quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Aula: Análise da música "Deus e eu no sertão", Victor e Leo


Atividade para aula de língua portuguesa/literatura com exercícios de análise e interpretação da música "Deus e Eu No Sertão", de Victor e Leo

Leia a música abaixo e responda as questões que seguem:
Deus E Eu No Sertão - Victor e Leo

Nunca vi ninguém
Viver tão feliz
Como eu no sertão

Perto de uma mata
E de um ribeirão
Deus e eu no sertão

Casa simplesinha
Rede pra dormir
De noite um show no céu
Deito pra assistir

Deus e eu no sertão

Das horas não sei
Mas vejo o clarão
Lá vou eu cuidar do chão

Trabalho cantando
A terra é a inspiração
Deus e eu no sertão

Não há solidão
Tem festa lá na vila
Depois da missa vou
Ver minha menina

De volta pra casa
Queima a lenha no fogão
E junto ao som da mata
Vou eu e um violão

Deus e eu no sertão

Atividade: 
1. Enumere as qualidades do eu lírico da música "Deus e eu no sertão"?

2. A música faz descrições de lugares:
a) Como caracteriza os lugares na música?

b) Como se sente o eu lírico diante desse cenário?

3. Apesar da canção "Deus e eu no sertão" não ser um texto árcade, ela possui características bem próximas do movimento literário Arcadismo. Identifique na música versos que ilustrem as seguintes características árcades:
a) valorização da vida no campo

b) simplicidade

c) proximidade com a natureza

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Aula sobre Resumo



Resumo é uma condensação fiel das ideias dos fatos contidos no texto. Resumir um texto significa reduzi-lo ao seu esqueleto essencial sem perder de vista três elementos:
a) cada uma das partes essenciais do texto;
b) a progressão em que elas se sucedem;
c) a correlação que o texto estabelece entre cada umas dessas partes.

Leia o texto segue e, em seguida, elabore um resumo sobre ele:

Na verdade, por que desejamos, quase todos nós, aumentar nossa renda? À primeira vista, pode parecer que desejamos bens materiais. Mas, na verdade, os desejamos principalmente para impressionar o próximo. Quando um homem muda-se para uma casa maior num bairro melhor, reflete que gente "de mais classe" visitará sua esposa, e que alguns pobretões deixarão de frequentar seu lar. Quando manda o filho a um bom colégio ou a uma universidade cara, consola-se das pesadas mensalidades e taxas pensando nas distinções sociais que tais escolas conferem a pais e filhos. Em toda cidade grande, seja na América ou na Europa, casas iguaizinhas a outras são mais caras num bairro que noutro, simplesmente porque o bairro é mais chique. Uma das nossas paixões mais potentes é o desejo de ser admirado e respeitado. No pé em que estão as coisas, a admiração e o respeito são conferidos aos que parecem ricos. Esta é a razão principal de as pessoas quererem ser ricas. Efetivamente, os bens adquiridos pelo dinheiro desempenham papel secundário. Vejamos, por exemplo, um milionário, que não consegue distinguir um quadro do outro, mas adquiriu uma galeria de antigos mestres com auxilio de peritos. O único prazer que lhe dão os quadros é pensar que se sabe quanto pagou por eles; pessoalmente, ele gozaria mais, pelo sentimento, se comprasse cromos de Natal, dos mais piegas, que, porém, não lhe satisfazem tanto a vaidade.
Tudo isso pode ser diferente, e o tem sido em muitas sociedades. Em épocas aristocráticas, os homens eram admirados pelo nascimento. Em alguns círculos de Paris, os homens são admirados pelo seu talento artístico ou literário, por estranho que pareça. Numa universidade teuta é possível que um homem seja admirado pelo seu saber. Na Índia os santos são admirados; na China os sábios. O estudo dessas sociedades divergentes demonstra a correção de nossa análise, pois em todas encontramos grande percentagem de homens indiferentes ao dinheiro, contanto que tenham o suficiente para se sustentar; mas que desejam ardentemente a posse dos méritos pelos quais, no seu meio, se conquista o mérito. (Russel, Bertrand. Ensaios céticos. 2ª ed, São Paulo, 1957, p:67-8.)

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Aula sobre artigo de divulgação científica (exercícios)




Características do texto de divulgação científica:

a) texto expositivo;
b) finalidade: transmitir conhecimentos de natureza científica a um público o mais amplo possível;
c) estrutura: ideia principal (afirmação, conceito) / desenvolvido por meio de provas (exemplos, comparações, relações de efeito e causa, resultados de experiências, dados estatísticos) / conclusão;
d) linguagem clara, objetiva e geralmente impessoal;
e) emprega a variedade padrão da língua com a presença de termos e conceitos científicos de uma ou mais áreas do conhecimento, verbos predominantemente no presente do indicativo.

Leia o texto abaixo:



CONTROLE DO APETITE
Drauzio Varella 

Até a segunda metade do século XX, a desnutrição foi nosso principal problema de saúde pública; hoje, é a obesidade. Cerca de 10% dos brasileiros adultos são obesos, e outros 30% estão acima do peso saudável. Portanto, cerca de 50 milhões de pessoas deveriam perder peso para evitar doenças como ataques cardíacos, derrames cerebrais, diabetes, reumatismos e alguns tipos de câncer.

Os sistemas biológicos que controlam a ingestão de alimentos são complexos e mal conhecidos. Durante os 5 milhões de anos da existência humana, a fome representou ameaça permanente à sobrevivência da espécie. Entre nossos antepassados, sobreviveram apenas aqueles capazes de estabelecer um equilíbrio rígido entre o número de calorias ingeridas e as necessidades energéticas do organismo.

Na evolução de nossa espécie, foram selecionados indivíduos cujos cérebros eram capazes de engendrar mecanismos biológicos altamente eficazes para evitar a perda de peso. Através deles, assim que o cérebro detecta diminuição dos depósitos de gordura, a energia que o corpo gasta para funcionar em repouso com a finalidade de exercer suas funções básicas (metabolismo basal) cai dramaticamente, ao mesmo tempo em que são enviados sinais irresistíveis para procurar e consumir alimentos.

Infelizmente, quando ocorre aumento de peso, os sinais opostos são quase imperceptíveis: não há grande aumento da energia gasta em repouso, a fome não diminui  significativamente, nem surge estímulo para aumentar a atividade física; pelo contrário, tendemos a nos tornar mais sedentários.

Além disso, por razões mal compreendidas, o corpo tende a defender o peso mais alto que já atingiu. Para tristeza da mulher e do homem moderno, o organismo protege as reservas de gordura mesmo quando estocadas em níveis muito elevados. A mais insignificante tentativa de reduzi-las é interpretada pelo cérebro como ameaça à integridade física.

Ação da insulina e da lepitina

Para controlar o peso a longo prazo, o organismo produz dois hormônios que permitem avaliar os níveis dos depósitos de gordura e ajustar o apetite e a energia que deve ser gasta em função deles: a insulina e a lepitina.

O papel da ação cerebral da insulina no controle do peso foi descrito há quase 30 anos. Esse hormônio produzido pelo pâncreas age numa área do cérebro rica em receptores dotados da propriedade de reconhecê-lo. Em ratos, quando esses receptores são inativados, os animais se tornam obesos, imediatamente. Em seres humanos, enquanto esses receptores estão ativos, o cérebro mantém sua sensibilidade aos efeitos da insulina, e o apetite diminui; quando os receptores se tornam resistentes à ação da insulina, o peso aumenta.

Em 1994, a equipe de Jeffrey Friedman, da Universidade Rockfeller, trabalhando com ratos mutantes extremamente obesos, descobriu a lepitina, o hormônio que abriu campo para o estudo dos mecanismos moleculares do controle de peso. Friedman descobriu que a lepitina era uma proteína antiobesidade produzida pelo tecido gorduroso, que, ao ser administrada a ratos com excesso de peso, provocava emagrecimento graças a dois mecanismos: redução do apetite e aumento da energia gasta em repouso (metabolismo basal).

Apesar de terem sido descritos casos de obesidade humana por defeitos na produção de lepitina – portanto, passíveis de serem tratados com esse hormônio -, por razões ainda pouco claras, a maioria das pessoas obesas apresentam níveis até mais altos de lepitina, mas são resistentes às suas ações. Hoje, admite-se que a queda dos níveis de lepitina provocada pela redução dos depósitos de gordura, ao ser detectada pelo cérebro, provoca aumento do apetite e retardo do metabolismo basal. Mas, quando os depósitos de gordura aumentam, levando à maior produção de lepitina, o mecanismo oposto não é significativo: a partir de certos níveis de lepitina na circulação, o cérebro se torna resistente a ela.

Ao lado desses hormônios que controlam o apetite e o metabolismo a longo prazo, o organismo produz outros hormônios para controlar o apetite no dia-a-dia. O primeiro descrito foi a colecistoquinina, proteína que o intestino libera na corrente sanguínea para estimular o centro da saciedade existente no cérebro e impedir a ingestão exagerada de calorias.

Há quatro anos, pesquisadores japoneses descobriram a grelina, um potente estimulador do apetite na rotina diária. A grelina é o hormônio responsável pela fome que ataca quando chega a hora do almoço. Pesquisas mostram que os níveis de grelina na circulação aumentam uma a duas horas antes das principais refeições do dia e que voluntários, ao receber injeções de grelina, experimentam aumento significativo do apetite.

Para contrabalançar as ações promotoras de apetite desencadeadas pela grelina produzida quando o estômago fica vazio, a chegada de alimentos ao intestino provoca a liberação de um hormônio chamado PYY. Injeções desse hormônio em camundongos e voluntários humanos causam diminuição do apetite.

Esses hormônios controladores do apetite e do metabolismo a curto ou longo prazo agem predominantemente numa região do hipotálamo conhecida como núcleo arqueado, o centro no qual reside o controle-mestre dos sistemas regulatórios. Para o núcleo arqueado convergem dois tipos de neurônios que exercem ações opostas: estimulação e inibição do apetite.

A fome que sentimos resulta de um equilíbrio ajustado entre esses circuitos antagônicos, construídos e selecionados por nossos antepassados remotos com a finalidade de resistir à falta permanente de alimentos, numa época em que as refeições eram alternadas com longos períodos de jejum forçado. O que representou sabedoria do cérebro para enfrentar a penúria deu origem ao flagelo da obesidade em tempos de fartura.
(http://drauziovarella.com.br/obesidade/controle-do-apetite/)

Exercícios:
1. O texto "Controle de apetite" aborda um tema de natureza científica que certamente interessa a um grande número de pessoas.
a) Qual é o tema do texto?
b) Que outros assuntos você supõe que costumam ser abordados em textos de divulgação científica como esse?

2. Textos como o que você leu são chamados de textos de divulgação científica. Indique, entre os itens que seguem, aquele que traduz melhor a finalidade desse tipo de texto.
a) Ensinar como se faz um relatório científico.
b) Convencer o interlocutor do ponto de vista defendido pelo autor.
c) Expor um conteúdo de natureza científica.
d) Relatar experiências pessoais.

3. A estrutura de um texto de divulgação científica não é rígida, pois depende do assunto e de outros fatores da situação de produção, como: quem produz o texto, para quem, com que finalidade, em que veículo, em que momento histórico, etc. Apesar disso, o autor geralmente apresenta no primeiro ou no segundo parágrafo a ideia principal (uma afirmação, um conceito), e desenvolve nos parágrafos seguintes, por meio de exemplos e comparações, resultados objetivos de experiência, dados estatísticos, relações de causa e efeito, etc. No texto "Controle do apetite".
a) Qual é a ideia principal que o autor desenvolve?
b) Por que, segundo o autor, a obesidade constitui hoje, no Brasil, um problema de saúde pública?

4. De acordo com o texto, as pesquisas relativas ao estudo dos sistemas biológicos de animais mostram que, hoje, nosso organismo tem mecanismos eficientes de controle da obesidade? Justifique sua resposta.

5. É comum o texto de divulgação científica fazer uso de uma linguagem que inclui termos e conceitos científicos básicos.
a) Identifique no texto "Controle de apetite" palavras ou expressões próprias da linguagem científica.
b) A que área científica pertencem esses termos?

6. O texto foi publicado num jornal de grande circulação.
a) Levante hipóteses: Além do jornal, em que outros veículos o texto científico pode circular?
b) Tomando como base o texto lido, conclua: Qual é o perfil do leitor desse tipo de texto? Trata-se um cientista especialista no assunto abordado ou trata-se de um leitor comum, leigo?

7. Observe a linguagem do texto.
a) Que tempo e modo predominam entre as formas verbais utilizadas pelo autor?
b) Que variedade linguística foi empregada?
c) Considerando-se o assunto desenvolvido e o veículo em que o texto foi publicado, pode-se afirmar que esse nível de linguagem é adequado à situação? Por quê?

8. Quando produzimos um texto, podemos nos colocar nele de modo pessoal ou impessoal. No texto lido, predomina uma linguagem pessoal ou uma linguagem impessoal? Por quê?

9. Observa a conclusão do texto.
a) Em que parágrafo ela se situa?
b) A conclusão é coerente com a ideia principal do texto? Por quê?

10. Reúna-se com seus colegas e, juntos, respondam: Quais são as principais características do texto de divulgação científica?
(Cereja e Magalhães: Português: Linguagem)
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terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Aula sobre o gênero Resenha (atividades)



Resenhas são textos que geralmente resumem e avaliam o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo. Geralmente combinam duas finalidades: informar e persuadir. É um gênero muito comum nos meios impressos de comunicação como jornais e revistas. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião que serve como guia para o público: a partir da leitura de resenhas, ele poderá escolher o que gostaria de ver, ouvir ou ler.

Leia o texto abaixo, uma resenha sobre o filme "Marley e Eu":

Resenha do filme: Marley e Eu 

Aparentemente pacato e “normal”, Marley e Eu é um filme surpreendente. Filme este que proporciona uma reflexão sobre a família, a constituição desta, a rotina, os aspectos positivos e negativos, e também, é claro, uma análise sobre a importância dos animais de estimação que, de certa maneira, acabam fazendo parte da vida de seus donos, ou melhor, pais?

O filme tem como atores principais Jennifer Aniston e Owen Wilson, respectivamente, Jenny e John Grogan. Jornalistas e recém casados, estes se mudam para o sul da Flórida a fim de estabelecer a vida a dois. O casal de jornalistas é bastante centrado em seus afazeres diários e aparentemente mantém uma vida saudável, com um relacionamento estável e um entrosamento interessante, mantido do início ao fim do filme.

Porém, John Grogan, sentindo sufocado pelos mimos de Jenny e em dúvida sobre a sua capacidade de ser pai, resolve, com ajuda do amigo e colega de trabalho Sebastian Tunney, comprar um cachorro para preencher o “vazio” que até então existia. Eis que aparece Marley, o cãozinho da liquidação, comprado por U$ 200 dólares como um presente para Jenny, na verdade Marley seria uma ferramenta de treino para o cargo “pais”. E o bacana é que Marley, da raça Labrador, é bastante esperto, dinâmico e carinhoso o que de cara conquista o casal. Porém, a rotina deles estava comprometida, muito comprometida.

A partir de então, momentos bons, ruins e muitas vezes péssimos, do ponto de vista do casal, eram constantes. Aceito como o primeiro filho do casal, Marley pinta o sete, comendo e quebrando tudo o que vê pela frente. O casal até que tenta “discipliná-lo”, porém sem sucesso, nem mesmo a escola de boas maneiras para cães conseguiu esta proeza. Por estas e outras ele recebe o título de “o pior cão do mundo”, e coloca a vida do casal em prova de fogo.

O filme não traz uma ênfase na temporalidade, e as coisas vão acontecendo de forma bastante ligadas e sem a expressão significativa ao tempo, em outras palavras, nada é muito esquemático. O casal, após Marley já estar grande, no auge de seus 45 kg, tenta ter um filho, e a primeira tentativa é sem resultado, mas passando um tempo Jenny consegue engravidar, e o primeiro filho é um menino loirinho, chamado Patrick. Até então tudo corria muito bem, mas gradualmente as coisas começam a mudar e o casal já sentia as novas responsabilidades.

Por descuidos, vem o segundo filho, um mocinho de cabelos castanhos, seu nome, Connor. Devido a tal fato, o casal começa a organizar-se financeiramente, até mudam-se para uma casa mais espaçosa em um bairro mais seguro. John Grogan consegue boas promoções no serviço, graças ao seu bom rendimento como colunista em grande jornal. Comprometido com as artes de Marley, John, aparentemente sem “inspiração” para escrever sobre o que lhe era indicado no Jornal, começa a escrever sobre coisas que lhe acontecia cotidianamente, e também sobre Marley, e o público leitor gosta muito em especial seu chefe.

A esta altura, com dois filhos pequenos, o trabalhoso Marley, o Jornal, e afazeres, Jenny e John se desentendem por stress e sobre carga. Jenny sugere que John se “desfaça” de Marley. Mas com amor e educação, e a tremenda afinidade do casal, isso era solucionado. Sendo assim, o casal entra em um consenso, e resolve não ter mais filhos, e marcado por efeito cinematográfico e em efeito cômico, Jenny engravida de uma menina loirinha, e desta vez o último filho do casal. Agora sim parece que as coisas estavam indo bem. A família estava bastante harmônica e o casal se adaptava aos filhos.

Então John recebe uma proposta de trabalho que tanto esperava só que, em outra cidade. A família então se muda e John já em seu novo serviço demonstrava-se insatisfeito, seu chefe e todo o seu presente ambiente de trabalho lhe parecia tão sério e fechado, muito diferente do seu antigo trabalho na Flórida. Mesmo assim, a vida estava boa, mas não para Marley.

Marley já não era o mesmo. Toda a energia dantes estava aos poucos se perdendo em conseqüência da velhice. A família Grogan já percebera. Marley tem uma complicação no estômago e fica internado. O clima é bastante tenso. Marley não resistiria a uma cirurgia. A família sente a perda, Marley morre tranquilamente na mesa do consultório veterinário. No dia seguinte é levado para casa e enterrado no quintal da grande e linda casa, com uma singela cerimônia da família Grogan. Jenny, entrega a gargantilha que ganhou de presente de John - Marley havia ingerido esta dando o maior trabalho para a sua recuperação - Jenny, proferiu as palavras: “adeus cãozinho da liquidação”.

Ao final, John, caminhando para dentro de sua casa, faz uma breve reflexão sobre tudo o que lhe aconteceu, Marley, seus filhos, sua esposa, sua vida.

Verdadeiramente uma lição de vida, de amor e dedicação, o filme é adaptado a partir do livro autobiográfico de John Grogan. É interessante expressar aqui a pouca evidência que é dada ao cão, pois diferente de outros filmes, o centro das atenções não é Marley, e sim o casal. O casal por sua vez é um modelo de perseverança e amor, pois em todos os momentos, mesmo os piores, eles mantiveram uma sintonia fantástica abrindo mão dos planos.

Há no filme uma riqueza de recursos que contribuiu para a boa qualidade, entre eles, o elenco, o roteiro, qualidade da trilha, entre outros aspectos, mas o mais interessante, a nível acadêmico para mim, é a lição jornalística deixada por John, pois no momento em que não havia inspiração para o trabalho ele escreveu. Escreveu sobre o que sentia, sobre o que lhe ocorria, e o fato é escrever, ser autêntico. Escrever sobre tudo o que tiver ao alcance e fora também, mesmo que não haja inspiração, escreva, registre, tudo é válido.

Questões sobre os textos:

a. Os dois textos tratam da mesmo filme. As críticas são favoráveis ou desfavoráveis ao filme?

b. Os textos descrevem  o filme, expondo (ou informando sobre)  elementos fundamentais para seu reconhecimento? Justifique sua resposta.

c. Em cada uma das resenhas, identifique os trechos que discorrem sobre o enredo do livro.

d. Que fatos do enredo da história são citados nos dois textos?

e. Há nos textos comentários sobre a atuação dos atores, a fotografia, a direção e a trilha sonora? Em caso positivo, localize nos textos os comentários sobre cada um desses aspectos.

f. Observe esse trecho do final do segundo texto: Escrever sobre tudo o que tiver ao alcance e fora também, mesmo que não haja inspiração, escreva, registre, tudo é válido. A quem  é dirigido esse conselho? Justifique sua  resposta.

g. Para persuadir, o crítico escolhe cuidadosamente as palavras que serão usadas. Os vocábulos podem possuir carga positiva  ou negativa, e, ainda, essa carga pode ser intensificada ou não, de acordo com o efeito que se quer produzir.

h. Releia o primeiro parágrafo do texto 2.

Os adjetivos empregados nesse trecho expressam valores positivos ou negativos? Explique.

i.  Uma crítica reflete a opinião pessoal de um jornalista especializado no assunto. Apesar de ponto de vista ser pessoal, esse tipo de texto dificilmente é escrito em primeira pessoa. As resenhas 1 e 2 são escritas em 1ª. e 3ª. pessoa, respectivamente.

Qual é a construção mais eficiente para produzir efeito de “ verdade”?  Por quê?

j. Os dois textos caracterizam-se como resenha descritiva ou resenha crítica? Justifique sua resposta.

Produção de texto
O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto:

Imagine que você foi convidado para escrever uma crítica a respeito de um filme que viu. A crítica será publicada em uma seção especializada de jornal de interesse geral.

Antes de começar a escrever, é preciso que você tenha disponíveis os dados básicos do filme em questão: país de origem, duração, direção, intérpretes, gênero. Comente sobre esses aspectos. Não se esqueça de dar uma ideia geral sobre o enredo do filme.  

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Aula sobre Curriculum Vitae



Análise do Modelo de Curriculum

1) Cabeçalho ou Topo

No topo do curriculum, devem aparecer suas informações pessoais: nome completo, estado civil, idade, endereço completo e, principalmente, seus dados de contato. Acredite, muitas pessoas esquecem de colocar seu telefone e e-mail atualizados, são selecionadas e perdem assim a oportunidade de uma entrevista. Número da carteira de identidade, CPF, Documento Militar e outros documentos ficam de fora.

2) Objetivo

O segundo tópico do seu curriculum vitae descreve a que vaga ou oportunidade você tem interesse em concorrer.

3) Formação

Descreva nesta sessão sua formação acadêmica. Inclua apenas dados relevantes mais atuais. Nenhum profissional de seleção deseja saber onde você cursou seu pré-primário.

4) Experiência Profissional

Nesta sessão você deve listar suas experiências profissionais mais importantes. A maneira mais utilizada é listá-las em ordem inversa, ou seja, as mais recentes primeiro. Informe o período em que esteve empregado, o nome da empresa, o cargo exercido, as principais atividades e possíveis resultados destacáveis obtidos.

5) Qualificações e Atividades Profissionais

Aproveite este trecho do currículo para informar cursos que tenha concluído (que sejam relevantes para a vaga almejada) e outras qualificações obtidas ao longo de sua carreira.


6) Informações Adicionais

Utilize esta sessão opcionalmente para informar quaisquer outros dados que julgue significativos para a vaga.

Proposta de produção de um Curriculum Vitae:
Cada aluno deve escolher uma vaga de emprego (exemplo: atendente de uma loja de roupa) para focar seu currículo, que deve ser elaborado conforme as indicações do texto teórico. O currículo será fictício, ou seja, o aluno deve criar um personagem e suas qualificações para concorrer à vaga. Esse dado é importante para que a falta de experiência não permita que o aluno não tenha como preencher todos os itens para elaboração do currículo. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aula sobre Relatório (exercícios)



Relatório é a narração ou a exposição, escrita ou oral, sobre um dos vários fatos, em que se discriminam seus aspectos e elementos. É dirigido a um superior (chefe ou professor) e nele consta exposição circunstanciada sobre atividades em função do cargo ou do estudo que exerce.

Constam no relatório:

* Título – Esse costuma ser objetivo, claro e sintético;

* Remetente – Refere-se à autoria do documento;

* Destinatário – Refere-se à pessoa para a qual é destinado;

* Texto – É a exposição do assunto;

* Conclusão – Trata-se do fechamento das ideias apresentadas, ou seja, o que pôde ser obtido com o procedimento realizado como um todo.

Leia o exemplo de relatório que segue:

Título: Relatório do passeio ao zoológico

De: João Carlos
Para: Professora Vânia Fernandes

            Dando continuidade ao projeto meio ambiente, oitenta alunos dos 6º aos 9º anos da nossa escola, acompanhados da coordenadora professora Luciane, de três professores (Elza e Vânia) tiveram oportunidade de conhecer a diversidade da fauna e da flora brasileira no zoológico de São Paulo, o maior zoológico do Brasil.
            A excursão aconteceu no dia 05 de outubro com saída em dois ônibus, com saída da escola às 7h 30 min. 
           A viagem foi tranquila. Os motoristas fizeram uma parada de 15 minutos no rancho Pamonha, na cidade de Santa Isabel e depois seguiram direto para o zoológico, chegando lá às 11h 50 minutos.
           Foi uma atividade prazerosa e interessante, pois o zoológico de São Paulo fica localizado ao sul da cidade de São Paulo com uma área aproximada de 900.000 metros quadrados coberta pela Mata Atlântica original, com 4 km de alamedas, aloja as nascentes do riacho Ipiranga e abriga 3.500 animais das mais variadas espécies.
         Os alunos ficaram encantados com vários animais, como os macacos (bichos simpáticos que pareciam até posar para as câmeras fotográficas), as aves coloridas, os felinos, as cobras de várias espécies e muitos outros.
         Nossa turma permaneceu no parque até às 16 h, seguindo para os ônibus que iniciaram a viagem de volta, fazendo uma pequena parada no Rancho da Pamonha, em Santa Isabel e chegando na escola às 20h 45m, onde a diretora, pais, mães e irmãos nos esperavam.
        Por fim, o objetivo do nosso trabalho foi alcançado, pois os alunos perceberam o quanto a natureza é bela e que devemos preservá-la e acabar com os problemas ambientais que afetam os ecossistemas brasileiros: a caça, o desmatamento, a poluição e as queimadas que tanto têm prejudicado a fauna e a flora do nosso país.

Exercícios:
Responde às questões:
1. Qual é o objetivo deste relatório?

2. Identifique, do ponto de vista da estrutura, as diferentes partes que compõem o relatório.

3. Assinala os marcadores discursivos que organizam as ideias de forma sequencial.

4. Indica o marcador discursivo que introduz a conclusão do relatório.

5. Elabore um relatório sobre um passeio que você fez pela escola em anos anteriores.
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sábado, 16 de fevereiro de 2013

Análise e interpretação de uma charge (Copa do Brasil 2014)



Leia a charge abaixo para responder as questões que seguem:



# Exercícios:
1.Observe a expressão do torcedor no primeiro quadrinho: como ele se sente? Por quê?

2. Observe todos os quadrinhos da charge:
a. Pode-se dizer que há uma gradação na mudança de expressão do torcedor? Explique.
b. Nessa escala gradativa, qual o problema que deixa o torcedor mais triste?
c. Enumere, em uma ordem crescente, os fatos que deixam o torcedor triste.

3. Geralmente o chargista critica problemas sociais por meio do humor. O que está sendo criticado nessa charge? Comente.
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sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Aula de português: atividade sobre propaganda (anúncio publicitário)


Quando desejamos convencer alguém sobre a importância de um produto ou de uma informação, utilizamos o recurso da propaganda. Observe a propaganda a seguir e responda:
1. O que a propaganda divulga?
Respostas

2. Qual foi a imagem utilizada no anúncio? Por que o anunciante escolheu essa imagem?

3. O que o texto verbal diz ao leitor?

4. O que há em comum entre a imagem e o texto do anúncio?
Respostas

5. A qual leitor se dirige o anúncio?

6. Que argumento foi utilizado no anúncio para convencer o leitor?

7. Por que o anúncio pode convencer o leitor? Respostas

8. Para convencer os leitores, os anunciantes utilizam estratégias especiais. Qual foi a estratégia utilizada neste anúncio?
(Fonte: http://celia-edu.blogspot.com.br)

# RESPOSTAS (GABARITO)

Leia mais:

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades com cada assunto gramatical:
http://diogoprofessor.blogspot.com/2013/11/indice-para-aulas-sobre-conteudos.html

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

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Atividades sobre propaganda (impressora HP)


Observe como a reação do interlocutor é provocada por uma pergunta no seguinte texto publicitário:


1. Que finalidade tem o texto?

2. Esse texto é predominantemente só visual, só verbal ou misto?

3. Que significado tem a lata de lixo no texto?

4. A que conclusão o texto conduz?

5. Como o leitor poderia se convencer da importância do produto anunciado?

6. A partir do texto acima, quais são as características de um anúncio publicitário?

7. Você considera o anúncio publicitário acima um texto que cumpre bem o seu papel?

(Fonte: http://celia-edu.blogspot.com.br)

Leia também:
Exercício sobre a evolução da propaganda
Aula: Análise da propaganda do chocolate Biss (Lacta)
Aula: Análise da propaganda da Claro (com Michael Jackson) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Atividade com o gênero discursivo propaganda (anúncio publicitário)



Leia o anúncio publicitário abaixo:

Transcrição do texto da imagem:
Prepare-se para participar da Conferência Mundial da Imprensa nas Comunidades de Língua Portuguesa. Um grande encontro que vai reunir culturas de várias regiões do mundo, diferentes filosofias de trabalho e experiência de diversos profissionais de comunicação. Esse evento será realizado na cidade de São Paulo, no período de 17 a 20 de abril do ano 2000, e terá como objetivo discutir a integração entre os países de língua portuguesa e as melhores estratégias para a difusão do nosso idioma. Participarão como palestrantes dessa Conferência lideranças empresariais de vários meios de comunicação, personalidades acadêmicas e profissionais da imprensa dos países de língua portuguesa: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Macau, Goa e Timor-Leste. Paralelo à Conferência, acontecerão também Seminários Internacionais de Jornalismo, Publicidade, Mídia, Literatura e Ciência da Comunicação. Conferência Mundial da Imprensa nas Comunidades de Língua Portuguesa. Um grande momento para você compartilhar suas experiências e conhecer um novo mundo. O mundo que fala a nossa língua.

Responda:
1. De acordo com o texto dado, que tipos de meios de comunicação e de profissionais estão diretamente ligados ao trabalho com a língua portuguesa?

2. Conhecer a língua portuguesa é ter um mercado de trabalho à sua disposição. Justifique essa afirmação com base nesse texto publicitário.

3. De que maneira a mensagem visual transmitida pelo anúncio sugere a ideia de que a língua portuguesa apresenta unidade na sua diversidade? Comente.

4. Na sua opinião, qual a importância de um encontro como o que o texto anuncia? Por quê?

(Fonte: http://salandinha.blogspot.com.br)

Leia também:
Exercício sobre a evolução da propaganda
Aula: Análise da propaganda do chocolate Biss (Lacta)
Aula: Análise da propaganda da Claro (com Michael Jackson)
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quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Exercícios sobre estrangeirismo (atividades)



Leia a tira a seguir, de Adão Iturrusgarai, para responder às questões

1) A personagem está tentando abrir a porta e não consegue. Observe a placa afixada na porta.
a) A que língua pertence a palavra "push"? O que ela significa?
b) Conclua: Por que a personagem não consegue abrir a porta?
c) Por que a personagem faz confusão com a palavra "push"?

2) A personagem sabe que a palavra "push" não pertence à língua portuguesa? Por quê?

3) Em nosso país, é comum irmos a shoppings e encontrarmos lojas com cartazes e faixas com inscrições como "sale" ou "off" para indicar liquidação. Também ouvimos pessoas ligadas à informática dizerem deletar em vez de apagar, ou fazer um "download" em vez de copiar. O que você acha disso? Você acha correto empregarmos termos de outras línguas quando não há necessidade?

Leia mais:
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terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Exercício sobre código e símbolo linguístico (Atividades)



Leia este cartum, de Caulos:

1. Ele mostra um labirinto e um homem se dirigindo à entrada dele. No centro, há uma placa com um sinal de trânsito.
a) O que esse sinal indica?
b) Vai ser fácil, para o homem, chegar ao centro do labirinto?
c) O que vai acontecer ao homem se, ao chegar ao centro do labirinto, ele respeitar o sinal?

2. Explique o humor desse cartum.

(Cereja e Magalhães, Português: Linguagem)
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sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Exercícios sobre Linguagem Verbal e Não-Verbal (aula e atividades)



Leia o anúncio a seguir e responda às questões:
                                                                                                                         Revista About, 2-852005

1) Como é comum na maior parte dos anúncios publicitários, o anúncio lido explora mais de uma linguagem. Quais são elas?

2) No centro do anúncio, há uma espécie de aviso, formado por uma seta e a expressão “Este lado para cima”.
a) Onde normalmente vemos esse tipo de aviso?
b) No anúncio, que sentido ganha a expressão afixada na árvore?

3 – Na parte inferior do aviso, existe a indicação de que duas entidades ecológicas não governamentais são responsáveis pelo anúncio: S.O.S Mata Atlântica e Florestas do Futuro. Observe o logotipo de cada uma delas, ou seja, o símbolo que as identifica:


Note que, nos dois logotipos, está representada a bandeira do Brasil.
a) O que representa a cor verde de nossa bandeira?
b) Levante hipóteses: por que nos dois logotipos o verde das bandeiras está desaparecendo?

4 – O texto lido foi considerado um dos melhores anúncios de 2004 e circulou em diferentes veículos de comunicação.
a) A que público você acha que ele se dirigia?
b) Considerando a finalidade do anúncio, você o acha criativo? Por quê?

(Cereja e Magalhães, Português: Linguagem)
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quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Exercícios sobre Língua, código e Linguagem (aula e atividades)



Leia a tira a seguir, de Laerte, e responda às questões:


1) O homem da tira chega à conclusão de que, na vida, tudo é informação.
a) O que provavelmente aconteceu com ele no 2º quadrinho?
b) Explique o humor que existe no último quadrinho.

2) Nessa tira, há elementos pertencentes a mais de um código.
a) Que códigos verbais estão representados na tira?
b) A que código pertence o sinal apontado pela mulher?


(Cereja e Magalhães, Português: Linguagem)

# RESPOSTAS (GABARITO) 



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quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Interpretação textual tira em quadrinhos


Leia a tira a seguir e responda às questões abaixo:

1) O humor da tira está no último quadrinho. Por que ele é surpreendente e engraçado?

2) Na tira, Suriá está falando; logo ela é o locutor. Quem você acha que é o locutário?

3) Considere agora a tira como um todo.
a) Quem são os locutários do cartunista?
b) Que tipo de linguagem o artista utilizou para criá-la? Por quê? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Exercícios sobre linguagem - língua, código



Provion d’humeur. Grenoble; Glénat, 1984

1) Na primeira cena do cartum, há uma situação de compra e venda. Observe os objetos do balcão e o cartaz que o vendedor aponta.
a) Mesmo que você não conheça outras línguas, tente traduzir: O que provavelmente está escrito no cartaz? Em que línguas a mensagem está escrita?
b) Deduza: O que você acha que o homem de óculos está oferecendo ao cliente?
c) O cliente foi convencido pelo outro homem? Por quê?

2) Observe que a bandeira que está ao lado da frase do cartaz é a mesma que está no aeroporto. Das línguas oferecidas, qual ele escolheu? Por que, em sua opinião, ele escolheu essa língua?

3) Nas cenas seguintes, o cliente dorme ouvindo um disco. Levando em conta a situação, imagine: O que provavelmente está escrito nos balões?

4) Na nona cena, o homem chega a Kiland. Em sua opinião, ele está viajando a trabalho ou como turista? Justifique sua resposta.

5) Ao desembarcar, o viajante ouve pela primeira vez alguém falar a língua de Kiland.
a) O que acontece com o viajante, ao ouvir a fala local?
b) Por que, em sua opinião, ele cai no sono?

(Cereja e Magalhães, Português: Linguagens)
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