terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Gabarito: Atividade sobre preposição a partir de uma tirinha do personagem Gaturro, de Nik



# Resposta:
1. 
a. Resposta: Ele diz uma lista de preposições.

b. Resposta: Provavelmente porque está se esforçando para lembrar todas as preposições e talvez com medo de se esquecer de alguma.

2. 
a. Resposta: Ágata havia pedido uma proposição a Gaturro, e não uma lista de preposições.

b. Resposta: Uma proposta ou sugestão.

c. Resposta: Provavelmente, para Ágata, o conceito de Gaturro deve ter caído, pois a confusão mostra que ele não conhecia a palavra proposição.

3. 
a. Resposta: O de obrigar os alunos a decorar uma lista de preposições.

b. Resposta: Ao mostrar que Gaturro não domina o sentido da palavra proposição, a tira sugere que conhecer as palavras e seus sentidos têm maior valor do que ter um conhecimento linguístico memorizado, sem utilidade prática.

4. 
a. 
- A meia hora do início do jogo, ainda estávamos no trânsito.
Resposta: tempo

- Feche a porta à chave.
Resposta: instrumento

- Sente-se à mesa para jantar.
Resposta: lugar

b. 
- Ande com os bons e será um deles.
Resposta: companhia

- Faça o serviço com o caminhão ou com a caminhonete.
Resposta: instrumento

- Você é muito parecido com seu pai.
Resposta: comparação

c. 
- Estarei em casa todo o dia.
Resposta: lugar

- Fique em paz.
Resposta: modo

- Calou-se em protesto à opressão.
Resposta: causa

Gabarito: Atividade sobre preposição e conjunção a partir de uma propaganda das sandálias Havaianas



# RESPOSTAS:
1. Resposta: É um público feminino e em sua maioria jovem, pois a sandália apresenta motivos florais e um design jovem e descontraído.

2. 
a. Resposta: A pedra-sabão é um tipo de rocha utilizado para trabalhos de escultura.

b. Resposta: As esculturas são as moças bonitas, de corpo bem-feito, que vão fazer uso de uma sandália inspirada no design do artesanato brasileiro, feito de pedra-sabão.

c. Atenção professor: Espera-se que o estudante reconheça que sim, pois, além de o design do produto ser feminino e diferente, o enunciado afirma que "nossas esculturas" farão uso das sandálias. Assim, lidando com a vaidade feminina, o anúncio estimula o consumo do produto, sugerindo que a mulher que fizer uso dele estará entre as "nossas esculturas". 

d. Resposta: O jogo de palavras e a ambiguidade criam um exercício de inteligência, de desvendamento, que proporciona humor e prazer ao leitor, aproximando-o mais do anúncio.

3. 
a. Resposta: por, E, por, em (parte da contração no: em + o)

b. 
- agente da ação? Resposta: por
- lugar? Resposta: em
- conexão? Resposta: E

c. Resposta: E.

d. Resposta: Elas estabelecem conexão entre palavras e partes maiores do texto (frases ou orações).

4. 
Resposta: Não, pois a palavra mas tem um valor adversativo, de oposição.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Gabarito: Atividade a partir de duas poesias de Cruz e Sousa (Simbolismo)



# Respostas:
1. 
a. Resposta: Sim, ambos os textos são sonetos, com versos decassílabos, forma poética amplamente cultivada pelos poetas parnasianos.

b. Resposta: 1ª estrofe: as ânsias e os desejos vão subindo / para as Estrelas de cristais gelados, / galgando noivados azuis e siderais / vestindo a amplidão de nuvens brancas... 3ª estrofe: incenso aromal claro, límpido e leve / levanta Visões de ondas nevoentas / dos etéreos turíbulos de neve...

c. Resposta: As reticências deixam os versos não concluídos, produzindo certa imprecisão nas imagens e dando ideia de que tudo fica em aberto, sem conclusão ou fechamento. O emprego de maiúsculas dá destaque às palavras e cria uma atmosfera mais emocional nos poemas.

2. 
a. Resposta: Manifesta-se na sugestão de que os desejos vão em direção às estrelas e se integram ao mundo cósmico e celestial: "Para as Estrelas... as ânsias e os desejos vão subindo / galgando azuis e siderais noivados"; "vão com os arcanjos formulando ritos".

b. Resposta: cânticos, arcanjos, etéreos turíbulos, incenso, ritos

3. 
a. Resposta: O cromatismo consiste na reunião de elementos esbranquiçados ("brancas", "nevoentas"), translúcidos ("cristais") e brilhantes ("Estrelas", "Astros", "de ouro", "prateados"). Esse cromatismo tem como efeito a criação de uma atmosfera cósmica, transcendente, misteriosa.

b. Resposta: As palavras expressam a ideia de infinitude e amplidão. O emprego das palavras confere ao poema uma atmosfera vaga, imprecisa.

4. 
a. Resposta: Ele trata do tema de maneira subjetiva, por meio de sugestões, em que associa a morte a uma música que lhe desperta diferentes sentimentos e sensações: "gela", "estranha", "maravilhosa", "onda nervosa", "absurda", "tremenda", etc.

b. Resposta: A "Música da Morte" é um "ópio letal" que "fascina"; é "imensa música sombria", mas "maravilhosa"; é prazer e dor ("volúpia dolorosa"). Essas faces opostas expressam a atração e, ao mesmo tempo, o temor que a morte desperta no eu lírico.

c. Resposta: Para o eu lírico, a "Música da Morte" toca os níveis mais profundos de sua mente: ela "alucina" "como um ópio letal", provoca vertigens ("vertiginando") e fascina os seus "nervos".

5. Resposta: Texto I: "Estrelas de cristais gelados" (visão e tato); "cânticos alados" (audição e visão); "claro incenso aromal" (visão e olfato). Texto 2: "Música da Morte... passa a tremer pela minh'alma e fria / gela" (audição e tato).

6. 
a. Resposta: No texto 1 a aliteração se constrói com a repetição do fonema /s/, e a assonância, com a repetição dos fonemas nasais (como em "galgando"), e ; no texto 2, a aliteração se constrói com a repetição dos fonemas consonantais /s/, /z/ e /r/ (como em "estranha"), e a assonância, com a repetição dos fonemas nasais , , , /õ/.

b. Resposta: Esses recursos sonoros têm o papel de criar determinada atmosfera em cada um dos poemas. Assim, no texto 1, a musicalidade evoca uma atmosfera mística, vaga, celestial e, no texto 2, uma atmosfera terrificante, associada à morte.

Gabarito: Atividade sobre o movimento artístico Simbolismo a partir da pintura "Orfeu", de Gustave Moreau



# Respostas:
1. 
a. Resposta: Em um momento de crepúsculo, ou seja, no início do dia ou no fim da tarde.

b. Resposta: Do lado direito, há uma forte luminosidade, vinda do sol, da qual resultam tons claros; do lado esquerdo, há partes escuras, que criam contrastes de cores e luzes. Professor: Comente com os alunos que a técnica do claro-escuro foi muito utilizada por Moreau.

2. 
a. Resposta: Um deles está tocando flauta. O trabalho deles é o de pastores.

b. Resposta: Elas representam a música ou a arte.

c. Resposta: É uma paisagem onírica, fria, rochosa, inóspita.

3. 
a. Resposta: Ela usa um vestido elegante, verde, adornado com pérolas nos ombros. Na cintura, há, amarrado, um manto laranja e vermelho. Professor: Comente com os alunos que o vestido tem características orientais, próprias das vestimentas do mundo grego antigo.

b. Sugestão de resposta: A moça tem um semblante sereno, melancólico e ao mesmo tempo profundo. 

c. Resposta: Ela aparentemente olha para a cabeça de Orfeu, porém seus olhos estão fechados.

d. Resposta: Ela parece estar pensando na morte de Orfeu ou imersa nas próprias lembranças.

6.  Sugestão: A morte, ou a reflexão sobre a morte. Fim da observação.

7. 
Respostas corretas: musicalidade / referência à música; mistério; linguagem sugestiva; onirismo; interioridade e introspecção; interesse por temas etéreos e distantes da realidade concreta; morbidez e a morte por tema

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Gabarito: Atividade de leitura do samba-enredo "Minha Pátria é minha língua...", da Mangueira; Especial Carnaval



 # Respostas:
1. D

2. B

3. C

4. C

5. D

6. “Última flor do Lácio” refere-se ao fato de que a língua portuguesa ter sido a última língua neolatina formada a partir do latim vulgar – falado pelos soldados da região italiana do Lácio.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Gabarito: Atividade de leitura do samba-enredo "É Hoje", da União da Ilha; intertextualidade



 # Respostas:
1. A palavra "alegria" é expressa no sentido figurado, como algo que chega de forma tão intensa para a pessoa que vivencia esse sentimento no carnaval, tal como um navio que "atravessa o mar", "ancora" e "faz um desembarque fascinante".

2. O "maior show da terra" faz referência ao carnaval carioca, que possui uma festa carnavalesca tradicional no Brasil e reconhecida no mundo inteiro.

3. O verso faz referência ao fato de que, no carnaval, qualquer um pode desfilar vestindo a fantasia que desejar, até mesmo de um rei, destacado-se nas multidões, ainda que seja em meio a pessoas modestas, simples e humilde, por ser uma festa do povo.

4. Em "Hoje é dia do riso chorar", pode-se dizer que faz referência à reação da pessoa que não consegue se conter da forte emoção no momento de intensa alegria no desfile de carnaval na avenida.

5. A expressão "Diga, espelho meu" estabelece uma relação de intertextualidade com o conto de fadas "Branca de Neve", quando a malvada rainha consulta o Espelho Mágico para saber se ela era a mais bela do mundo.

Gabarito: Atividade sobre advérbio a partir de uma propaganda da Honda



 # Respostas:
1. 
a. Resposta: A fábrica de carros Honda; o CR-V.

b. Resposta: Seu tamanho grande, sua altura, sua robustez.

2. 
a. Resposta: O de que eles são carros mais recomendados para quem anda por lugares inóspitos, distantes, difíceis de ultrapassar com um carro comum.

b. Resposta: Não, pois a locução adverbial ao invés de, que introduz essa ideia, tem o sentido de "pelo contrário, diferentemente", sugerindo que esse carro faz o contrário do que se espera ou imagina.

3.
a. Resposta: Um lugar vazio, sem pessoas, muito longe dos pontos mais importantes da cidade, etc.

b. Resposta: Um lugar movimentado, onde fatos importantes acontecem, onde as pessoas mais interessantes vivem, etc.

c. Resposta: Respectivamente, longe e perto.

4. 
a. Resposta: No modo imperativo, pois se trata de uma peça publicitária que, em geral, se dirige diretamente ao leitor na tentativa de persuadi-lo a agir de uma determinada forma.

b. Resposta: próxima

c. Resposta: Na primeira ocorrência, entende-se que haveria uma única concessionária próxima dele, enquanto na segunda entende-se que há outras e ele pode escolher a mais próxima dele entre várias opções. Esse uso valoriza a empresa, pois sugere que ela tem muitas lojas representantes, o que em tese proporcionaria comodidade e conforto a seus clientes.

Gabarito: Atividade sobre advérbio a partir de um cartum de Caco Galhardo



# Respostas:
1. O cartunista faz uma sátira com uma expressão muito utilizada atualmente na fala de algumas pessoas. Relacione as falas ao desenho das personagens:
a. Resposta: Meio e meio que.

b. Resposta: Elas foram desenhadas pela metade, apenas da barriga para baixo, sem tronco e cabeça.

c. Resposta: Nesse caso, meio significa "metade".

2. 
a. Resposta: Respectivamente, complexo (adjetivo) e confuso (adjetivo).

b.Resposta: Em parte, parcialmente, um pouco.

c. 
- Resposta: É uma situação meio complexa.

- Resposta: Andamos meio confusos.

- Resposta: Ando meio confusa.

d. Resposta: Não.

e. Resposta: Advérbio.

3. 
a. pessoas que utiliza mais essa expressão? Justifique sua resposta.
Resposta: Em contextos menos formais, na fala de pessoas jovens, em sua maioria, pois se trata de uma expressão que funciona como uma gíria.

b. Resposta: Em todas as ocorrências, ela enfraquece o conteúdo da frase, pois dá uma ideia de dúvida, de menos compromisso com o que é dito, como se a novela não fosse de fato um passatempo, ou se as pessoas não estivessem mesmo testando, ou se a divulgação não ajudasse realmente.

4. Resposta: A crítica de que esse uso do termo meio que está se tornando algo como um vício de linguagem e ocorre mesmo em situações em que ele não caberia, apenas por hábito.

5. Resposta: O título faz referência a uma "Terra do Meio", um lugar onde supostamente todos os habitantes utilizam indiscriminadamente a palavra meio e a expressão meio que em todas as suas falas. Por isso, todos são pessoas pela metade, isto é, não são completas, não têm opiniões firmes.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Gabarito: Atividade sobre advérbio a partir de uma tirinha de Laerte



 # Respostas:
1. 
a. Resposta: aqui

b. Resposta: daqui a três meses

2. 
a. Resposta: Ela está muito longe.

b. Resposta: até lá e já, que se referem a tempo.

c. Resposta: A de que a atendente tentasse conseguir uma data mais próxima.

d. Resposta: Como o foco da personagem se situa na data distante da consulta, o uso dos advérbios ajuda a reforçar a ideia de tempo longínquo.

3. 
a.Resposta: O de frustração.

b. Resposta: Certamente.

c. Resposta: Porque não pode ou não tem boa vontade para resolver o problema do paciente ou, ainda, porque, como atendente, deve lidar muito com esse tipo de caso e por isso não se comove mais.

4. 
a. 
_____ essa camisa custa?
Resposta: Quanto; custa - advérbio

_____ essas camisas custam?
Resposta: Quanto; custam - advérbio

_____ tempo você vai passar conosco?
Resposta: Quanto; tempo - pronome

_____ dias você vai passar conosco?
Resposta: Quantos; dias - pronome

_____ semanas você vai passar conosco?
Resposta: Quantas; semanas - pronome

_____ gente apareceu por aqui!
Resposta: Quanta; gente - pronome

b. 
Quero _____ ficar com vocês no feriado.
Resposta: muito; quero - advérbio

Quero _____ feriados nesse ano.
Resposta: muitos; feriados - pronome

Queremos _____ um DVD novo.
Resposta: muito; queremos - advérbio

Queremos _____ duas TVs novas.
Resposta: muito; queremos - advérbio

Quero _____ TVs nessa casa.
Resposta: muitas; TVs - pronome

5. Resposta: Os pronomes variam em gênero e número, concordando com o termo a que se referem. Os advérbios não variam, independentemente dos termos que acompanham.

6. 
a. Resposta: No primeiro caso, melhor funciona como advérbio e se refere diretamente à forma verbal estão, equivalendo a estão bem. No segundo caso, melhores funciona como adjetivo superlativo e se refere ao substantivo crianças, equivalendo a estão boas.

b. Resposta: caras é adjetivo e se refere diretamente ao substantivo roupas. Caro é advérbio e se refere diretamente à forma verbal custam.

c. Resposta: Rápido é originalmente um adjetivo, mas em contextos como esse é utilizado com valor de advérbio, referindo-se diretamente à forma verbal falou. Rapidamente é a forma original do advérbio que indica "de forma rápida".

7.
a. Resposta: O sufixo dá mais ênfase ao sentido do advérbio, como se fosse dito: bem baixo, bem longe, bem agora.

b. Resposta: Rapidinho, juntinho, pertinho, cedinho, entre outras possibilidades.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Gabarito: Quiz Literário - Comemorativo ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922



# Respostas:
1. C

2. A

3. D

4. B

5. B

6. A

7. A

8. B

9. C

10. D

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Gabarito: Atividade sobre advérbio a partir de uma tirinha do personagem Ozzy, de Angeli



 # Respostas:
1. 
a. Resposta: Nas férias de Ozzy.

b. Resposta: "Agora", após as viagens das férias.

c. Resposta: A praia, o campo e o quarto de Ozzy.

2. 
a. Resposta: Em uma casa ou apartamento de um centro urbano.

b. Resposta: Entre 9 e 12 anos.

c. Resposta: Sujo e bagunçado.

3. 
a. Resposta: Tranquilas, felizes, despreocupadas, serenas.

b. Resposta: Presas, estressadas, cansadas.

c.  Resposta: A expressão são e salvo. A presença de bichos como lesmas e um rato no quarto, associada à sujeira das paredes e da cama, permite pensar que Ozzy, ao contrário do que imagina, corre mais riscos estando preso em seu próprio quarto do que fora dele.

4. 
I. intensidade - Resposta: muito.

II. exclusão - Resposta: apenas.

III. negação - Resposta: não.

IV. afirmação - Resposta: certamente.

V. dúvida - Resposta: talvez.

5. 
a. Resposta: desesperadamente

b. Resposta: rapidamente

c. Resposta: finalmente; tranquilamente

6. 
a. Resposta: Desesperadamente, rapidamente, tranquilamente.

b. Resposta: finalmente

c. 
Resposta correta: modo.

Gabarito: Atividade sobre Parnasianismo a partir de poesias de Olavo Bilac


# Respostas:
1. 
a. Resposta: Ambos os textos são sonetos, e os versos são decassílabos (10 sílabas métricas).

b. Sugestão de resposta: Texto 1: "Curva os bambuais o vento"; texto 2: "Teu nome, que uma boca indiferente / Entre outros nomes de mulher murmura".

c. Sugestão de resposta: Texto 1: fímbria; texto 2: mavioso.

2. 
a. Resposta: O tema é o entardecer e o nascer da noite. Compõem a cena o rio e suas margens, o céu e sua luminosidade, a vegetação ("bambuais"), o vento e a lua.

b. Resposta: Está presente na cena, talvez em um barco: "Ao sabor do curso lento / Da água... / Seguimos".

c. Resposta: Sim, pois o título tem relação com o movimento feito pelo eu lírico ao seguir a correnteza do rio.

3. 
a. Sugestão de resposta: Cor: "Vivo há pouco, de púrpura, sangrento, / Desmaia agora o ocaso"; movimento: "Treme o rio, a rolar, de vaga em vaga...", "Curva os bambuais o vento"; som: "Um silêncio tristíssimo por tudo / Se espalha."

b. Resposta: O reflexo da lua na correnteza é associado a uma espada de prata cortando o rio.

c. Resposta: Prevalece um retrato objetivo e concreto da paisagem, que permite visualizar com clareza detalhes como a mudança da cor do céu, o tipo de vegetação, a mansidão do rio, etc. Professor: Comente com os alunos que, apesar de prevalecer um retrato objetivo da paisagem, há também algumas referências subjetivas (o"silêncio tristíssimo") e baseadas na imaginação (a imagem do gládio).

4. 
a. Resposta: Ele sofre porque está distante da amada e sente saudades dela: "Cuja saudade ardente me consome".

b. Resposta: Ouvir o nome da amada na boca de uma pessoa qualquer ("indiferente") quando ele está longe dela é, para o eu lírico, tão doloroso quanto ouvir, no exílio, a língua natal falada por desconhecidos.

c. Resposta: É espiritualizado, pois o nome da amada evoca no eu lírico sentimentos puros e nobres como os que ele nutre pela pátria: "teu nome é... o nome / De uma pátria... idolatrada"; "E ouvi-lo é ver a eterna primavera / E a eterna luz da terra abençoada".

d. Resposta: Sim, pois, no último verso, o eu lírico sugere que ela o espera ("teu amor me espera").

5. 
Resposta: O lirismo expresso no poema não é moderado. O eu lírico, ao revelar que a "saudade ardente" o "consome", foge à moderação e ao equilíbrio pretendidos pelos parnasianos.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Gabarito: Atividade diagnóstica sobre "classe de palavras"; texto sobre "cultura do cancelamento"


 # Respostas:
1. Por que a ideia por trás da expressão "cancelar" é fazer com que o outro desapareça, acabar com sua imagem, relações, dignidade. Jogam a pessoa na mídia para terminar de ser destruída através dela. E se influenciadores digitais ajudarem, então em questão de horas a repercussão será enorme e muito negativa.

2. Resposta pessoal.

3. Resposta pessoal.

4.
a) três substantivos: cultura - forma - pessoa

b) dois adjetivos: moderna - questionáveis

c) dois artigos: a - uma

d) dois pronome: Eles - sua

e) três verbos: é - compartilhou - teve

f) dois advérbios: geralmente - significativamente

g) duas preposições: de - sobre

h) duas conjunções: ou - e

5. numeral "dez" e interjeição "nossa"

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Gabarito: Avaliação diagnóstica: Linguagem, ortografia e acentuação


# Respostas:

1. b) Qual é? 
2. b) Há poucos instantes, eu a vi. 
3. c) Que / quê
4. a) Por que / porque / porquê 
5. c) Aonde / onde
6. c) mais / mas
7. a) mal / mau 
8. c) há / a
9. a) A fim / afim |
10. a) senão / Se não 
11. c) mandato / cassado
12. b) z / z / s / s 
13.  b) sucintas - apesar - difíceis
14. c) expectativa - tensão - hesitante
15. a) relaxar, trouxa e frouxo
16. c) tigela, vagem e gengibre
17. a) más, é, nós 
18. b) irá, jacarés e supôs 
19. b) café - sofá -avô
20. a) Atlântico, ótimo e bêbado 
21. c) júri - boêmio - ímã
22. c) país e aí
23. b) lingüiça 
24. d) platéia
25. a) microondas 
26. a) vôo
27. c) tem e têm
28. b) pé-de-moleque
29. c) aero-espacial
30. a) mini-saia 
31. b) antiherói 
32. c) para e pode
33. c) secretária e secretaria
34. a) publica e pública
35. b) discrição e descrição
36. c) mal e mau
37. c) me / eu
38. "a) e / é 
39. a) haja / aja |
40.  b) a gente / agente

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Gabarito: Avaliação diagnóstica sobre os gêneros textuais


 # Respostas:
1.
a) anúncio publicitário

b) bilhete

c) carta pessoal

d) conto maravilhoso

e) curriculum vitae

f) diário

g) dicionário

h) entrevista

i) fábula

j) manifesto

k) música

l) notícia

m) reportagem

n) peça teatral

o) piada

p) poesia

q) receita

r) romance

s) mensagem virtual

t) bula


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Gabarito: Atividade de interpretação da tirinha "Cientirinhas", do cartunista Merlin (II)


 # Respostas:
1. A expressão “sangue nos olhos” foi empregada para expressar o sentimento de esforço de luta para se atingir um objetivo. 

2. No último quadrinho, o cartunista aproveita a capacidade de o lagarto-de-chifres esguichar sangue pelos olhos para afastar predadores e brinca com a expressão "sangue nos olhos" muito usada por palestrantes (coaches) para motivar seu público a desejar atingir seus objetivos na vida.  

3. Refere-se ao mecanismo do lagarto-de-chifres de esguichar sangue pelos olhos. 

4. b) tempo

5. c) condição

Gabarito: Atividade a partir de um artigo sobre a série "Black Mirror"


 # Respostas:
1. D

2. D

3. A

4. C

5. B