sábado, 31 de julho de 2010

Gabarito: Atividade sobre marcas de oralidade e norma padrão


# Respostas:

TEXTO 1
“Olá, amiga!
Estou meio preocupada com você! Não tenho notícias suas já faz um mês. Como você está?
Estou no aguardo de meus pais chegarem em casa para irmos te visitar. O número do meu telefone continua o mesmo. Quando puder, me liga.
Abraços!!”

TEXTO 2
“Mãe,
Não consegui terminar de lavar a louça porque tive que ir à aula de natação. Não quis acordar a senhora para avisar, mas quando eu chegar aí eu terminarei de lavá-la.
Ah! O pai avisou que chegará mais cedo.
Beijos do seu filho”

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (14)



14. Sem Aquiles, a guerra tinha mesmo de ser ganha pela esperteza. Então Ulisses bolou um plano. Orientados por ele, os gregos construíram um enorme cavalo de madeira e o colocaram diante dos portões de Troia. Depois embarcaram em seus navios e afastaram-se da costa.
Os troianos ficaram espantados e mandaram batedores verificar se os gregos tinham realmente ido embora. Os troianos acharam que o tal cavalo era uma oferenda à deusa Atena, para que os protegesse na volta para casa.
Como os gregos pretendiam, os troianos colocaram o cavalo numa praça da cidade e passaram o dia festejando sob aquele símbolo da vitória.
Entretanto, mais tarde, enquanto Troia dormia, a barriga do cavalo se abriu e dela saíram Ulisses e um bando de soldados gregos que ali estavam escondidos. Antes que soasse o alarme, Ulisses tomou o palácio e matou o Rei Príamo e o príncipe Páris. Enfim, Troia havia sido conquistada pelos gregos.
Só Helena foi poupada. Ulisses levou-a ao rei Menelau. Este a perdoou, porque a amava muito. 

FIM
Voltar à primeira página da história

Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (13B)



13B. Ulisses conversava com Aquiles sobre seu plano para adentrar as impenetráveis muralhas de Troia. No entanto, Páris - o príncipe troiano responsável pelo rapto de Helena - espreitou-se por trás das muralhas e, com uma arco, flexou Aquiles, que foi atingido exatamente no calcanhar - a única parte do corpo dele que o tornava mortal.

O personagem Aquiles foi morto nesta aventura, mas conheça o final da história na última página.
Clique aqui para conhecer o final da Guerra de Troia.




Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (13A)



13A. Aquiles partiu para as muralhas de Troia e encontrou uma melhor maneira de iniciar sua escalada junto com outros soldados mirmidões. No entanto, Páris - o príncipe troiano responsável pelo rapto de Helena - espreitou-se por trás das muralhas e, com uma arco, flexou Aquiles, que foi atingido exatamente no calcanhar - a única parte do corpo dele que o tornava mortal.

O personagem Aquiles foi morto nesta aventura, mas conheça o final da história na última página.
Clique aqui para conhecer o final da Guerra de Troia.



Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (13)



13. Após vingar seu amigo Pátroclo, Aquiles havia ficado muito aliviado. Depois da morte de Heitor, os gregos obrigaram os troianos a se refugiar atrás das muralhas de Troia. O local certamente era uma fortaleza impenetrável. Aquiles achava que podia escalar facilmente pelos muros, mas Ulisses achava que seria algo em vão e acreditava que a única forma de adentrar Troia seria pela esperteza.

Você (agindo como Aquiles) tomará uma das decisões abaixo:
A) "Temos fortes guerreiros gregos à nossa disposição! Vamos com tudo escalando os muros até tomar Troia"  
B) "Compreensível, Ulisses! Confio na sua inteligência para buscar uma solução a fim de tomarmos Troia pela esperteza"



Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (12)




12. Aquiles atacava vários troianos em fuga, quando surgiu diante dele a figura de Heitor. Aquiles partiu para cima dele, mas Heitor ficou com medo e fugiu. Eles deram a volta ao redor das muralhas de Troia por três vezes, até que Heitor, não aguentando mais de tanta exaustão, parou de correr. Aquiles facilmente golpeou seu rival com uma espada, matando-o de forma instantânea.
Clique aqui para prosseguir

Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (11)



11. Ainda com os soldados gregos, Aquiles procurava por Heitor que não aparecia em meio à multidão de soldados troianos. Até que Aquiles percebeu algo muito distante indo em sua direção. Era uma lança atirada por Heitor e que, por sorte fora desviada pelos deuses, apenas atravessou o seu escudo. Aquiles já tinha uma pista de como chegar até Heitor.
Clique aqui para prosseguir

Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (10)



10. Agamenon ficou tão aliviado com o retorno de Aquiles ao combate contra os troianos que  resolveu devolver Briseida ao bravo guerreiro. Agora com a volta de Aquiles, os soldados gregos estavam novamente motivados e prontos para virar o jogo contra as tropas de Troia.
Aquiles precisava tomar uma importante decisão: liderar o exército grego rumo à vitória ou deixar a tropa e partir sozinho em busca da vingança contra Heitor - o comandante troiano que matou o amigo Pátroclo.

Você (agindo como Aquiles) tomará uma das decisões abaixo:
A) "Minha prioridade agora será encontrar e matar Heitor para vingar a morte de meu amigo"  
B) "Preciso encontra Heitor, mas continuarei liderando o exército grego até as grandes muralhas de Troia" 



Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (9B)



9B. Aquiles ainda estava tentando entender o que havia acontecido com Pátroclo. Mas, quando voltou sua lucidez, não pensou em outra coisa senão em jurar vingança pela morte de seu maior amigo e voltou com toda a força para a guerra.
Clique aqui para prosseguir

Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (9)



9. Aquiles já estava com um mau pressentimento sobre seu amigo Pátroclo, até que recebeu a informação de um mensageiro. Quando sua carruagem chegou com o corpo de Pátroclo, Aquiles ficou transtornado em ver seu maior amigo morto.

Você (agindo como Aquiles) tomará uma das decisões abaixo:
A) "Juro vingar sua morte, Pátroclo! Voltarei para a guerra contra os troianos e contra o maldito Heitor" 
B) "Esta guerra já nos fez muito mal! Não sei se terei forças para voltar para esta batalha" 



Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (8)



8. Vendo a carruagem de Aquiles e seu escudo brilhante, os soldados de Troia acharam que o bravo guerreiro havia voltado à luta em favor dos gregos. Os troianos entraram em pânico. Aos poucos, Pátroclo e vários soldados gregos foram equilibrando as forças entre os dois exércitos. Foi quando Heitor - filho de Príamo (Rei de Troia) e comandante maior do exército troiano - avistou o escudo de Aquiles e foi em direção a ele com sua poderosa espada. Com muita precisão, Heitor enfiou a espada na barriga, matando seu adversário instantaneamente. O príncipe troiano tirou o escudo e percebeu que a vítima na verdade não havia sido Aquiles, mas sim Pátroclo. 
Clique aqui para prosseguir.



Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (7A)



7A. Pátroclo era muito fiel a Aquiles, porém seu desejo de entrar na batalha era maior que tudo. Naquele momento, os troianos estavam se saindo vitoriosos de seguidos combates. Os gregos estavam muito próximos de uma derrota. Assim sendo, Pátroclo pegou escondido o escudo de Aquiles e partiu com a carruagem rumo ao confronto contra os temidos soldados troianos.
Clique aqui para prosseguir.

Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (7)



7. Os gregos precisavam da força de Aquiles para vencer o exército troiano, mas o bravo guerreiro continuava furioso e cismado em sua tenda, preparando-se para partir com seus soldados mirmidões. Então Pátroclo, seu fiel escudeiro nas armas, pediu-lhe que o deixasse comandar os soldados usando o escudo de Aquiles, o que encheria os troianos de pavor.

Você (agindo como Aquiles) tomará uma das decisões abaixo:
A) "Meu irmão Pátroclo, temo por sua vida, por isso não te deixarei ir nessa batalha"
B) "Caro, Pátroclo! Temo por sua vida, mas autorizo sim e empresto o meu escudo e minha carruagem" 



Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (6B)



6B. Vendo o seu filho sofrer, a deusa Tétis pediu a Zeus que virasse a guerra contra Agamenon. Então, pela força do Rei dos Deuses, os gregos começaram a perder a guerra. Nada poderia ser feito contra os poderes de Zeus favorecendo os exércitos troianos contra as tropas gregas.
Clique aqui para prosseguir

Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (6)



6. De má vontade, Agamenon solicitou a Ulisses que levasse Criseida de volta para o pai. E, como ele era o rei mais poderoso da Grécia, pediu uma nova escrava.

Agamenon já tinha o seu alvo e tomou, à força, a adorável Briseida - uma das moças que acompanhavam Aquiles. O bravo guerreiro ficou extremamente triste e furioso com a situação.

Você (agindo como Aquiles) tomará uma das decisões abaixo:
A) "Diga a Agamenon que estou retornando para a Grécia por ele ter me tomado Briseida"
B) "Invoco a deusa Tétis que interceda na guerra em favor dos troianos e contra Agamenon"

Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (5)



5. Enfim, os exércitos gregos chegam à costa troiana e um longo confronto se inicia entre os dois reinos. Os soldados gregos (mais bem preparados) levavam sempre vantagens nos embates próximo à costa e saquearam os lugarejos localizados a sudoeste de Troia.
Numa das expedições, a bela Criseida (filha de um sacerdote do deus Apolo) foi raptada e escravizada pelo tirano Agamenon. O pai de Criseida tentou comprá-la de volta, mas foi rudemente repelido por Agamenon. Contrariado, o sacerdote suplicou a deus Apolo que intercedesse em defesa de sua filha.
Apolo (deus da cura e da morte súbita) enviou a peste para o acampamento dos soldados gregos, que começaram a morrer um após o outro.
Aquiles tomou conhecimento de que a peste só acabaria se Agamenon devolvesse Criseida a seu pai. O bravo guerreiro quis intervir nesta situação.

Você (agindo como Aquiles) tomará uma das decisões abaixo:
A) "Agamenon, escrevo-lhe para exigir que você devolva Criseida ao pai dela"
B) "Eu, Aquiles, resgatarei Criseida mesmo contra a vontade de Agamenon"

Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (4BB)



4BB. Com as embarcações gregas ancoradas no Mar Egeu devido ao impasse entre Agamenon e Aquiles, as tropas de todos os reinos começaram a se sentir desmotivadas em seguir para a guerra. Mesmo furioso, o guerreiro Aquiles também passara a se sentir ansioso para o embate contra os troianos.

Você (agindo como Aquiles) tomará uma das decisões abaixo:
A) "Tudo bem, aceito seguir para Troia a fim de somar ao exército dos gregos"
B) "Estou ansioso para começar logo essa guerra, mas não me rebaixarei a Agamenon"



Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (4B)



4B. Contrariado mais uma vez, Agamenon não aceitou a condição de Aquiles ser o comandante maior das tropas. Com isso, os barcos gregos que se dirigiam a Troia permaneceram no Mar Egeu até que o impasse entre os dois fosse solucionado. A situação embaraçosa ocorria em função do orgulho excessivo que existia, tanto da parte de Agamenon, como da parte de Aquiles.
Clique aqui para prosseguir

Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (4)



4. Ulisses se dirige ao reino de Aquiles e, com palavras sábias, busca convencê-lo de que há boas razões para ele ajudar os gregos na Guerra de Troia. Ulisses usou o argumento de que Aquiles precisava entrar na guerra porque, como grande guerreiro que era, "preferia uma vida curta a uma velhice indigna".

Você (agindo como Aquiles) tomará uma das decisões abaixo:
A) "Seguirei para Troia a fim de buscar a minha glória como bravo guerreiro"
B) "Partirei para Troia, mas diga a Agamenon que toda a tropa seguirá às minhas ordens"


Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (3)



3. Extremamente furioso com a decisão de Aquiles em se negar a ajudar os gregos na Guerra de Troia, Agamenon se desesperou. Ele sabia reconhecer a importância de poder contar com a bravura de um herói como Aquiles. De tão desesperado, Agamenon recorreu ao astuto Ulisses (Rei de Ítaca), para que este procurasse por Aquiles a fim de convencê-lo a entrar na Guerra.
Clique aqui para prosseguir



Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (2A)



2A. Apesar de gostar de lutar em grandes batalhas, Aquiles nunca teve simpatia por Agamenon. Assim sendo, resolveu mudar de ideia e decidiu não atender mais aos interesses do Rei Supremo da Grécia. Aquiles era muito orgulhoso para aceitar fácil os caprichos do tirano Agamenon.
Clique aqui para prosseguir

Atividade de leitura - Livro-jogo "Ilíada - A Guerra de Troia" (2)



2. Exercitando-se com sua espada em Ftia, Aquiles recebe um mensageiro enviado por Agamenon (Rei Supremo da Grécia) convocando-lhe para a Guerra de Troia a fim de defender a honra de Menelau (Rei de Esparta), o qual fora desonrado por ter sua esposa Helena "raptada" por Páris (o romântico príncipe troiano).

Você (agindo como Aquiles) tomará uma das decisões abaixo:
A) "Diga a Agamenon que partirei logo para Troia com todos os meus soldados mirmidões"
B) "Não irei, porque não tenho interesse em lutar por uma guerra que não é minha"