segunda-feira, 23 de junho de 2014
Atividade para Copa do Mundo com o conto "O dono da bola", de Ruth Rocha
Atividade para aula de língua portuguesa/literatura a partir da leitura e interpretação do conto "O dono da bola", de Ruth Rocha
Leia o conto abaixo:
"O dono da bola", Ruth Rocha
O nosso time estava cheio de amigos. O que nós não tínhamos era a bola de futebol. Só bola de meia, mas não é a mesma coisa.
Bom mesmo é bola de couro, como a do Caloca.
Mas, toda vez que nós íamos jogar com Caloca, acontecia a mesma coisa. E era só o juiz marcar qualquer falta do Caloca que ele gritava logo:
– Assim eu não jogo mais! Dá aqui a minha bola!
– Ah, Caloca, não vá embora, tenha espírito esportivo, jogo é jogo...
– Espírito esportivo, nada! – berrava Caloca. – E não me chame de Caloca, meu nome é Carlos Alberto!
E assim, Carlos Alberto acabava com tudo que era jogo.
A coisa começou a complicar mesmo, quando resolvemos entrar no campeonato do nosso bairro. Nós precisávamos treinar com bola de verdade para não estranhar na hora do jogo.
Mas os treinos nunca chegavam ao fim. Carlos Alberto estava sempre procurando encrenca:
– Se o Beto jogar de centroavante, eu não jogo!
– Se eu não for o capitão do time, vou embora!
– Se o treino for muito cedo, eu não trago a bola!
E quando não se fazia o que ele queria, já sabe, levava a bola embora e adeus, treino.
Catapimba, que era o secretário do clube, resolveu fazer uma reunião:
– Esta reunião é para resolver o caso do Carlos Alberto. Cada vez que ele se zanga, carrega a bola e acaba com o treino.
Carlos Alberto pulou, vermelhinho de raiva:
– A bola é minha, eu carrego quantas vezes eu quiser!
– Pois é isso mesmo! – disse o Beto, zangado. – É por isso que nós não vamos ganhar campeonato nenhum!
– Pois, azar de vocês, eu não jogo mais nessa droga de time, que nem bola tem.
E Caloca saiu pisando duro, com a bola debaixo do braço.
Aí, Carlos Alberto resolveu jogar bola sozinho. Nós passávamos pela casa dele e víamos. Ele batia bola com a parede. Acho que a parede era o único amigo que ele tinha. Mas eu acho que jogar com a parede não deve ser muito divertido.
Porque, depois de três dias, o Carlos Alberto não aguentou mais. Apareceu lá no campinho.
– Se vocês me deixarem jogar, eu empresto a minha bola.
Carlos Alberto estava outro. Jogava direitinho e não criava caso com ninguém.
E, quando nós ganhamos o jogo final do campeonato, todo mundo se abraçou gritando:
– Viva o Estrela-d’Alva Futebol Clube!
– Viva!
– Viva o Catapimba!
– Viva!
– Viva o Carlos Alberto!
– Viva!
Então o Carlos Alberto gritou:
– Ei, pessoal, não me chamem de Carlos Alberto! Podem me chamar de Caloca!
# Exercícios:
1) Quem é o protagonista, isto é, o personagem principal da história?
2) Quem narra a história participa dela ou não?
3) Carlos Alberto costumava fazer chantagem e impor condições para emprestar sua bola de couro. Comprove a afirmação com uma frase retirada do texto.
4) Qual era a finalidade da reunião que Catapimba, o secretário do time, resolveu fazer?
5) Qual era o nome do time?
6) Ao final, o time saiu campeão. Se Carlos Alberto tivesse continuado com o mesmo comportamento de antes, tu achas que o time sairia vitorioso? Justifique sua resposta.
7) Relacione as ações às reações dos personagens:
(1) O juiz marca falta.
(2) Catapimba fez uma reunião para resolver o problema.
(3) Caloca se arrepende e pede para voltar ao time.
(4) O time conquista a vitória no campeonato.
( ) Caloca retira-se do time, isolando-se dos colegas.
( ) Todos se abraçam e gritam “viva”.
( ) Caloca grita: “Assim eu não jogo mais! Dá aqui a minha bola!”
( ) Os colegas recebem Caloca de volta ao time.
8) Carlos Alberto apresenta características diferentes no decorrer dos três momentos da narrativa. Faça a devida associação:
(1) 1° momento (2) 2° momento (3) 3° momento
( ) solitário ( ) briguento ( ) cooperativo
( ) egoísta ( ) zangado ( ) arrependido
( ) chantagista ( ) amigável ( ) encrenqueiro
9. Relacione o tema da história do texto com o fato de a Copa do Mundo de futebol neste ano ser realizada no Brasil.
quarta-feira, 11 de junho de 2014
Interpretação de Texto | Sabe o Português?
Sabe o Português?
[...] temos muitos modos. Mas não só modos de boa educação, daqueles que sua mãe aconselha a mostrar às visitas; e sim modos verbais. Dispomos de três, cada qual subdividido em tempos: indicativo, subjuntivo e imperativo - o menos usado e mais legal. Ou você não acharia o máximo dizer "faze tu!" quando seu irmão pede alguma coisa?
Mas vamos nos ater ao indicativo, que exprime algo certo. Nele, conjugamos em seis tempos: presente (ok), pretérito imperfeito (que não trata necessariamente de um passado maculado), pretérito perfeito (tampouco se refere a uma biografia certinha), pretérito mais-que-perfeito (mania de grandeza!), futuro do presente (eu pensava "mas, afinal, isso é futuro ou presente?") e, pasme, futuro do pretérito (que embananou de vez minha cabeça ginasial).
Portanto, irmão em língua, conjuguemos. Eu conjugo, tu conjugas, ele conjuga. Nós conjugamos, vós conjugais, eles conjugam. Fácil, pois trata-se de um verbo regular de primeira conjugação. É só trocar por qualquer outra ação terminada em -ar e copiar os finais: eu copio, tu copias, ele copia. Nós copiamos, vós copiais, eles copiam.
A não ser que o verbo em questão seja irregular. Alguns nem chegam a mudar tanto, mas outros só podem estar de sacanagem. Como o verbo ir. Tão pequeno e tão feroz, o danado é uma anomalia. Literalmente: ir é um verbo anômalo, ou seja, tem mais de um radical quando conjugado. Vejamos, em rápido passeio pelos tempos: eu vou, eu ia, eu fui, eu fora, eu irei, eu iria. Que vá você. Se eu fosse. Quando eu for. Não vás. Ou vá, você é quem sabe! Já podia ter ido. Eu tô indo. E pensar que chegamos à escola já intuindo boa parte disso. Por isso que eu digo: Português é para os fortes.
PASSOS. Clarissa. Garotas que dizem ni!
Disponível em: <web.archive.org/web/2005111523051O/http://www.garotasquedizemni.
com/archives/00150Ll.php>. Acesso em: 6 jun. 2013. (Fragmento).
1. O texto trata das dificuldades existentes, na língua portuguesa, no aprendizado dos verbos e das noções a eles associadas. Quais são essas dificuldades?
> Por que, segundo a autora do texto, o Imperativo é o modo "mais legal"?
2. Ao tratar dos verbos regulares e irregulares, a autora destaca que alguns oferecem menor dificuldade de conjugação. Quais deles são mais fáceis de conjugar? Por quê?
a) Como a autora exemplifica essa facilidade?
b) Por que, do ponto de vista gramatical, os verbos irregulares ou anômalos são mais difíceis de serem conjugados?
3. A autora se refere ao verbo ir como uma anomalia. Explique por quê.
a) Algumas das formas do verbo ir identificam-se com outras do verbo ser. Do texto apresentado, transcreva as passagens em que isso ocorre. '
b) Do ponto de vista gramatical, como pode ser explicada essa identidade formal entre esses dois verbos, nas passagens identificadas? Apresente exemplos de frases em que se verifique essa igualdade.
# RESPOSTAS (GABARITO)
Fonte: Português - Contexto, Interlocução e Sentido | Editora Moderna
sábado, 24 de maio de 2014
Aula especial para a Copa do Mundo - Análise da música "Bola de meia, bola de gude"
Aula de língua portuguesa para o período de Copa do Mundo, a partir da análise e interpretação da música "Bola de meia, bola de gude", de Milton Nascimento.
Bola de meia, bola de gude
Há um menino,
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão
Há um passado
No meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão
E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor
Pois não posso, não devo, não quero
Viver como toda essa gente insiste em viver
E não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal
Bola de meia, bola de gude
O solitário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão
Há um menino,
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão.
NASCIMENTO, Milton
1) O “eu poético” é um adulto que diz ter uma criança habitando seu coração. Em que momento da vida do adulto a criança se faz presente?
2) Que referências do texto dizem respeito ao mundo da criança?
3) Releia estes versos: “Há um passado no meu presente/ Um sol bem quente lá no meu quintal”.
a) Como você explica a expressão destacada?
b) Com base nesse raciocínio, qual o significado do segundo verso?
4) O “eu poético” diz: “Pois não posso, não devo, não quero / Viver como toda essa gente insiste em viver”.
a) Quem é “essa gente” a quem ele se refere?
b) Ao dizer “não posso, não devo, não quero”, o “eu poético” assume uma atitude diante das coisas que ele considera erradas. Como ele quer viver?
5) O que o menino representa para o adulto nessa canção?
6) Pode-se dizer que o menino também representa para o adulto um amigo, aquele em quem ele busca apoio em sua caminhada pela vida? Explique.
7) O texto uso uma paixão do brasileiro (o futebol) para se expressar? Por que razão ele faz tal referência?
# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
sábado, 3 de maio de 2014
Como escrever um ofício
Definição: carta oficial é um meio de comunicação direto entre pessoas, cuja linguagem é formal.
Características:a) emprega-se a variedade padrão da língua;
b) é breve e precisa;
c) possui três componentes obrigatórios (cabeçalho, corpo e fecho).
Veja, a seguir, um modelo de carta oficial:
João da Silva
R. Professor Pedro Vaz, 8, Centro
27310-210 – Barra Mansa-RJ
Sra. Diretora,
R. Professor Pedro Vaz, 8, Centro
27310-210 – Barra Mansa-RJ
Barra Mansa, 27 de Fevereiro de 2012
Assunto: Solicitação para a formação de ....... (um grupo ou uma equipe) de ...... (teatro, dança, música, futsal, vôlei, basquete, etc) no CEBA
Sra. Diretora:
Venho apresentar a ideia de se criar um .......... (time ou grupo) de .............. no CEBA por meio do programa “Mais Educação”. Solicito esse projeto, porque há muitos alunos que demonstram interesse em participar de tal atividade ..... (esportiva ou artística), para que o jovem possa, como menos tempo ocioso no seu dia-a-dia, ter mais chance de se afastar de riscos sociais visíveis na sociedade. Além disso, acredito que esse projeto significaria benefícios ao colégio, já que possibilitaria uma identificação maior do aluno com a instituição.
Atenciosamente,
João da Sila
Estudante do 9º ano do CEBA
Exercícios:1. Identifique na carta oficial os elementos abaixo:
a) Remetente e destinatário
b) Informações do cabeçalho
c) Assunto
d) Fecho
2. Sobre o nível de linguagem empregado na carta:
a) Formal ou informal?
b) Justifique sua resposta anterior.
3. Qual o pronome de tratamento adequado à diretora de um colégio?
4. Para defender sua ideia, João reuniu vários argumentos. Lembre-os resumidamente.
5. Em resumo, quais as características essenciais de uma carta oficial?
Proposta de produção de uma carta formal:Elabore uma carta de intenção de intercâmbio cultural para um país que você gostaria de conhecer, segundo todas as orientações abordadas na aula.
terça-feira, 15 de abril de 2014
Como diminuir a ansiedade para fazer as provas?
A ansiedade atrapalha muito quando um aluno se preocupa excessivamente com a preparação para uma prova. Isso pode se tornar um grande obstáculo no desempenho da avaliação e causar nervosismo extremo e lapsos de memória, entre outros sintomas. A seguir estão algumas dicas sobre a redução dessa ansiedade.
1. Estar bem preparado para o teste é a melhor maneira de reduzir o teste de tomada de ansiedade.
2. Espaço para fora o seu estudo ao longo de alguns dias ou semanas e continuamente rever o material classe. Não tente aprender tudo na noite anterior.
3. Tente manter uma atitude positiva durante a preparação para o teste e durante o teste.
4. Exercício por alguns dias antes do exame vai ajudar a reduzir o estresse.
5. Tenha uma boa noite de sono antes da prova.
6. Mostrar-se para a aula cedo para que você não terá que se preocupar em ser atrasado.
7. Mascar chiclete (se for permitido) durante o teste para ajudar a aliviar a ansiedade do teste.
8. Fique relaxado, se você começar a ficar nervoso tomar algumas respirações profundas lentamente para relaxar e, em seguida, voltar ao trabalho.
9. Leia todas as indicações, lentamente e com cuidado.
10.Se você não entender as instruções sobre o teste, peça ao professor para explicar a você.
11. Anote fórmulas importantes, fatos, definições e / ou palavras-chave no primeiro margem para que você não vai se preocupar com esquecendo-los.
12. Será que as perguntas simples primeiro para ajudar a construir a sua confiança para as perguntas mais difíceis.
13. Não se preocupe com o quão rápido as outras pessoas terminar a sua prova; apenas se concentrar em seu próprio teste.
14. Se você não sabe a resposta para uma pergunta ignorá-lo por enquanto (voltar a ela mais tarde se tiver tempo), e lembre-se que você não tem que começar sempre a cada pergunta certa a fazer bem no teste.
15. Concentre-se na questão em apreço. Não deixe que a sua mente vagar em outras coisas.
16. Se você ainda está sofrendo de ansiedade teste extremo depois de seguir essas dicas, procure a ajuda de seu conselheiro escolar.
1. Estar bem preparado para o teste é a melhor maneira de reduzir o teste de tomada de ansiedade.
2. Espaço para fora o seu estudo ao longo de alguns dias ou semanas e continuamente rever o material classe. Não tente aprender tudo na noite anterior.
3. Tente manter uma atitude positiva durante a preparação para o teste e durante o teste.
4. Exercício por alguns dias antes do exame vai ajudar a reduzir o estresse.
5. Tenha uma boa noite de sono antes da prova.
6. Mostrar-se para a aula cedo para que você não terá que se preocupar em ser atrasado.
7. Mascar chiclete (se for permitido) durante o teste para ajudar a aliviar a ansiedade do teste.
8. Fique relaxado, se você começar a ficar nervoso tomar algumas respirações profundas lentamente para relaxar e, em seguida, voltar ao trabalho.
9. Leia todas as indicações, lentamente e com cuidado.
10.Se você não entender as instruções sobre o teste, peça ao professor para explicar a você.
11. Anote fórmulas importantes, fatos, definições e / ou palavras-chave no primeiro margem para que você não vai se preocupar com esquecendo-los.
12. Será que as perguntas simples primeiro para ajudar a construir a sua confiança para as perguntas mais difíceis.
13. Não se preocupe com o quão rápido as outras pessoas terminar a sua prova; apenas se concentrar em seu próprio teste.
14. Se você não sabe a resposta para uma pergunta ignorá-lo por enquanto (voltar a ela mais tarde se tiver tempo), e lembre-se que você não tem que começar sempre a cada pergunta certa a fazer bem no teste.
15. Concentre-se na questão em apreço. Não deixe que a sua mente vagar em outras coisas.
16. Se você ainda está sofrendo de ansiedade teste extremo depois de seguir essas dicas, procure a ajuda de seu conselheiro escolar.
domingo, 6 de abril de 2014
Dicas de como se preparar para o dia da prova
Como se preparar melhor para o dia da prova?
1. Preparação para a sua primeira prova deve começar no primeiro dia de aula; isso inclui prestar atenção durante as aulas, tirar boas notas, estudar, completar tarefas de casa e rever os materiais de estudo em uma base regular.
2. Organizar seu tempo, certifique-se que você tenha tempo suficiente para estudar para que você esteja bem preparado para o teste.
3. Ir para rever sessões, preste atenção aos sinais de que o instrutor pode dar sobre o teste. Tome notas e fazer perguntas sobre os itens que você pode estar confuso sobre.
4. Pergunte ao professor para especificar os assuntos que serão enfatizados no teste.
5. Certifique-se de ir para a classe imediatamente antes do teste; é mais um horário nobre para o instrutor para dar mais dicas ou o formato do teste.
6. Passar por cima de qualquer material a partir de testes práticos, problemas de amostra, material de revisão, o livro didático, notas de aula ...
7. Comer antes de um teste. Tendo alimento em seu estômago lhe dará energia e ajudá-lo a concentrar-se, mas evitar alimentos pesados que podem torná-lo grogue.
8. Não tente puxar uma noitada. Obtenha pelo menos 3 horas de sono antes do teste (normalmente 8 horas de sono por noite é recomendado, mas se você estiver em curto tempo, obter pelo menos 3 horas de modo que você estará bem descansado o suficiente para se concentrar durante o teste).
9. Coloque as principais idéias / informações / fórmulas em uma folha que pode ser rapidamente revisado muitas vezes, isso faz com que seja mais fácil manter os conceitos-chave que estarão na prova.
10. Tente mostrar-se, pelo menos, 5 minutos antes de o teste começar.
11. Defina o alarme e tem um alarme de conjunto de backup também.
12. Vá ao banheiro antes de ir para a sala de exame. Você não quer desperdiçar a qualquer hora de se preocupar com suas necessidades corporais durante o teste.
1. Preparação para a sua primeira prova deve começar no primeiro dia de aula; isso inclui prestar atenção durante as aulas, tirar boas notas, estudar, completar tarefas de casa e rever os materiais de estudo em uma base regular.
2. Organizar seu tempo, certifique-se que você tenha tempo suficiente para estudar para que você esteja bem preparado para o teste.
3. Ir para rever sessões, preste atenção aos sinais de que o instrutor pode dar sobre o teste. Tome notas e fazer perguntas sobre os itens que você pode estar confuso sobre.
4. Pergunte ao professor para especificar os assuntos que serão enfatizados no teste.
5. Certifique-se de ir para a classe imediatamente antes do teste; é mais um horário nobre para o instrutor para dar mais dicas ou o formato do teste.
6. Passar por cima de qualquer material a partir de testes práticos, problemas de amostra, material de revisão, o livro didático, notas de aula ...
7. Comer antes de um teste. Tendo alimento em seu estômago lhe dará energia e ajudá-lo a concentrar-se, mas evitar alimentos pesados que podem torná-lo grogue.
8. Não tente puxar uma noitada. Obtenha pelo menos 3 horas de sono antes do teste (normalmente 8 horas de sono por noite é recomendado, mas se você estiver em curto tempo, obter pelo menos 3 horas de modo que você estará bem descansado o suficiente para se concentrar durante o teste).
9. Coloque as principais idéias / informações / fórmulas em uma folha que pode ser rapidamente revisado muitas vezes, isso faz com que seja mais fácil manter os conceitos-chave que estarão na prova.
10. Tente mostrar-se, pelo menos, 5 minutos antes de o teste começar.
11. Defina o alarme e tem um alarme de conjunto de backup também.
12. Vá ao banheiro antes de ir para a sala de exame. Você não quer desperdiçar a qualquer hora de se preocupar com suas necessidades corporais durante o teste.
sábado, 5 de abril de 2014
Atividade sobre o gênero “Artigo” (Saerjinho)
Questões do Saerjinho de Língua Portuguesa a partir de um "artigo jornalístico"
Leia o texto abaixo.
Leia o texto abaixo.
Naturais e bem cultivados
Orgânicos chegam às mercearias de
bairro e impulsionam exportações para países que valorizam a vida saudável.
Os alimentos livres de agrotóxicos e
aditivos químicos, cultivados através de técnicas agrícolas que não degradam o
ambiente, estão cada vez mais presentes na mesa de milhões de consumidores em
todo o mundo. [...]
Soja, hortaliças e café são os principais
orgânicos produzidos no Brasil. [...]
Desde 1999, os produtos que possuem o selo
de qualidade fornecido por uma certificadora credenciada pelo Ministério da
Agricultura são produzidos sem aditivos químicos. Em geral, eles são
acompanhados desde a origem até a comercialização para o consumidor final. O termo
orgânico se refere à maneira como os produtores cultivam e processam produtos como
frutas, verduras, cereais, laticínios e carnes. As técnicas de produção orgânica
são destinadas a incentivar a conservação do solo e da água e reduzir a
poluição. Os alimentos podem apresentar rótulos com descrições, como 100% natural
ou “sem hormônios”, mas apenas aqueles cultivados e processados segundo padrões
estabelecidos podem ser considerados orgânicos.
Horizonte Geográfico,
ano 17, nº 93, p. 62.
1. Esse texto trata
principalmente de
A) alimentos saudáveis.
B) comércio de alimentos.
C) conservação do solo.
D) selo de qualidade.
2. A informação mais importante
desse texto é
A) o Brasil produz alguns
alimentos orgânicos.
B) o Ministério da Agricultura
qualifica os orgânicos.
C) os alimentos orgânicos estão
sendo mais consumidos.
3. De acordo com esse texto, qual é
um dos principais alimentos orgânicos produzidos no Brasil?
A) Carne.
B) Frutas.
C) Laticínios.
D) Soja.
4. Esse texto é um fragmento de
A) um artigo.
B) um verbete.
C) uma crônica.
D) uma entrevista.
5. A linguagem empregada nesse
texto é
a) culta
b) coloquial
c) literária
d) poética
Atividade sobre “Reportagem” (Saerjinho)
“O futuro é brilhante”
Mayana Zatz defende mais ousadia nos
estudos com células-tronco e revela avanços na área. A notícia de que
cientistas do J. Craig Venter Institute desenvolveram a primeira célula
sintética do mundo alegrou a bióloga do Instituto de Biociências da
Universidade de São Paulo (USP) Mayana Zatz. Eufórica seria dizer muito. Não
que Mayana não seja entusiasta das descobertas, mas seu lado racional fala mais
alto. Afinal, como uma das maiores geneticistas e pesquisadoras sobre a
aplicação de células-tronco no combate a doenças neuromusculares do mundo, ela
sabe que a distância entre as descobertas e seus resultados práticos diminuiu,
mas ainda é grande.
É um genominha sintético extremamente
simples, mas é um salto gigantesco – diz ela, entre a euforia e os pés no chão.
O futuro é brilhante, mas vai exigir o dobro do trabalho, dos recursos, de
pesquisadores, um desafio enfim.
Mas a esperança não morre nunca, e no
próximo dia 16 de junho, Mayana embarca para São Francisco, nos EUA, onde
participa do Congresso Internacional de Células-Tronco e de onde sempre volta,
diz ela, “de quatro” com as novidades e avanços das pesquisas genéticas. Ali,
ela discutirá com milhares de cientistas os avanços de sua equipe na USP com o
uso de células-tronco do tecido adiposo – a infame gordura – para a fabricação
do tecido muscular. [...]
O GLOBO, Saúde-Ciência,
23 maio. 2010. p. 37.
1. A que gênero textual pertence
o texto?
a) notícia
b) reportagem
c) entrevista
c) editorial
2. No trecho “Ali, ela discutirá com milhares de cientistas...” ( . 14), a palavra destacada refere-se a
A) Congresso Internacional.
B) Departamento de Biologia.
C) J.Craig Venter Institute.
D) Universidade de São Paulo.
3. Na frase “Afinal, como uma das maiores geneticistas e pesquisadoras...” ( . 4-5), a palavra destacada transmite uma ideia de
2. No trecho “Ali, ela discutirá com milhares de cientistas...” ( . 14), a palavra destacada refere-se a
A) Congresso Internacional.
B) Departamento de Biologia.
C) J.Craig Venter Institute.
D) Universidade de São Paulo.
3. Na frase “Afinal, como uma das maiores geneticistas e pesquisadoras...” ( . 4-5), a palavra destacada transmite uma ideia de
A) conclusão.
B) comparação.
C) explicação.
D) oposição.
4. No trecho “... de onde sempre
volta, diz ela, “de quatro” com as novidades e avanços das pesquisas genéticas.”, a expressão
destacada é um exemplo de uma linguagem
a) formal
b) informal
c) técnica
d) literária
5. No trecho “... onde
participa do Congresso Internacional de Células-Tronco”, a palavra destacada
indica
a) tempo
b) causa
c) lugar
# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades com cada assunto gramatical:
Atividade sobre o gênero “Artigo” (Saerjinho)
Questões do Saerjinho de Língua Portuguesa a partir de um "artigo jornalístico"
Leia o texto abaixo.
Leia o texto abaixo.
2010 – Ano Internacional da Biodiversidade
Estamos familiarizados com a
biodiversidade por conta das imagens atraentes de animais e plantas que,
diariamente, vemos ao vivo ou nos meios de comunicação. Mas não estamos familiarizados
com o papel vital que a biodiversidade desempenha para o bem-estar do ser
humano e para manter o sistema de apoio à vida na Terra. A Unesco, através dos
seus departamentos de ciências naturais, sociais e humanas, bem como do seu
setor cultural e de apoio à educação e à comunicação, contribui de maneira
multidisciplinar para que se estude os melhores modos de combater a causa-raiz
da erosão da biodiversidade: o desenvolvimento insustentável.
2010 foi decretado pela ONU o
Ano Internacional da Biodiversidade. No seu transcorrer, a Unesco irá liderar
várias iniciativas cujo objetivo fundamental é conscientizar e educar o maior número
possível de pessoas em todo o mundo a respeito das razões pelas quais é
necessário preservar a biodiversidade.
Ela pode ser definida como a variabilidade
entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo os ecossistemas
terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos
dos quais fazem parte; compreende a diversidade dentro de cada espécie.
Revista Planeta,
fevereiro de 2010, ano 38, edição 449. p. 78.
1. A que gênero textual pertence
esse texto?
a) verbete
b) entrevista
c) notícia
d) artigo
2. No trecho “...cujo
objetivo fundamental é conscientizar e educar...” ( .9), a palavra destacada
tem como
referente
A) ONU.
B) Ano internacional da
Biodiversidade.
C) Unesco.
D) iniciativas.
3.No trecho “... bem como
do seu setor cultural...” ( . 5), a expressão destacada estabelece relação de
A) acréscimo.
B) comparação.
C) conformidade.
D) consequência.
4. A linguagem empregada nesse
texto é
a) coloquial
b) técnica
c) literária
d) formal
5. No trecho “Mas não
estamos familiarizados com o papel vital que a biodiversidade desempenha...”, a
conjunção destacada expressa
a) explicação
b) oposição
c) adição
d) conclusão
Atividade sobre Verbete de enciclopédia (Saerjinho)
Leia o texto abaixo.
Botânica
BOTÂNICA – s. f. (do gr. botanikê, de botáné, planta.) Estudo
científico dos vegetais. Adj. Relativo às plantas, ao reino vegetal, à
botânica. Histórico. A etnobotânica encerra a origem da botânica, que foi
praticada por todos os povos e consiste em conhecer e denominar plantas
inteiras, partes de plantas (folhas, frutos, grãos) ou os produtos vegetais
suscetíveis de serem usados como remédios, venenos, alimentos, bebidas e em
magia. O grego Teofrastos, discípulo de Aristóteles, foi o primeiro a propor
uma classificação “desinteressada” das plantas, opondo monocotiledôneas e dicotiledôneas.
Foi somente no séc. XIV que o afluxo de plantas novas, chegadas das Américas,
estimulou o esforço de classificação botânica (Césalpin, Bauhin). No séc. XVIII,
Lineu definiu numerosas espécies, porém classificou-as mal, enquanto os Jussieu
delimitaram as grandes famílias. Enfim, no séc. XIX, P. de Candolle definiu as
classes e as ramificações. A anatomia e fisiologia vegetais são as mais
recentes: no séc. XVIII, Grew descreveu a reprodução por estames e pistilos. Haller
estabeleceu a circulação da seiva em 1727; Ingen-Hoousz definiu a liberação de
oxigênio por parte das plantas iluminadas em 1779; Thuert descreveu a fecundação
das algas em 1854; Navachine determinou a dupla fecundação das angiospermas em
1898. No séc. XX, chegamos a bom conhecimento da fotossíntese (ciclo de Calvin),
das auxinas ou substâncias de crescimento (Went), da simbiose (Noel Bernard) e
das leis da florescência (fotoperiodicidade). A botânica atingiu o estágio de experiência
em grande escala com os fitótrons (Pasadena, nos EUA; Gif-sur-Yvette, na
França).
Grande enciclopédia
Larousse. São Paulo: Nova Cultural, 1998, vol.4, p. 341.
1. Esse texto é um exemplo de
A) um relatório.
B) um verbete.
C) uma biografia.
D) uma notícia.
4. No trecho “… classificou-as mal, enquanto...” ( . 10), a palavra destacada refere-se a
2. De acordo com esse texto, a fotoperiodicidade relaciona-se, diretamente, com
A) conhecimento da fotossíntese.
B) estágio de experiência.
C) leis da florescência.
D) substâncias de crescimento.
3. Qual é a principal finalidade comunicativa desse texto?
A) Dar uma notícia.
B) Expor um saber.
C) Localizar um endereço.
D) Relatar uma experiência.
4. No trecho “… classificou-as mal, enquanto...” ( . 10), a palavra destacada refere-se a
A) bebidas.
B) plantas.
C) espécies.
D) famílias.
5. No trecho “… ou os produtos
vegetais suscetíveis de serem usados como remédios,...” ( . 5), a
palavra
destacada significa
A) conhecidos.
B) impedidos.
C) possíveis.