quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Atividade sobre artigo enciclopédico "Guarará da Amazônia"



Leia o texto abaixo:

GUARANÁ DA AMAZÔNIA

O Guaraná é uma pequena árvore originária da Amazônia. Ele é encontrado no Brasil e na Venezuela. Seu nome científico é Paullinia Cupana Kunth e pertence à família Sapindaceae. É também conhecido por guaraná, narana, guaranaúva, guaranaína, guaraná cerebral e guaraná-da-amazônia. O seu fruto possui grande quantidade de cafeína (chamada de guaraína quando encontrada no guaraná) e por ser estimulante é usado na fabricação de xaropes, barras, pós e refrigerantes.

Tem casca vermelha e quando maduro deixa aparecer a polpa branca e suas sementes, assemelhando-se com olhos. Seus frutos formam cachos. Na região próxima ao município de Maués, onde é cultivada, os índios da nação saterê-mawé têm lendas sobre a origem da planta. Os índios consideravam o guaraná sagrado e utilizavam sua pasta como remédio.
Fonte: http://portalamazonia.globo.com/pscript/amazoniadeaaz/artigoAZ.php?idAz=76

# Exercícios: 
1. Após a leitura do texto acima, responda às questões que seguem:
a. De onde o Guaraná é originário?
b. Qual o seu nome científico?
c. Que outros nomes ele recebe?
d. Por que ele é usado para fabricar refrigerante?
e. Como são seus frutos?
f. Qual a visão dos índios sobre essa planta?

2. No texto “Guaraná da Amazônia” foi utilizada a linguagem formal. Justifique com
elementos do texto.

3. Pode-se dizer que o objetivo desse texto é:
a. Entreter o leitor.
b. Transmitir um conhecimento, uma informação.
c. Levantar uma reflexão sobre a realidade dos índios.
d. Dar uma notícia.

4. O texto que você leu para responder às questões é um artigo enciclopédico. Reflita sobre todas as respostas que foram dadas anteriormente e preencha o quadro sobre o que caracteriza esse gênero textual. 

Artigo enciclopédico
Objetivo do texto? 
Linguagem utilizada? 
Tipo de leitor? 

Atividade sobre conectores (relações de sentido das conjunções)



Agora, que já estudamos um pouco sobre os conectores, vamos exercitar nossos conhecimentos.

Leia o texto:

“O combate ao verbalismo do barroco literário, já extenuado, conferiu à Arcádia Portuguesa um caráter polêmico de renovação, prol de uma literatura mais simples, mais natural, de acordo com os ideais do século XVIII. Como se sabe, este preconizava a busca do que chamava a natureza por meio da valorização dos sentimentos, da clareza nas ideias, da imitação estrita dos antigos escritores gregos e romanos. Por isso, há no arcadismo um desejo de simplicidade intelectual – baseada na influência do racionalismo filosófico — e, também, de simplicidade afetiva, devida ao reconhecimento da dignidade e beleza que pode haver na manifestação das emoções. Este último traço diferencia os árcades de seus antecessores cultistas e, sobretudo, dos clássicos franceses do século XVII (que tomaram em grande parte por modelo), pois tanto uns quanto outros procuravam dar à emoção um caráter mais abstrato e geral, além de atribuírem maior valor ao domínio sobre elas por meio da vontade. Embora também os árcades sigam esta orientação, como tendências de inspiração clássica, vão aos poucos caindo para um individualismo mais confidencial e sentimental, que acaba em manifestações nitidamente pré-românticas. 
Além disso, os renovadores operaram uma transformação dos temas
ideológicos.”
CANDIDO, Antônio e CASTELO, José Aderaldo. Presença da literatura brasileira – Das origens ao
Realismo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997

# Exercícios: 
1. Observe a passagem:

Embora também os árcades sigam esta orientação, como tendências de inspiração clássica, vão aos poucos caindo para um individualismo.

a) Neste trecho, é possível perceber a presença de um conector que expressa uma
concessão. Identifique-o.
b) Que outros conectores poderiam substituí-lo mantendo a mesma relação de
sentido?

2. Substitua o termo em destaque, na passagem a seguir, por outro que expresse a
mesma relação de sentido:

Como se sabe, este preconizava a busca do que chamava a natureza por meio da valorização dos sentimentos

3. No trecho, “Além disso, os renovadores operaram uma transformação dos temas
ideológicos”, a expressão em destaque revela uma relação de:
A) Adição
B) Conclusão
C) Oposição
D) Finalidade
E) Alternância

4. Leia a frase abaixo, a fim de identificar os conectores e indicar o valor semântico de cada um deles.
"As avaliações podem ser muito difíceis, porque acabam exigindo bastante dos alunos, mas eles podem superar essa dificuldade caso se preparem bem". 

# RESPOSTAS (GABARITO)

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Atividade: Entrevista com Isadora Faber: 'Só porque é escola pública tem que ser ruim?'



Leia uma entrevista feita com uma aluna de 13 anos, observe o tipo de pergunta, o tipo de resposta, em seguida responda as questões.

Isadora Faber: 'Só porque é escola pública tem que ser ruim?'

RIO — “Olha, a Isadora escreve bem, é articulada na internet, mas é muito, muito tímida para dar entrevistas”, adverte a mãe da jovem Isadora Faber, de 13 anos, antes de passar o computador conectado ao Skype para a filha. A produtora Mel Faber não tentava apenas protegê-la do assédio da imprensa. Depois que a jovem, inspirada numa blogueira escocesa de 9 anos, criou uma página no Facebook em agosto para denunciar as condições precárias da escola pública que frequenta, em Florianópolis, forçando a prefeitura a providenciar melhorias, a mãe também a prepara para
enfrentar as consequências do seu ato. O que significa, no mínimo, encarar muitas entrevistas.

Em pouco mais de dois meses, a página de Isadora já recebeu 322 mil curtidas. Sua iniciativa repercutiu em todo o país, levando outros estudantes a criarem páginas semelhantes. Até o jornal francês “Le Monde” elogiou a disposição da pequena Lisa Simpson catarinense. Mas este foi o lado bom da história. Isadora enfrentou críticas de muitos colegas de classe, pais e professores, que não aprovaram tanta exposição.Acusada de calúnia por uma professora, teve de prestar depoimento numa delegacia, acompanhada de seu pai. Tímida, sim, mas nada acuada, Isadora diz que ainda há
muito o que fazer.

O Globo: Depois de fazer a página no Facebook sozinha, conseguir que os reparos fossem feitos (maçanetas foram colocadas no banheiro, fiações recuperadas, bebedouros trocados e professores contratados), você ainda foi parar numa delegacia para se defender. Isso te desanima a continuar?
Tem muita gente que me apoia, diz que o que estou fazendo está certo, então vou seguir fazendo. O que mais quero é que outros alunos de escolas públicas também façam o mesmo para arrumarem suas escolas. Só porque é escola pública tem que ser ruim?

Como é na sala de aula? Seus colegas ficam com medo de você escrever tudo o que acontece na página?
Na minha sala, pelo menos, meus colegas me apoiam. É mais chato no recreio. Eu percebo que os alunos mais velhos ficam comentando...

O que ainda falta resolver na sua escola?
Eu acho que ainda dá para melhorar muito. Essa situação dos professores que faltam, principalmente.

Pensa em mudar de escola?
Não, quero continuar aqui.

A página “Diário de classe” mudou sua rotina como estudante?
Não. Sigo indo normal. Gosto mais das aulas de História, Geografia e Educação Física, menos das de Matemática. Continua tudo normal.

O que você faz nas horas vagas?
Eu tô sempre com alguns amigos, a gente sai pra passear com meu cachorrinho... Só tenho que separar um tempinho no dia para dar uma olhada na página (Isadora tenta responder a cada uma das centenas de mensagens que recebe por dia).

O que você vai ser quando crescer?
Eu gosto de denunciar os problemas, para tentar arrumar as coisas. Eu quero muito ser jornalista.
(...)

Disponível em: http://oglobo.globo.com/educacao/isadora-faber-so-porque-escola-publica-tem-queser-ruim-6327388#ixzz2ix9nG4Pz

# Exercícios: 
1. Sobre os interlocutores da entrevista:
a) Quem é o entrevistado?
b) Quem é o entrevistador?

2. Sobre o título da entrevista, com que intenção a jornalista teria escolhido esse
título?

3. Entre o título e o início da entrevista há um texto. Qual o objetivo desse texto?

4. Sobre as perguntas feitas para a entrevista:
a) Demonstram ter sido previamente elaboradas para Isadora Faber?
b) Para que tipos de assuntos se direcionam?
c) São assuntos polêmicos? Justifique.

5. Sobre as perguntas do jornalista, foram fechadas ou abertas?

6. Qual a variedade linguística empregada na entrevista?

domingo, 26 de novembro de 2017

Atividade sobre Resenha Crítica - álbum "Joanne" de Lady Gaga


O bons jornais e revistas do país costumam veicular em sua seção cultural textos de avaliação crítica, chamados "resenha crítica" ou simplesmente "crítica". O objetivo desse gênero textual é apresentar aos leitores um conjunto de informações a respeito de um objeto cultural - livro, disco, filme, peça teatral, exposição de arte, show, etc. - e fazer uma avaliação de sua qualidade.
Leia a crítica a seguir, sobre o álbum "Joanne", de Lady Gaga:

'Joanne' leva Lady Gaga ao country e ao soul, mas falta sutileza
Ela troca electropop por bons arranjos orgânicos, mas voz exagerada domina. Ao variar estilos, ela pode atrair novos fãs, mas às vezes cai no pastiche.

Lady Gaga é um pouco menos Lady Gaga em sua fase "Joanne". Saem de cena os figurinos extravagantes, os vídeos superproduzidos e as batidas eletrônicas arrasa-quarteirão. Ela chega pouco montada, no som e no visual, para seu quinto álbum. Gaga está mais Stefani Germanotta - seu nome de batismo. Mas a produção mais delicada contrasta com a voz e a interpretação, ainda no estilo exagerado de antes.

As companhias também mudaram. Ela se cerca de músicos com moral na crítica. O produtor Mark Ronson (de Amy Winehouse e do hit "Uptown funk") é o principal parceiro. Beck, Florence and the Machine, Father John Misty, Josh Homme (Queens of the Stone Age) e Kevin Parker (Tame Impala) deixam "Joanne" mais orgânico, com mais instrumentos "de verdade".

Até o sotaque é diferente. A novaiorquina emula uma caipira em "A-Yo", que tem guitarras country e levada soul dançante - essa mistura é a mais presente no disco. Para equilibrar, o produtor BloodPop (de Justin Bieber) dá pitadas de efeitos para que "Joanne" seja menos retrô. Felizmente, há mais boas ideias do que no repetitivo primeiro single "Perfect illusion".

A parceria com Florence, "Hey girl", teria cenário numa boate de Nova York nos anos 70. Os sintetizadores carregam demais na tinta retrô. Florence, com voz mais adequada a uma faixa assim, soa melhor. Por outro lado, a letra mundana sobre ajuda entre mulheres tem mais a ver com Gaga que a convidada. Em geral, a faixa é inferior ao potencial das duas, infelizmente.

A impressão é de que essa fase de Lady Gaga à paisana é só mais uma fantasia dela - que nem é a das mais convincentes, mesmo com vários elementos acertados. "Joanne" acaba tendo uma coisa ou outra capaz de agradar todo mundo, "little monster" ou não. Vai ter muito "hater" curtindo Lady Gaga sem querer por aí.

Fonte: Rodrigo Ortega, site G1

# Exercícios:
1. O que a resenha crítica lida informa quanto á produção do álbum de Lady Gaga? 

2. Na crítica ao álbum "Joanne", de Gaga:
a) O parecer do crítico é positivo ou negativo?
b) Que faixas do álbum parece ter impressionado mais o crítico?
c) O crítico procura identificar eventuais influências sobre o trabalho de Gaga?

3. Observe a linguagem do texto.
a) Em que tempo e modo estão predominantemente os verbos? Justifique sua resposta com exemplos do texto.
b) O que justifica essa escolha de tempo e modo verbal?
c) Que variedade linguística é utilizada: padrão ou não padrão? Justifique.
d) A variedade linguística empregada está adequada ao público alvo? Por quê?

4. A crítica é um gênero da família dos gêneros argumentativos, pois sua finalidade principal, além de informar, é convencer o leitor.
a) Na sua opinião, o autor do texto foi persuasivo? Por quê?
b) Em seu posicionamento crítico, o autor do texto conseguiu se manter impessoal ou deixou transparecer traços do seu gosto pessoal?

5. Observe o título e o subtítulo do texto.
a) Eles se referem a características do álbum enfatizado no texto?
b) Como resultado final, você considera o título e o subtítulo atraentes? Por quê? 

Atividade sobre Resenha Crítica - álbum "Bang" de Anitta


O bons jornais e revistas do país costumam veicular em sua seção cultural textos de avaliação crítica, chamados "resenha crítica" ou simplesmente "crítica". O objetivo desse gênero textual é apresentar aos leitores um conjunto de informações a respeito de um objeto cultural - livro, disco, filme, peça teatral, exposição de arte, show, etc. - e fazer uma avaliação de sua qualidade.
Leia a crítica a seguir, sobre o álbum "Bang", de Anitta:

'Bang' de Anitta tem início poderoso, mas tropeça em clichês
3º álbum abre com faixas explosivas, mas perde fôlego em baladas e R&B. Disco tem dueto picante com Nego do Borel

Quem ouve as duas primeiras faixas do novo CD da Anitta, "Bang", se pre-para e espera uma joia do pop brasileiro.

O estouro é mais fugaz, entretanto. Com início quase perfeito (com a faixa-título e "Deixa ele sofrer"), o terceiro disco da ex-funkeira tem altos e baixos.

São 14 músicas, cinco participações especiais e Umberto e Mãozinha mais uma vez escalados como produtores do disco. Diferentemente dos dois trabalhos anteriores, há músicas beeeem aquém do que se espera de uma cantora pop de primeiro time.

A abominável "Cravo e canela", cantada com Vitin (da banda de reggae Onze:20), parece sobra de Seu Jorge. "Volta amor" é uma "Zen" piorada, feita para ocupar a cota música de luau e de FM de elevador. "Me leva a sério" lembra um pesadelo com discursinho que destoa de outras letras muito mais sagazes.

No geral, "Bang" mira com precisão no pop, embora erre o alvo tantas vezes. Quando acerta, aí é para matar. São os casos das duas primeiras e também de outras como "Pode chegar", com Nego do Borel; e "Gosto assim", com Dubeat.

Fonte: Rodrigo Ortega e Braulio Lorentz, site G1

# Exercícios:
1. O que a resenha crítica lida informa quanto à produção do álbum de Anitta? 

2. Na crítica ao álbum "Bang", de Anitta:
a) O parecer do crítico é positivo ou negativo?
b) Que faixas do álbum parece ter impressionado mais o crítico?
c) O crítico procura identificar eventuais influências sobre o trabalho de Anitta?

3. Observe a linguagem do texto.
a) Em que tempo e modo estão predominantemente os verbos? Justifique sua resposta com exemplos do texto.
b) O que justifica essa escolha de tempo e modo verbal?
c) Que variedade linguística é utilizada: padrão ou não padrão? Justifique.
d) A variedade linguística empregada está adequada ao público alvo? Por quê?

4. A crítica é um gênero da família dos gêneros argumentativos, pois sua finalidade principal, além de informar, é convencer o leitor.
a) Na sua opinião, o autor do texto foi persuasivo? Por quê?
b) Em seu posicionamento crítico, o autor do texto conseguiu se manter impessoal ou deixou transparecer traços do seu gosto pessoal?

5. Observe o título e o subtítulo do texto.
a) Eles se referem a características do álbum enfatizado no texto?
b) Como resultado final, você considera o título e o subtítulo atraentes? Por quê?

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Atividade sobre "Entrevista" (com cineasta Fernando Meirelles)



Leia o trecho do texto abaixo publicado na revista "Planeta":

Plantar árvores dá mais prazer do que fazer filmes

O cineasta paulista Fernando Meirelles concilia o cinema com o ativismo em defesa das florestas e dedica boa parte do seu tempo a acompanhar as questões ecológicas.

Aos 56 anos, o cineasta Fernando Meirelles integra a galeria dos melhores diretores do cinema brasileiro. Entusiasta de filmes experimentais na juventude, criou programas para a televisão, trabalhou com publicidade e dirigiu sucessos como Cidade de Deus, em que usou a estética dos videoclipes para retratar a violência no Rio de Janeiro – obra que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2004.

Precisamos mudar de cultura para adequar nossa civilização aos limites do planeta?
Sabemos que precisaríamos dos recursos de três planetas para a população atual alcançar os padrões de consumo do Primeiro Mundo. Esse parece ser o objetivo de todos os governos e habitantes. Mas está claro que essas aspirações não cabem no espaço que temos. Apesar de muitos estudos anunciando a falta iminente de minérios, de peixes ou de água potável, nossa sociedade não sabe existir sem crescer.

Há pessimismo sobre o esforço para se controlar as mudanças climáticas. Estamos numa corrida contra o tempo?
Alguns cientistas dizem que estamos quase no ponto em que o processo de aquecimento se torna irreversível. Outros, que já ultrapassamos. Em 2000 estava claro que para o planeta não esquentar 2º centígrados até 2050 as emissões de carbono teriam que ser reduzidas em 2% ao ano, ao longo da década. Não aconteceu. Há indícios claros de que algo está mudando muito mais rapidamente do que se previa.

Você acha que há empenho em mudar o modelo de vida consumista que temos?
Muito pouco. Ambientalista ainda é sinônimo de chato, quando não de hippie maconheiro. “É gente contra o progresso, que acredita que comida nasce em supermercado”, diz a inacreditável senadora Kátia Abreu. Em curto prazo entendo por que se associa crescimento a bem-estar. O problema é que a visão de longo prazo não cabe no sistema visual dos homens públicos: eles trabalham com horizontes que vão, no máximo, até as próximas duas ou três eleições.

O cinema pode mitigar as emissões de carbono?
Como toda forma de comunicação, o cinema pode ajudar a mudar comportamentos ao informar e tocar as pessoas. Lembro que fiquei extremamente impactado ao assistir a filmes como o francês Home – nosso Planeta, nossa casa ou o norte-americano Food Inc. São filmes sensacionais a respeito dos temas desta entrevista. Deixo a recomendação aos leitores. (Por Maria da Paz Trefaut)

Responda às questões abaixo:

1. A que gênero textual pertence o texto lido?
a) notícia
b) artigo de opinião
c) entrevista
d) reportagem

2. Com que tipo de pessoa e com que finalidade o texto trabalha?
a) foi entrevistado um político para falar sobre economia
b) foi noticiado sobre meio ambiente a partir da fala de um advogado
c) foi apresentado um cientista para falar sobre meio ambiente
d) foi entrevistada uma pessoa pública para falar sobre meio ambiente

3. Quem é a entrevistadora e quem é o entrevistado no texto?

4. Considerando que a revista "Planeta" é dirigida a um público com acesso a produtos culturais. A escolha do título está relacionada ao perfil do público da revista? Por quê?

5. Qual é o assunto abordado no texto?

6. Observe a linguagem usada pela entrevistadora e pelo entrevistado. Que variedade linguística foi empregada?

7. Qual é o ponto de vista do entrevistado sobre a "limitação dos recursos do planeta"?

8. O que o entrevistado fala sobre "controle das mudanças climáticas"?

9. O entrevistado é pessimista ou otimista em relação às pessoas mudarem suas posturas sobre o consumismo? Explique sua resposta.

10. Há alguma pergunta da entrevistadora que relaciona cinema com meio ambiente? Qual  propósito dessa pergunta?


sexta-feira, 3 de novembro de 2017

ENEM - 10 dicas que vão te ajudar a alcançar a nota máxima na redação



Se você acha que tirar nota 1.000 na redação do Enem é uma missão impossível, você se enganou! Pode até ser uma tarefa difícil, mas já houve quem contrariasse a lógica pessimista e conquistasse a pontuação máxima em uma das provas mais difíceis – e temidas! – do Exame Nacional do Ensino Médio.

Criado no ano de 1998, o Enem era utilizado para avaliar a qualidade da educação nacional. Com o início de sua segunda versão, em 2009, a avaliação passou a ser utilizada por várias universidades e faculdades como uma alternativa ao vestibular tradicional. Conhecido por suas questões interdisciplinares, o Enem apresenta aos seus candidatos um tipo de redação diferente dos demais vestibulares, por isso, é preciso ficar atento às suas especificidades para obter uma boa pontuação. Elaboramos para você algumas dicas para a redação do Enem que certamente irão lhe ajudar a organizar as ideias no papel. Bons estudos!

☺ 1. A mais útil e importante de todas as dicas: Mantenha a calma. De nada adianta se desesperar, afinal de contas, o nervosismo atrapalha o desenvolvimento de qualquer atividade. Comece a prova pela matéria que você conhece melhor os conteúdos, não há nenhum problema em começar a prova pela redação;

☺ 2. Descanse na véspera da prova. Tentar estudar todos os conteúdos que você negligenciou durante anos só vai trazer ainda mais nervosismo, portanto, relaxe e evite muitas leituras no dia anterior ao exame;

☺ 3. Leia todos os textos de apoio e destaque as informações que considerar relevantes para embasar seus argumentos. A partir desse momento, você já estará planejando seu texto;

☺ 4. Em edições anteriores, a mídia noticiou exaustivamente o comportamento reprovável de alguns candidatos, que levaram para a prova de redação trechos de hino de time de futebol e até mesmo receitas de macarrão, entre outras maluquices que foram interpretadas como deboche e desrespeito. Contamos com seu bom senso, pois o Enem é um exame sério, portanto, nada de brincadeiras;

☺ 5. Caso seu texto não esteja de acordo com o tema proposto, ele será configurado naquilo que os corretores entendem como “fuga ao tema”, e provavelmente o projeto “nota 1.000” do Enem irá por água abaixo. A “fuga ao tema” é avaliada de maneira implacável: nota zero para quem não ficar atento à proposta;

☺ 6. Texto muito curto geralmente está associado à falta de conteúdo, e para a falta de argumentos só há um remédio: doses cavalares de leitura. Nada de ficar enrolando o texto, isso também prejudica sua redação. Comece elaborando uma lista sobre os aspectos que você pretende adotar. Essa técnica vai garantir que você não se esqueça de nenhum tópico importante;

☺ 7. Assim como assumem um papel de norteadoras para os candidatos, as coletâneas também podem ser uma espécie de armadilha, pois muitos estudantes copiam ou parafraseam os textos que abrem o tema da redação. Nesses casos, a redação é anulada, pois entende-se que o candidato plagiou outros autores. Das coletâneas, extraia apenas dados estatísticos ou citações que estejam feitas de maneira expressa no texto;

☺ 8. Atenção à norma culta, pois erros ortográficos e gramaticais te deixarão distante da pontuação máxima. Atenção quanto ao uso do verbo haver (vilão indiscutível), uso dos pronomes relativos, uso dos pronomes demonstrativos, concordância verbal, pleonasmos, pontuação e coloquialismo, falhas consideradas corriqueiras pelos corretores;

☺ 9. Você conhece princípios como cidadania, igualdade, liberdade e diversidade? Provavelmente sim, por isso, respeite-os quando for construir seus argumentos, pois o comportamento contrário é uma das razões para ter a redação do Enem zerada. Lembre-se de que uma das maiores características do exame é a preocupação com aspectos humanistas e sociais;

☺ 10. Conclua suas ideias e apresente uma proposta de intervenção social relacionada com o tema. A conclusão é o momento em que o candidato retoma e reforça seus argumentos, reafirmando a postura adotada ao longo do texto.

Dica das dicas: Para seguir nossas dez dicas de redação para o Enem, é preciso, em primeiríssimo lugar, entender que sem o hábito de leitura elas não fazem o menor sentido. Não existem mágicas para se fazer um bom texto: ler sempre e bastante torna tudo mais fácil, até mesmo a redação do Enem.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Pratique redação com os temas da redação nos anos anteriores



Confira os temas da redação que já apareceram nas provas do Enem. Veja como se dar bem na redação do Enem 2017

2016 Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
2015 A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2014 Publicidade infantil em questão no Brasil
2013 Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2012 Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2011 Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2010 O trabalho na construção da dignidade humana
2009 O indivíduo frente à ética nacional
2008 Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2007 O desafio de se conviver com as diferenças
2006 O poder de transformação da leitura
2005 O trabalho infantil na sociedade brasileira
2004 Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2003 A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2002 O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2001 Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2000 Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
1999 Cidadania e participação social
1998 Viver e aprender

# Proposta:
Que tal escolher um dos temas acima e escrever uma redação dissertativa como forma de preoaração para a prova deste ano?