variedade linguística - português do Brasil / português de Portugal


A notícia a seguir foi publicada no site da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), em 2/10/2013. Leia-a.

Marquinhos admite possibilidade de representar seleção portuguesa

Lisboa, 02 out (Lusa) - O futebolista brasileiro Marquinhos, autor de um dos golos da vitória por 3-0 do Paris Saint-Germain frente ao Benfica, na segunda jornada do grupo C da Liga dos Campeões, colocou a hipótese de representar a seleção portuguesa.

"Tenho nacionalidade portuguesa, tenho dupla nacionalidade, brasileira e portuguesa. Tudo tem de ser estudado, de ser analisado com o meu empresário e com a família. Se o convite [para seleção portuguesa] vier, porque não? Vou ficar muito honrado e feliz", respondeu à SportTV quando questionado sobre a possibilidade de vir a naturalizar-se.

Marquinhos confessou ainda que teve vergonha de pedir a camisola a um dos seus ídolos, o benfiquista Luisão, e destacou a dificuldade da vitória do PSG sobre o Benfica.

"A vitória pareceu ser fácil, mas não foi. Dentro de campo tivemos de nos impor, de lutar. Só nós sabemos o que lutámos dentro de campo", garantiu.

O Benfica foi hoje derrotado por 3-0 pelo PSG, no Parque dos Príncipes, em Paris, em jogo da segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões. (Fonte: http://www.rtp.pt/)

1. Sobre a notícia, responda:
a) Em que idioma ela está escrita?
b) Você teve alguma dificuldade na leitura ou na compreensão do texto? Se sim, qual?

2. Releia este trecho da notícia:
“Marquinhos confessou ainda que teve vergonha de pedir a camisola a um dos seus idolos, o benfiquista Luisão e destacou a dificuldade da vitória do PSG sobre o Benfica". 

a) Há no trecho uma palavra que causa estranheza ao leitor brasileiro. Qual é essa palavra?
b) Qual é o significado dessa palavra no Brasil?
c) Levante hipóteses: qual é o significado dessa palavra em Portugal? Na leitura do texto, o que permite chegar a esse significado?

3. Recentemente, os países falantes do português assinaram um acordo que unifica a ortografia da língua.
a) Esse acordo resolve problemas quanto à diferença de significado de palavras?
b) Indique duas outras palavras empregadas na notícia, além da apontada na questão anterior, que permanecem diferentes nas variedades lusitana e brasileira do português.

4. Converse com seus pais e com seus avós e informe-se sobre quais gírias eram utilizadas no tempo em que eles eram crianças e adolescentes. Anote-as em seu caderno, leia-as para a classe e ouça as
anotações de seus colegas.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Enigma "A corrida dos carros" - interpretação e raciocínio lógico



A CORRIDA DE CARROS

Oito carros, de marcas e cores diferentes, estão alinhados, lado a lado, para uma corrida. Estabeleça a ordem em que os carros estão dispostos, baseando-se nas seguintes informações:

1. A Ferrari está entre os carros vermelhos e cinza;
2. O carro cinza está a esquerda da Lotus;
3. A McLaren é o segundo carro à esquerda da Ferrari e o primeiro à direita do carro azul;
4. A Tyrrell não tem carro à sua direita e está logo depois do carro preto;
5. O carro preto esta entre a Tyrrell e o carro amarelo;
6. A Shadow não tem carro algum à esquerda: está à esquerda do carro verde;
7. À direita do carro verde está a March;
8. A Lotus é o segundo carro à direita do carro creme e o segundo à esquerda do carro marrom;
9. A Lola é o segundo carro à esquerda da Isso.

# RESPOSTA