domingo, 29 de julho de 2012

Gabarito: Atividade sobre variedade linguística a partir de um texto da "Revista Pesquisa"; Questão do ENEM 2021


# Respostas:
1. Alternativa B

2. Que os alunos de hoje em dia têm optado por tratá-lo com pronomes de uso informal como "você" em vez de "senhor", que sempre foi considerado o tratamento formal.

3. Os exemplos mais comuns de uso formal de pronomes tratamento são "senhor" e "senhora", enquanto que "tu" e você" são considerados informais. 

4. O "tu" é predominante em Porto Alegre e frequente no Rio de Janeiro e Recife, enquanto que o "você" é predominante em São Paulo, Belo Horizontem Curitiba e Salvador.

5.
a) "e devia ser tratado por senhor"

b) "mas meus alunos mais jovens me tratam por você"

c) "enquanto você é o tratamento predominante em São Paulo"

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Gabarito: Atividade a partir de um texto dissertativo; Questão do ENEM 2021


# Respostas:
1. C

2. Sim, porque ele diz que não basta apenas ler o que está escrito e que é preciso ter "um pé atrás" para não interpretar qualquer texto como verdade absoluta. 

3. Sim, quando ele diz que "apenas desconfiar não resolve porque se trata de um atitude passiva". Ou seja, não adianta também questionar tudo sem antes checar para ter argumentos contrários a esse questionamento.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Gabarito: Atividade a partir de trecho da obra "Os Sertões", de Euclides da Cunha; Questão do ENEM 2015


# Respostas:
1. 
e) bravura e loucura.

2. 
c) gradativamente

3. 
Resposta: O texto 1 está mais alinhado, porque apresenta os sertanejos como defensores do propósito daquela luta, enquanto que o texto dois os mostram como "fanáticos" e "bandidos".

4. 
Resposta: Assim como ocorreu com os sertanejos de Canudos, hoje em dia ainda há muitas famílias vivendo em extrema situação de pobreza, e muitas delas se sentido obrigadas a seguir movimentos sociais que se apropriam de terras e imóveis em aparente abandono. 

5. 
d) tempo

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Análise da música “Primeiros Erros”, do Capital Inicial


Atividade de aula de português a partir da letra da música “Primeiros Erros”, do Capital Inicial, com exercícios de interpretação de texto.

Leia os versos de “Primeiros Erros”, do Capital Inicial e composição de Kiko Zambianchi:

Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde estou
Meu destino não é de ninguém
E eu não deixo os meus passos no chão
Se você não entende não vê
Se não me vê, não entende

Não procure saber onde estou
Se o meu jeito te surpreende
Se o meu corpo virasse sol
Se a minha mente virasse sol
Mas só chove, chove
Chove, chove

Se um dia eu pudesse ver
Meu passado inteiro
E fizesse parar de chover
Nos primeiros erros
Meu corpo viraria sol
Minha mente viraria sol
Mas só chove, chove
Chove, chove
(...)

Meu corpo viraria sol
Minha mente viraria
Mas só chove, chove
Chove, chove
Meu corpo viraria sol
Minha mente viraria sol
Mas só chove, chove
Chove, chove

# Exercícios:

1. A que gênero textual pertence esse texto?
a) poema b) música c) cordel d) prosa

2. Como você descreve o eu-lírico (aquele que se expressa) no texto?

3. Que sentimentos o eu-lírico expressa nesse texto?

4. Qual a linguagem empregada pelo eu-lírico nos versos?
a) formal b) informal c) técnica d) regional

5. Identifique no texto um exemplo de palavra ou frase empregada no sentido figurado? Explique sua resposta.

6. O que te chamou a atenção nos versos desse texto? Comente sua resposta.

Análise da música “Tempo Perdido”, de Legião Urbana


Atividade de aula de português a partir da letra da música “Tempo Perdido”, de Legião Urbana, com exercícios de interpretação de texto.

Leia os versos de “Tempo Perdido”, de Legião Urbana

Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo

Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder

Nosso suor sagrado
É bem mais belo
Que esse sangue amargo
E tão sério
E selvagem, selvagem
Selvagem!

Veja o sol
Dessa manhã tão cinza
A tempestade que chega
É da cor dos teus olhos
Castanhos

Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos
Distantes de tudo
Temos nosso próprio tempo (2x)

Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes
Acesas agora
O que foi escondido
É o que se escondeu
E o que foi prometido
Ninguém prometeu
Nem foi tempo perdido
Somos tão jovens... Tão Jovens (...)

1. A que gênero textual pertence esse texto?
a) poema b) música c) cordel d) prosa

2. Como você descreve o eu-lírico (aquele que se expressa) no texto?

3. Que sentimentos o eu-lírico expressa nesse texto?

4. Qual a linguagem empregada pelo eu-lírico nos versos?
a) formal b) informal c) técnica d) regional

5. Identifique no texto um exemplo de palavra ou frase empregada no sentido figurado? Explique sua resposta.

6. O que te chamou a atenção nos versos desse texto? Comente sua resposta.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Gabarito: Atividade a partir de trecho do romance "Triste fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto; Questão do ENEM 2012


# Respostas:
1. 
C) a construção de uma pátria a partir de elemento míticos, como a cordialidade do povo, a riqueza do solo e a pureza linguística, conduz à frustração ideológica.

2. Resposta: É um narrador em terceira pessoa (discurso indireto) e onisciente, porque tem total conhecimento do personagem e dos fatos.

3. Resposta: A de um homem ingênuo que mergulhou num entusiasmo patriótico fantasioso, mas que se decepcionou com a realidade dos fatos. 

4. Resposta: A tentativa de Policarpo valorizar o tupi encontrou a incredulidade geral das pessoas, o riso, o escárnio; e levou-o à loucura. Uma decepção.

5. Resposta: As tentativas frustradas em plantar alimentos sob o argumento das terras brasileiras serem sempre férteis. Engano com a qualidade dos soldados brasileiros por não serem tão patrióticos no combate como contavam nos livros de história.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Gabarito: Atividade de português com uma tirinha do Maurício de Sousa - Questão do ENEM 2020


# Respostas:
1. Resposta: Letra B

2. Resposta: São os homens brancos que usam como o progresso como pretexto para desmatar as florestas.

3. Resposta: A tirinha promove uma reflexão de como o homem branco adentra a mata e destrói tudo ao seu redor em prol de comércio e acúmulo de riquezas, sendo que para os indígenas a maior riqueza é a mata em que vivem, e isso é um choque cultural entre os dois povos.

4. Resposta: Sim. A tira do Papa-Capim contribui para que as crianças possam conhecer a importância dos povos indígenas, bem como as lendas e a cultura deles, a luta pela preservação da floresta, combatendo desmatadores e caçadores ilegais, etc.

5. Resposta: A linguagem mista, porque utiliza palavras (linguagem verbal) e imagens (linguagem não-verbal).

domingo, 1 de julho de 2012

Gabarito: Atividade com uma tirinha do cartunista Laerte - Questão do ENEM 2012


 # Respostas:
1. E. Indução, ao elaborar o discurso de acordo com os anseios do consumidor.

2. 
a) Resposta: Referência ao conto de fadas "Branca de Neve e o Sete Anões", quando a bruxa oferece uma maçã envenenada à Branca de Neve.

b) Resposta: Referência ao livro Gênesis (Bíblia), quando a serpente engana Eva e a convence a comer o fruto proibido (muitas vezes ilustrada como a maçã). 

3. 
a) Resposta: É a técnica do "marketing promocional", um tipo de estratégia focada na melhora do relacionamento entre empresa e consumidor, por meio da oferta de experiências de valor e ações que proporcionem o o fortalecimento da marca.

b) Resposta: Tudo indica que sim, pois ao fundo do último quadro, aparece a personagem caída na porta da casa e, próximo dela, a suposta maçã envenenada, o que indica que ela se convenceu a aceitar a maçã por meio dessa técnica.

4. c) intertextualidade