segunda-feira, 28 de junho de 2010
Gabarito: Atividade sobre concordância nominal
1.
a) A Gagarin e DHL
b) Provavelmente uma transportadora, porque o texto verbal acha a Terra pequena, deixando a entender que os meios de transportes dela são capazes de levar os produtos por todo o planeta.
c) "O planeta é azul. E pequeno". O termo "pequeno" foi o único alterado, mudado para o masculino singular, para concordar com planeta.
2.
a) Iuri Gagarin, astronauta soviético, ao voar na órbita da Terra
b) A de que, embora não voe tão alto, a DHL transporta encomendas para muito mais lugares distantes.
c) A DHL não chega tão alto, mas se você somar a quilometragem que ela já percorreu levando cada produto urgente a todos os cantos do mundo, é bem provável que tenha ido mais longe
3.
A) a pessoa que encomendou o produto
b) pronome de tratamento e singular
c) a encomenda, sujeito desinencial. o pronome todos substitui "pacotes"
d) a DHL trata todos os pacotes como se fossem frágeis
sábado, 26 de junho de 2010
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Gabarito: Atividade sobre o gênero textual "Editorial" 2
# Respostas:
01. C;
02. A;
03. B;
04. D;
05. E.
Gabarito: Atividade sobre o gênero textual "Editorial" 1
# Respostas:
01. D;
02. E;
03. C;
04. D;
05. A
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Gabarito: Aula sobre interpretação da poesia "A Casa", de Vinicius de Moraes
# Respostas:
1. Resposta pessoa. Uma hipótese: a barriga de uma mulher durante a gestação, aguardando a espera do nascimento do seu bebê - "o morador da casa".
2. a)
3. É feito com muito esmero porque foi feito com muito amor e carinho dos pais.
4. Os "bobos" seriam o papai, os avós, os tios e todos aqueles que aguardam ansiosos pela chegada do bebê.
5. O formato oval do "número zero" lembra o formato da barriga da mãe no final da gestação.
sexta-feira, 18 de junho de 2010
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Gabarito: Atividade sobre Orações Subordinadas Adjetivas - Tirinha do Fernando Gonsales
# Respostas:
1.
a) I - "É daqueles (sonhos) chatos / em que você não é você?"
II - "E você está num lugar / que de repente vira outro?"
III - "E tem um cara / que parece outro..."
b) I - O conectivo "(em) que" substitue DAQUELES SONHOS CHATOS.
II - O conectivo "que" substitue UM LUGAR.
III - O conectivo "que" subsitue UM CARA.
c) I - O "que" tem função de ADJUNTO ADVERBIAL ["você não é você (naqueles sonhos chatos)"].
II - O "que" tem função de SUJEITO ["(um lugar) de repente vira outro"].
III - O "que" tem função de SUJEITO ["(um cara) parece outro"].
2. Porque não haveria nenhuma novidade em contá-lo se o interlocutor já demonstrou saber como o sonho seria.
3.
a) O amor de que necessito vai tire-me da solidão.
b) Convivo com pessoas interessantes que são versadas em músicas, literatura...
c) Discordei do professor que não conseguia convencer-me. Ou: O professor de que discordei...
d) Este é o autor por quem tenho grande admiração.
e) Aqui está a testemunha em quem confio.
Gabarito: Atividade sobre Orações Subordinadas Adjetivas - Anúncio do Greenpeace
# Respostas:
1.
a) Trata-se de um ambiente natural, à beira-mar, mas sem nenhuma árvore
b) A espécie humana e as árvores
c) O enunciado menciona árvores que estão sendo cortadas e a figura representa um ser humano com o tronco cortado.
d) A simbiose homem-árvore sugere que ao derrubar uma árvore não se destrói apenas uma espécie natural, mas todo um meio ambiente, incluindo os animais e até o ser humano.
2. Não é só uma árvore: oração principal
que está sendo cortada: oração subordinada adjetiva restritiva
3. Resposta pessoal.
Gabarito: Atividade sobre Oração Subordinada Substantiva | Intertextualidade
# Respostas:
1.
a) que estamos sendo seguidos
b) Está ligada ao verbo achar
c) Oração subordinada substantiva objetiva direta / porque complementa o verba "achar"
2.
A - Uma família maior fugindo da seca e um cenário desastroso para pesarmos que eles estão sofrendo muito naquele lugar
B - Não, pôs o racismo hoje em dia ainda é muito crítico "Grande"
GABARITO: Atividade sobre Período Composto por Subordinação: as Orações substantivas
# Respostas:
1.
A)A finalidade é mostrar que a empresa de seguros " SulAmérica "faz um serviço de qualidade, evitando que nos seus asegurados ,perca o dinheiro investido . pelo seguro -/-/-/-
b) Ao leitor que pretende fazer um seguro /-/-/-/-
c) A célula é dos Estados Unidos da América, é cem dólares .
d) se o segurado confiar no serviço da SulAmérica, ele não irá perder o dinheiro aplicado . A relação é de OPOSIÇÃO simbolizada pela cédula rasgada, o que NÃO acontecerá na SulAmerica
2.
a) Transitivo direto
b) Só o Sul América Saúde evita - principal
[ que ] você faça isso com os recursos da sua empresa. - subordinada
c) Ela tem a função sintática de objeto direto
segunda-feira, 14 de junho de 2010
# GABARITO: Atividade sobre Orações Adverbiais - Período Composto
# Respostas:
1.
a) Divulgar uma marca de automóvel.
b) Aos leitores da revista em que foi publicada.
2.
a) A logomarca da empresa (abaixo) e o selo do IBAMA (no alto)
b) Para chamar a atenção do leitor para o texto verbal.
3.
a) "Qual marca você lembra?"
b) "Quando você pensa em uma marca de carro" é Oração Subordinada Adverbial Temporal / "qual marca você lembra?" é Oração Principal
4.
a) A interrupção no primeiro período e o pedido para esperar feito ao leitor.
b) Informal, porque simula a linguagem falada na rua, no dia a dia.
c) Para se aproximar do leitor e possível consumidor de sua marca.
domingo, 13 de junho de 2010
Gabarito - Exercícios sobre oração sem sujeito
# Respostas:
1.
a) Chove; faz frio; faz sol; o calor volta, o frio volta.
b) Possibilidade de resposta: No Copan vivem pessoas de diferentes origens, de variadas regiões do país.
2.
a) Não.
b) Não.
c) Não.
3.
a) Parece ser a sala de espera de um médico, um dentista ou algo semelhante.
b) Não, nessa frase ele tem o sentido de haver, existir.
c) Não. Professor: mostre que o verbo ter foi empregado como impessoal.
4.
a) Aparentemente não, pois onde eles estão não há plantas que pudessem ser beneficiadas pela chuva e que justificariam o comentário.
b) Duas. Está chovendo; há semanas.
Exercícios sobre uso do hífen com substantivos compostos
# Respostas:
1.
a) água-furtada
b) porta-retrato
c) café com leite
d) fim de semana
2. É empregado o hífen porque os substantivos designam espécies animais e vegetais.
3. Não, pois "lírios do campo" não está grafado com hífen. Trata-se de lírios que existem no campo, campestres.
4.
a) mal-entendido
b) sem-teto
c) além-túmulo
d) bem-aventurança
e) mal de Alzheimer
5.
a) vassoura-de-bruxa; vassoura de bruxa
b) água marinha; água-marinha
6.
a) Os norte-americanos são frequentemente vistos como dotados de espírito prático.
b) Faremos abaixo-assinados pedindo a alteração do regulamento interno.
c) Estes criados-mudos pertenciam à minha avó.
d) As novas demandas de mercado exigirão da empresa forças-tarefas. (Também admitido forças-tarefa)
e) Os vice-prefeitos ficaram conhecidos pelas gravatas extravagantes.
f) Os marca-passos tendem a ser substituídos por uma nova tecnologia.
g) Os guarda-chuvas foram feitos para ser esquecidos.
Gabarito - Interpretação de crônica argumentativa | Pesadelo paulistano
# Respostas:
1) Sobre um fato do cotidiano
2)
a. O pesadelo, para o cronista, é a presença ininterrupta de TVs ligadas em bares e restaurantes de toda a cidade.
b. Ele é contra essa onipresença da TV em bares e restaurantes.
c. “É triste, irritante e assustador constatar que, de uns tempos pra cá, na maioria dos bares e restaurantes de São Paulo há uma ou mais TVs ligadas.”
3)
a. “Imagino que se as TVs de plasma se tornaram símbolo de status – o dono de bar/restaurante que não tem a sua está excluído do mercado. Ele precisa fornecer esse serviço ao consumidor. Ou então elas são uma reação publicitária à cidade limpa do prefeito Kassab: se não se podem usar outdoors, enfiam as propagandas porta adentro.”
b. “Pessoalmente, não me incomodo de assistir, uma vez ou outra, a alguma partida de futebol, embora não torça pra time nenhum. Durante o jogo, se o públicos faz questão, tudo bem: TV ligada. A tela verde por duas horas, às vezes um lance que vale a pena ser visto...”
c. “se o públicos faz questão, tudo bem: TV ligada.” “É a realidade brasileira, mano”, me disse um garçom a quem perguntei se ele não cansava daquele programa sensacionalista. E ele tem razão.”
4)
a. Uma situação em que o leitor estaria bebendo e comendo em um ambiente em que a TV estivesse exibindo um filme com cenas de violência e sangue.
b. O cronista propõe que o cliente registre uma queixa, manifestando sua insatisfação pela presença da TV no estabelecimento. Essa proposta pede uma postura ativa dos clientes para interferir na realidade, tentando mudá-la.
Gabarito - Exercícios sobre concordância nominal
# Respostas:
1.
a) rios
b) água
2.
a) A concordância com os substantivos lixo e esgotos (masculino e plural), que são núcleos do sujeito.
b) Não, pois, estando cada um dos núcleos no masculino e no singular, o adjetivo, por concordar com os dois núcleos, ficaria no masculino e no plural.
3.
a) O suco vem de um cano de esgoto.
b) Elas se complementam, já que a mensagem verbal reforça o que se vê.
4.
a) Ao público em geral, especialmente às pessoas que poluem os rios brasileiros com lixo e esgoto.
b) A finalidade é levar o leitor à reflexão sobre a qualidade da água que ele consome e fazê-lo sentir-se também responsável pela preservação dos rios.
5.
a) longos
b) compactos/compactas
c) perigosos/perigoso
d) usado/usados
e) aprovadas/aprovados - bastante
f) bastante
g) bastantes
h) bastantes
i) meio
j) poucas/meia
Gabarito - Concordância nominal em cartum
sábado, 12 de junho de 2010
Gabarito - Exercício sobre objeto direto e indireto
# Respostas:
1.
a) a peruca; o acessório; a calvície
b) é objeto indireto
2.
a) Os meninos entretiveram-se com os brinquedo. | com os brinquedos = OI
b) A canção agradou ao público. | ao público = OI
c) Ela não acredita em desculpas tolas. | em desculpas tolas = OI
d) Ela gosta de doces e refrigerantes. | de doces e refrigerantes = OI
Gabarito - Análise da crase em cartum
# Respostas:
1.
a) O verbo "candidatar-se" rege a preposição "a" (candidatar-se a algum cargo); a palavra "reeleição" requer artigo "a". Então: Decidi me candidatar à reeleição.
2. Variedade coloquial; o verbo "assistir" foi empregado sem preposição (assistir alguma coisa), diferentemente do que propõe a norma-padrão: assistir a alguma coisa. O emprego da variedade coloquial está adequado, pois o fato de mulher fazer , para a outra personagem, um comentário sarcástico em relação à fala do marido permite inferir que se trata de um situação informal de comunicação.
Gabarito - Análise tirinha Mafalda - classificação do substantivo
# Respostas:
1. Susanita preza valores materiais (vestidos), ao passo que Mafalda preza valores culturais.
2.
a) vestidos: substantivo simples, plural, concreto; cultura: substantivo simples, singular, abstrato
b) Cultura é um substantivo abstrato, pois refere-se a conhecimento humano, e não a algo que se possa mostrar materialmente, como um vestido. Daí a frase “sair sem cultura na rua” ser inesperada e provocar o efeito de humor.
Gabarito - Exercícios Linguagem Verbal e Não Verbal
# Respostas:
1)
a.
R. Aos motoristas em geral. Que é proibido virar à esquerda.
b.
R. Para que os motoristas e os pedestres possam identificar as mensagens de forma mais rápida.
2)
a.
R. O texto verbal complementa o não verbal.
b.
R. O fato de o Gato descobrir que pode fazer qualquer coisa, por estar em um sonho, e, no sonho, decidir continuar dormindo.
3)
R. Porque é um texto instrucional e tem como objetivo orientar o leitor a realizar algo.
Gabarito - Análise tirinha Níquel Náusea | Flexão do adjetivo
# Respostas:
1.
a) Referem-se ao que Níquel pediu à ratinha que falasse.
b) No primeiro quadrinho, está explícito – é coisa. Nos demais, está subentendido – também é coisa.
2. Sim. Refere-se a um substantivo que pode ser inferido, como ideia ou mesmo coisa.
3.
a) Há uma relação de gradação.
b) Bem grande: superlativo absoluto analítico; maior comparativo de superioridade.
4.
a) Terreno.
b) Baldias.
Gabarito - Exercício sobre flexão do substantivo
# Respostas:
1.
a) A menininha no chão ter respondido "bom dia", Porque tudo leva a crer que os adultos, sérios, ao dizer "bom dia", estavam se cumprimentando apenas para cumprir uma formalidade.
b) Em um cômodo de uma casa, provavelmente uma sala, que tem os itens enumerados nos últimos versos: cadeiras, mesa, jarro, flores, relógio, retrato, livros.
c) Porque são seres inanimados, sem vida.
d) Comuns, concretos, simples.
2.
a) Homem, mulher
b) Por meio da troca da última vogal, -a, pela vogal –o.
c) Femininos: cadeiras, mesa, flores. Masculinos: jarro, relógio, retrato.
d) Não.
e) Não.
3.
a) O sufixo –inha forma o diminutivo, indicando que se trata de uma menina pequena. Também é possível considerar que menininha seja uma forma afetiva de se referir a uma menina.
b) Não. O acréscimo do sufixo –inha ao substantivo mulher resulta em mulherzinha, palavra que tem sentido pejorativo.
Gabarito - Exercícios sobre conjunção MAS
Gabarito - Interpretação de cartum MAITENA | Período composto
# Respostas:
1) Maitena satiriza as viagens de turismo em que as pessoas passam o tempo todo correndo de um lado para o outro, tentando ver todas as "atrações" do lugar para onde viajaram.
> Enquanto o marido conta, excitado, todas as visitas e passeios feitos, a mulher demonstra sua insatisfação por não ter tido tempo de fazer compras. O que fica evidente é que os dois tinham expectativas muito diferentes em relação à viagem.
2) O recurso gramatical é a apresentação de uma série de ações nomeadas por verbos (fomos, provamos, caminhamos, tiramos [fotos].filmamos, visitamos).
> Como todas as ações nomeadas vêm apresentadas em sequência na fala do marido, separada somente por vírgulas, a impressão que essa estrutura provoca é a do encadeamento incessante de atividades em um breve espaço de tempo, quase como se o casal não tivesse tido oportunidade para descansar.
3) O cartum tematiza o fato de o namorado da filha de uma das senhoras não ter um "trabalho" regular. Ele é um artista.
a) Quando diz que se acalmou ao saber que o namorado da filha se dedicava à pintura e, depois, explica ter imaginado que ele era um pintor de apartamentos, a primeira senhora deixa implícita a sua opinião negativa sobre a atividade artística. Para ela, dedicar-se à pintura não é um "trabalho".
b) "Que trabalhava!". Essa expressão, associada ao comentário anterior (explicação de que imaginava que o namorado fosse um pintor de apartamentos), deixa claro que, para ela, pintura artística não é um trabalho. O uso do pretérito imperfeito do verbo reforça essa ideia.
4) A primeira reação foi de calma, quando a filha informou que o namorado se dedicava à pintura. Essa reação é justificada pelo fato de a mãe supor que o rapaz é pintor de paredes.
> A segunda reação foi a de preocupação, quando descobriu que o rapaz era pintor de quadros. O que permite identificar tal reação é o comentário sobre ter "imaginado outra coisa" a respeito da ocupação do rapaz, que a teria deixado tranquila. Como sua conclusão inicial estava equivocada, podemos
imaginar que ela não tinha motivos para continuar tranquila.
5.
a) No primeiro trecho.
b) As conjunções quando, que, porque.
Gabarito - Análise tirinha Garfield | Pronome oblíquo
# Respostas:
1. No primeiro quadrinho, Garfield nota a língua do cachorro Odie caída a seu lado e compara-a a um puxador de campainha usado para chamar um serviçal. Depois de puxar a língua de Odie, ordena-lhe que vá buscar um bolinho e uma xícara de café.
> Garfield sabe muito bem que aquilo que vê é a língua do cachorro. No entanto, faz de conta que é um objeto usado para convocar um serviçal. Quando vê o cachorro despencado a seu lado, assume ares de um lorde inglês e ordena que lhe traga café e bolo. É esse comportamento cínico, associado à famosa preguiça de Garfield, que produz o efeito de humor.
2. O pronome oblíquo é me.
a) O pronome oblíquo me está diretamente relacionado ao verbo trazer (flexionado no imperativo afirmativo, traga) e indica sobre quem recai a ação do verbo. Ou seja, informa que o bolinho e o café devem ser trazidos para Garfield.
b) O pronome oblíquo me antecede o verbo trazer, na fala de Garfield.
Gabarito - Questão sobre preconceito linguístico | Marcos Bagno
# Respostas:
a) O autor compara as diferenças existentes entre a morfologia verbal do inglês e a do português para mostrar como são avaliados de modos diferentes por alguns brasileiros.
b) Sim. O texto aponta para o fato de que uma perspectiva preconceituosa impede que algumas pessoas avaliem com isenção fenômenos linguísticos que deveriam servir de base para a reflexão sobre o funcionamento das línguas e das sociedades.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Gabarito - Análise tirinha Gaturro | Classificação dos substantivos
# Respostas:
1) Os substantivos utilizados por Gaturro são: avental, mochila, livros, estojo, maçã e vontade. O substantivo vontade é abstrato; os demais substantivos são concretos.
> Os substantivos avental, mochila, livros, estojo e maçã são concretos porque nomeiam seres (objetos) que têm uma existência independente. O substantivo vontade é classificado como abstrato porque nomeia um sentimento, algo que não tem uma existência independente: sua manifestação está associada a outro ser (Gaturro).
2) Ao afirmar que sempre se esquece de levar a vontade (de estudar) para a escola, Gaturro deixa claro que, em geral, ele não deseja estar neste ambiente. É o contraste entre os substantivos concretos (avental, mochila, livros, estojo e maçã) e o substantivo abstrato (vontade) que, no contexto da tira, produz o efeito de humor, porque evidencia que, embora Gaturro tenha todos os elementos de que necessitaria na escola, falta-lhe um sentimento essencial, nomeado pelo último substantivo apresentado: a vontade de estar ali.
Gabarito - Interpretação de Texto | Sabe o Português?
# Respostas:
1. Em primeiro lugar, a autora trata da dificuldade associada aos modos verbais (Indicativo, Subjuntivo e Imperativo). Depois, refere-se à confusão, gerada em sua "cabeça ginasial", pelas noções associadas aos tempos do modo Indicativo. Por último, trata da conjugação dos verbos regulares e irregulares, ressaltando que estes últimos são mais difíceis, em especial o anômalo ir.
> Porque, para ela, a ideia de ordem ou comando associada a esse modo verbal permitiria dizer, de forma incisiva, àquele que pede um favor (um irmão, no caso), que ele mesmo fizesse o que estava pedindo ("faze tu!").
2. Há uma facilidade maior em conjugar os verbos regulares, pois basta conhecer o paradigma dessa conjugação.
a) A autora conjuga dois verbos da primeira conjugação (conjugar e copiar), no presente do Indicativo, destacando as desinências que formam o paradigma desse tempo verbal.
b) Porque esses verbos apresentam formas que se distanciam do paradigma da conjugação a que pertencem, ou seja, sua conjugação apresenta irregularidades nos radicais e nas desinências verbais (de número-pessoa e modo-tempo).
2. Porque o verbo ir constitui-se como uma anomalia se comparado aos verbos regulares. A autora, ao fazer uso desse termo, evoca a classificação desse verbo: ele é um verbo anômalo, isto é, apresenta profundas irregularidades no radical, como ela comprova, em seu texto, ao apresentar as conjugações do verbo em diferentes tempos (vou, ia, fui, fosse, ido, indo, etc.).
a) As passagens no texto são: "Se eu fosse"; "Quando eu for".
b) O que explica essa identidade formal, nas duas passagens identificadas, é o fato de o verbo ser e o verbo ir estarem conjugados, respectivamente, no imperfeito e no futuro do Subjuntivo. Sugestão: Se eu fosse completamente livre, faria o que quisesse.; Se eu fosse a Minas Gerais, não deixaria de visitar as igrejas; Quando eu for candidato, responderei a todas as questões; Quando eu for à Bahia, visitarei à Universidade.
Gabarito - Análise tirinha Gaturro | Função dêitica dos pronomes
# Respostas:
1. O chefe (ou dono) de um escritório pergunta aos funcionários quem foi o culpado pela ocorrência de determinado erro, que a tira não esclarece qual foi. Um a um, os funcionários vão apontando um colega como sendo o culpado, até chegar ao Gaturro.
a) Na tira, há os pronomes pessoais do caso reto ele e ela e os pronomes demonstrativos essa, este, esse e aquele.
b) Os pronomes têm uma função dêitica, ou seja, "apontam" para as pessoas do discurso, isto é, eles identificam os participantes da interlocução e os seres, eventos ou situações aos quais o discurso faz referência. Na tira, essa função fica evidente porque os vários funcionários recorrem aos pronomes pessoais e demonstrativos para se referir a um colega sem nomeá-lo, mas deixando claro a quem cada um se referia.
Professor: seria interessante chamar a atenção dos alunos para o fato de que o autor da tira combina a função dêitica dos pronomes com o desenho dos dedos que apontam para as pessoas a quem os funcionários desejam atribuir a responsabilidade pelo erro.
Gabarito - Interpretação de charges | Intertextualidade
# Respostas:
1. Como o restaurante tem o nome de Prato Feito's, o slogan estaria relativamente adequado, tendo em vista o que é servido.
a) o chargista sugere, de modo crítico e bem-humorado, que em certos pratos feitos muita coisa é reaproveitada.
b) Criando uma frase similar à do químico francês Lavoisier (1743-1794): "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Naturalmente, o leitor precisa conhecer a frase original para perceber a relação intertextual.
c) Ele emprega as aspas para mostrar que se trata de um texto de outra pessoa; dessa forma, torna claro seu objetivo.
2. Ele retoma a fábula dos três parquinhos. Isso se percebe pelo cartaz à esquerda, que diz "Contos de Fadas Atualizados", e também pela imagem dos três porquinhos e do Lobo Mau, além da fala de um dos personagens que observa a cena.
a) No conto original, os três porquinhos constroem uma casa de tijolos, na qual, finalmente, se sentem seguros, porque o Lobo Mau não conseguiria derrubá-Ia, como havia feito com as duas outras, de palha e de madeira, construídas antes. Porém, no conto atualizado, o Lobo Mau obtém uma ardem de despejo, obrigando os três porquinhos a desocupar a casa. Assim, o conto moderno não tem um final feliz como o do conto original.
b) Há uma crítica social a respeito das políticas habitacionais, ou seja, em relação à dificuldade que as pessoas enfrentam quando tentam construir ou adquirir um imóvel.
Gabarito - Análise de Tirinha Snoopy | Artigo
# Respostas:
1) Qual o sentido da fala apresentada no primeiro quadrinho?
R. A menina avisa que há um cão (sem maiores especificações) na porta de casa, querendo entrar.
2) No segundo quadrinho aparece o pensamento do cachorro Snoopy. De que modo ele se relaciona com a fala do primeiro quadrinho? Explique.
R. O pensamento de snoopy é um questionamento do que foi dito pela menina. Ele não gosta de ser caracterizado como UM cachorro. Prefere ser apresentado como O cachorro.
3) Considerando a distinção feita por Snoopy entre um e o, explique de que modo o uso desses dois termos afeta o que é dito sobre ele.
R. Quando é apresentado como um cachorro, Snoopy se sente desvalorizado. Não há nada que o distingua de todos os outros seres que podem ser nomeados como cachorros. Ao se definir como o cachorro, o que ele pretende dizer é que é único, particular, especial. Mesmo pertencendo a uma espécie muito vasta, tem características que o tornam singular.
Gabarito - Exercício sobre Regionalismo | Variedade Linguística
# Respostas:
1) Como uma pessoa humilde, que mora num casebre, longe da cidade, e enfrenta trabalho pesado no campo, sem descanso.
2) Segundo ele, o menestrel canta, toca viola, viaja por vários locais, levando sua música, e deseja encontrar a pessoa amada. O eu lirico, por sua vez, se sente apenas um cantor do mato.
3) Porque o poema apresenta versos simples, que seguem a mesma métrica e fazem pouco uso de figuras de linguagem. Não há um vocabulário rebuscado, o que facilita a compreensão geral do texto.
4) O eu lírico relata o trabalho difícil no campo, as lembranças do passado, a valentia do caboclo, a lida diária do vaqueiro e a pobreza do mendigo. Como diz no último verso, ele canta "as verdade[s] das coisa[s] do Norte".
5) Ele se refere aos governos e às autoridades responsáveis pelas condições básicas de sobrevivência dos cidadãos.
6) Ele confessa que não tem ambição de ganhar muito dinheiro e enriquecer, pois vive satisfeito como cantor nordestino, revelando a realidade de seu povo.
7) "Sou poeta das brenha", "Nas pobre paioça", "Nas noite assombrada", etc.
Gabarito - Análise crítica de charge - Arionauro
# Respostas:
a) As más condições de atendimento médico nos hospitais do país, em especial na rede pública.
b) A falta de investimentos no sistema de saúde; por causa disso, os aparelhos hospitalares estão quebrados ou são inadequados, e os médicos precisam improvisar para examinar os pacientes.
c) Os traços curvos em torno do corpo do paciente sugerem sua inquietação, tentando escapar do "exame". As gotas de suor no rosto do médico e as lágrimas nos olhos do paciente mostram a aflição de ambos, por razões diferentes. O aparelho remendado e com teias de aranha, ao lado da cama, completa a imagem do caos e do descaso da saúde brasileira.
Gabarito - Leitura e interpretação de crônica humorística
# Respostas:
1.
a) Ele se inspirou na realidade do trânsito, para mostrar como a maioria dos motoristas dirige com imprudência e mau humor, perdendo facilmente
a calma no volante.
b) Segundo ele, com base no comportamento de uma pessoa na direção de um veículo, pode-se comprovar seu grau de evolução.
2.
a) A atitude descontrolada de certas pessoas quando ocorre alguma colisão no trânsito. O autor descreveu, basicamente, a reação física de dois motoristas, para mostrar o desequilíbrio de ambos: "Olhares ferozes. Torsos inclinados para a frente. Mãos crispadas"
b) Pessoal.
c) Aquele que sugere a imagem dos motoristas irritados como se fossem seres pré-históricos vestidos com peles e de porrete nas mãos: "Bastaria [...] trocar os ternos por peles e entregar um porrete para cada um".
3.
a) Em geral, as pessoas são aparentemente serenas, mas, quando expostas a situações tensas, como a de enfrentar o trânsito, se irritam com facilidade.
b) Talvez porque o modo como os outros motoristas dirigem as deixe nervosas, fazendo com que elas comecem a agir da mesma forma.
4.
a) Ambos agem como crianças, pois parecem disputar o espaço no trânsito como se estivessem em um jogo de computador.
b) O narrador quer mostrar a atitude inconsequente do motorista quando perde o controle no trânsito e discute com o outro. Ou, de forma mais ampla, ele tenta demonstrar a irresponsabilidade dos condutores em geral, quando dirigem sem cautela e acarretam danos a todos.
c) Pessoal. Sugestão: Sim, pois ele sugere ao amigo que tenha mais serenidade e ponderação antes de tomar uma atitude impensada.
d) Pessoal.
5. O fato de as seguradoras cobrarem menos seguro das mulheres por elas serem mais cautelosas e provocarem menos acidentes.
6. Pessoal. Sugestão: Foi uma atitude sensata, pois ele talvez se sentisse incapaz de controlar seus impulsos. Desse modo, pode ter evitado um problema maior.
7. Exemplos: "Basta observar dois sujeitos"; "Ele passou a costurar por todos os lados."; "Um idiota está parado"; "culpa daquele imbecil!"; "- Ô dona Maria, vá pilotar fogão!"; "empatando o trânsito"; etc. Foram usadas expressões informais ou coloquiais para representar a fala de algumas pessoas e também para tornar a narrativa mais descontraída e leve, tendendo para o humor.
8. Literária, pois o narrador conta a história de forma pessoal, subjetiva: "Quando vou para o Litoral Norte é uma tortura".
9. Divertir ou entreter o leitor. | Fazer o leitor refletir criticamente sobre a vida.
10. O autor abordou um assunto polêmico e bem atual em nossa sociedade: a violência no trânsito. Com bom humor, ele mostra como muitos cidadãos ficam descontrolados ao volante e tomam atitudes impensadas, representando perigo constante para as outras pessoas.
Gabarito - Interpretação de poema: O que é que eu quero para a vida?
# Respostas:
1. Dúvida e dificuldade em resolver questões existenciais; insatisfação do ser humano.
2. Ele trata o tema com humor
3.
a) O eu lírico expressa que essa é uma pergunta recorrente. Pode expressar tédio, cansaço pela dificuldade em respondê-la.
b) Expressa a dificuldade do eu lírico em se sentir satisfeito, pois nem consegue se lembrar de quando foi feliz.
4. Sim. A linguagem é prosaica, cotidiana, concisa; não há preocupação com a forma tradicional.
5. O uso do infinitivo: "Logo de manhã a fazerem-me essa pergunta."; "[...] a fazerem-me a pergunta logo pela manhã [...]". Emprego do pronome pessoal: "Se ma fizessem de noite eu sabia o que responder".
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Gabarito: Atividade sobre preposições - Tirinha da Dona Anésia
Respostas:
1) Porque não era uma carta, era o cartão de um psiquiatra.
2) Porque ela deve achar que ele está louco ou é um psicopata.
3) Resposta Pessoal
4)
a) no (em + o), pra, em
b) lugar
c) lugar
5) 4, 6, 2, 5, 1, 3.
terça-feira, 8 de junho de 2010
Gabarito - Atividade sobre Orações subordinadas substantivas (II)
# Respostas:
1.
a) lembrar; oração que complementa o verbo: que agora nossos voos non-stop de ida e volta para o México são noturnos.
b) Objetiva direta.
2.
a) Voos noturnos da companhia Aeroméxico.
b) Os voos de ida e volta para o México são noturnos, não se perde o dia de trabalho viajando, a Aeroméxico é a companhia aérea mais pontual do mundo
c) A pessoas que viajam para o México a trabalho, têm pouco tempo e não querem perder um dia de trabalho.
3.
a) Sugerir que a pessoa irá num voo noturno, porém de maneira confortável, como se estivesse descansando na própria casa
b) Como o coelho é rápido, as pantufas sugerem rapidez tanto na ida quanto na volta. Além disso, elas podem remeter ao descanso, ao conforto do lar, sugerindo que a viagem noturna será tão confortável quanto estar em casa de pantufas.
Gabarito - Atividade sobre Regência verbal e nominal – Sintaxe de colocação
# Respostas:
1.
a) O primeiro anúncio, no qual o verbo chegar rege a preposição a
b) Resposta pessoal. Sugestão: O anúncio em que o verbo chegar rege a preposição em (na cozinha), pois essa constitui a regência geralmente usada pelos falantes da língua em situações informais, inclusive por aqueles que na escrita adotam a norma-padrão.
c) De acordo com a norma-padrão, o verbo chegar exige a preposição a, e a palavra cozinha admite o uso do artigo a.
2. Sim, porque se trata de uma locução formada por substantivo feminino; nesse caso, essa expressão não se contrapõe à expressão a prazo.
3.
a) todas as tardes, todo dia à tarde
a tarde toda. a tarde inteira
b) um pouco, durante um período, uma época
nenhum tempo
c) amigo de muito tempo, antigo
muito idoso
d) V determinado, adequado, combinado
não determinado, algum, qualquer
e) pessoa indeterminada; toda pessoa
comum, insignificante
4. Só as mulheres gritavam. (Apenas as mulheres, entre outras pessoas, gritavam.) / As mulheres só gritavam. (As mulheres não faziam outra coisa senão gritar...) / Agora uma menina pobre... (Neste momento uma menina pobre...) / Uma menina agora pobre... (Uma menina que ficara pobre...) / Mesmo ela vai... (Até ela vai...) / Ela vai mesmo ao baile de formatura. / Ela vai ao baile de formatura mesmo. (Ela vai com certeza ao baile...)
Gabarito - Aula sobre Sujeito Indeterminado
Gabarito - Exercício: Figuras de Linguagem (atividades, aula)
# Resposta:
1.
a) A noite toda, até o sol nascer novamente.
b) Resposta pessoal. Talvez um outro olhar, um amigo, um amor.
2.
a) A cor, a mansidão, a preguiça
b) A sede, a força, a cor dourada
3.
a) visão
b) gosto
c) audição
4.O uso da metáfora, ao aproximar realidades diferentes, como gata e lua, sol e leão, enriquece o texto quanto às possibilidades de sentido.
Gabarito - Análise da música "Dois Rios", do Skank
# Respostas:
1.
a) chão/alto; claro/escuridão; pé/mão; mãe/pai; dia/noite
b) Dois rios. (São diferentes, pois não são opostos; andam lado a lado, mas se complementam)
2. Também se repetem os fonemas /p/ e /v/
3. Resposta pessoal
4.
a) O eu lírico e a pessoa sugerida na canção
b) Sim, pois elementos como céu/chão, pé/mão, pai/mãe não se excluem; ao contrário, complementam-se. Da mesma forma, para o eu lírico, o outro sugerido na canção vem complementar o eu lírico. O eu e o outro são diferentes e independentes (dois rios inteiros), mas caminham juntos.
Gabarito - Aula sobre gênero textual Relatório - atividades
# Resposta:
1.
a) A Física
b) s, t, movimento, espaço, tempo
2.
a) No 1º parágrafo
b) No último parágrafo
3. Descreveu os procedimentos que ela julgou necessários para analisar o movimento do tatuzinho no tubo transparente
4.
a) A demonstração do movimento do tatuzinho, em tempo e espaço, e o que ela observou
b) Para tabular (mostrar) os dados obtidos na observação
5. Não, o tatuzinho não efetuou um movimento uniforme e, portanto, não confirmou a hipótese da aluna.
6.
a) culta e formal
b) É pessoal, como confirmam os verbos em 1ª pessoa
Gabarito - Atividades sobre Complemento Nominal (I)
# Resposta:
1.
a) transitivo direto
b) objeto direto
c) De direito, pois quem tem direito tem direito a alguma coisa.
d) complemento nominal
2. Resposta pessoal. Sugestão: igualdade, justiça, identidade, amor, educação, cuidados, socorros, proteção.
3.
a) Espera-se que o aluno perceba que não.
b) Resposta pessoal. Sugestão: Deve haver algum tipo de pressão por parte de grupos de extermínio, de comerciantes, etc.
4. A repetição é uma forma de reforçar uma verdade que tem sido desprezada.
5.
a) Resposta pessoal
b) Respostas pessoais. Professor: O objetivo aqui é apenas internalizar a
estrutura sintática do complemento nominal. Se quiser, poderá sugerir
que redijam também “Os direitos do estudante” e depois ouçam “Os
direitos do professor”.
Atividades sobre Complemento Nominal (II)
# Respostas:
1. Ele aproveitou a situação de forma criativa e positiva, criando humor e rompendo com a insatisfação.
2.
a) O termo de energia, pois ele representa o alvo do racionamento.
b) Eles são adjuntos adnominais.
3.
a) Como se deve poupar energia elétrica, o interlocutor pode acender velas, deixar o ambiente romântico e oferecer bombons à pessoa amada
b) A casais enamorados, como sugere o emprego das palavras romântico e amor, a expressão à luz de velas e também o nome do bombom
4. O fundo preto do anúncio, que faz referência à falta de energia; a cor branca das letras, que sugere a luz de velas; o bombom, em cujo papel se veem casais abraçados, dançando. Esse conjunto de elementos remete ao clima romântico propício a, segundo o anunciante, consumir o bombom anunciado.
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Gabarito - Atividades sobre pontuação
# Respostas:
1.
a) no 1º parágrafo? De um adulto: do pai ou da mãe do bebê que nasceu. Expressa a alegria pelo nascimento.
b) no 2º parágrafo? Quem fala nesse parágrafo é a criança. O ponto de exclamação, nesse caso, sugere a convicção com que fala “É meu!”.
2. À travessia da infância para a fase adulta, ou seja, à adolescência.
3.
a) De assuntos sentimentais.
b) Que ele está inseguro, não consegue se expressar com clareza e desvia o assunto central a todo instante.
4. Essa é a fase dos questionamentos, do desejo de mudar o mundo e a si mesmo.
5.
a) isto é, nada, ou / Equivale a dizer: “receosas nada, cautelosas”.
b) Corrigir o que foi dito antes.
c) Porque, nessa fase, o jovem se preocupa com o futuro, com sua imagem, e, por isso, fala com cautela.
6.
a) O título sugere que todas as fases anteriores conduziam ao amadurecimento em que o protagonista agora se encontra, isto é, ele está “no ponto”
b) Ele agora tem opiniões firmes, acabadas e não admite contestação. Ao dizer “E ponto final”, ele expressa a ideia de: “Já disse e FIM!”.
c) Alice é sua esposa, e Jorge, seu cunhado.
7.
a) Resposta pessoal. Sugestão: Luana pode ser a sua filha e, diante de um possível escândalo dela, ele se submete à sua vontade; outra possibilidade é Luana ser um caso extraconjugal do protagonista.
b) Resposta pessoal. Sugestões: Considerando-se a 1ª hipótese, sugere que o pai esteja falando baixo, sem querer chamar a atenção; considerando-se a 2ª hipótese, dá a ideia de um fato escondido, que é preciso ocultar e que não participa da história principal.
8. Resposta pessoal. Todos esses itens são possíveis.
Gabarito - Atividades sobre conjunções (I)
# Respostas:
1.
a) valor conclusivo
b) valor adversativo
c) Introduz uma explicação enfática.
d) A conjunção e indica finalidade.
2.
a) Ou estabelece uma relação de exclusão; e, de adição
b) A ideia de dúvida
c) Uma declaração, o resultado de uma escolha
3.
a) Viver simplesmente, contente ou não com o que se tem, sem pensar em mudanças.
b) Entregar-se a fantasias e devaneios; imaginar uma vida melhor, uma casa melhor, etc.
c) Em comprar e ler a revista, pois ela traz soluções de decoração capazes de transformar a vida em sonho.
4.
a) "e"
b) "mas/porém"
Atividades sobre conjunções (II)
Gabarito - Exercícios sobre Sujeito e Predicado
# Respostas:
1) Nestas orações da tira:
"Nosso amor é impossível!”
“Já estou apaixonada por outro”
a) Sujeitos: "Nosso amor" e "(eu)" / predicado: "é impossível" e "estou apaixonada por outro"
b) "é" e "estou"
c) predicativo do sujeito
2)
a) Considerando apenas o 1º quadrinho percebemos que na fala “Sinto muito! Nosso amor é impossível” o cavalo-marinho poderia tê-la usado pelo fato de ele ser do mar e o outro animal da terra ou ainda, simplesmente, porque eles são proporcionalmente diferentes (a semelhança é apenas nos nomes “cavalo” e “cavalo-marinho”).
b) A graça da tira gira em torno da expectativa do leitor em torno do motivo que gera a impossibilidade do amor entre as personagens, que é quebrado quando o cavalo-marinho se declara apaixonado por um cavalo inflável. Resume-se que o problema não decorre do fato de o cavalo ser da terra ou por causa do tamanho dele e sim
Gabarito - Atividades sobre preposição
# Respostas:
1.
a) Sugestão: Para lavar a roupa, use omo. Para viagem longa, vá de jato. Para difíceis contas, use calculadora.
b) verbo
c) A linguagem publicitária.
2.
a) A palavra para.
b) Preposição.
c) O sentido de finalidade.
3. Resposta pessoal. O importante, neste exercício, é garantir a coerência.
4. As repetições dão a ideia de que todos os dias tudo é igual; daí a relação com diariamente.
5.
6.
a) gosto mais dos de aventura.
b) … mas dos de Geografia.
c) … e, sim, ao chinês.
7.
modo
companhia
modo
8.
a) … por um sujeito estranho com óculos escuros e com um gato. / … por um sujeito estranho com óculos escuros e por um gato.
b) … sem criatividade para trabalhar e sem namorar… / … sem criatividade para trabalhar e para namorar…
c) … tomado como informante da polícia e de ladrão. / … tomado como informante da polícia e como ladrão.
9. ... tevê em cores... / Nós somos cinco irmãos...
10.
a) No segundo.
b) No primeiro.
Gabarito - Atividades sobre tipos de sujeito (II)
# Respostas:
1.
a) É meio-dia.
b) Não, é uma oração sem sujeito.
c) Na oração “Bate meio-dia”, o sujeito é meio-dia.
2.
a) metade (metade do dia)
b) centro (centro do mundo)
3.
a) Cria cores e formas.
b) Porque os balões também possuem cores e formas.
c)
• O friozinho da barriga.
• Fome.
4.
a) É imaginação infantil.
b) Para ele, o meio do mundo é o meio da rua.
5.
a) O poema cria um jogo de tempo e espaço a partir das expressões “meio-dia” e “no meio do mundo”.
b) O poema trabalha com oposições, como entre o “friozinho” da barriga do menino e os raios de sol do meio-dia; entre a triste realidade da fome e o alegre mundo de imaginação da criança.
c) Na construção do poema há um movimento que caminha do geral — “é meio-dia”, “no meio do mundo” — para o particular — “no friozinho da barriga / do menino da rua”.
d) No movimento do geral para o particular verificado no poema, passa-se pelo seguinte caminho: dentro do mundo há um país, dentro deste uma cidade, e dentro desta uma rua. E nessa rua há um menino, e na barriga dele há fome. A fome, portanto, é uma situação particular, mas no poema acaba ganhando uma dimensão social e universal, já que esse menino não é o único a viver nas ruas nem o único ser humano a sentir fome.
Gabarito - Atividades sobre verbos - Flexões do Verbo
# Respostas:
1.
a) eu amo, nós amamos
b) tu amas, vós amais
c) ele ama, eles amam
2. presente: pode, é, sabem; pretérito: faziam, havia; futuro: conseguirem, serão, vai cuidar, fará
3.
a) fui — foram
irei — irão
b) assistimos — assistiram
assistiremos — assistirão
c) suei — suaram
suaremos — suarão
d) vi — viram
verei — verão
e) falamos — falaram
falarei — falarão
Gabarito - Atividade sobre verbo com tirinha da Mafalda
# Respostas:
1.
a) Mafalda conjuga o verbo confiar no presente do indicativo e a professora escuta-a
b) Porque Mafalda deixa de se preocupar com a conjugação do verbo e faz um comentário crítico baseado no significado dele.
2.
a) No presente do indicativo.
b) Arrume seu quarto.
3.
a) Resposta pessoal. Sugestão: Começa a chover ou há muito barulho e uma mãe diz a frase à filha com a intenção de que a menina corra e feche a janela. / Uma pessoa diz que está com frio e a outra emprega a frase com a intenção de explicar por que está com frio.
b) Resposta pessoal. Sugestão: Uma mulher diz a frase ao marido com a intenção, por exemplo, de pedir a ele que compre frutas e legumes ou dê a ela dinheiro para fazer a feira, etc. / O filho diz a frase à mãe, que pretende limpar a geladeira assim que ele retire todos os alimentos.
Gabarito - Atividades sobre Verbos
Gabarito - Atividade sobre linguagem formal e informal com tirinha da Anésia
# Respostas:
1. Tira em quadrinhos
2.
a) Linguagem informal
b) "Aê, tia", "aí", "prá", "comprá", "nóis"
3. A Anésia não gostou da forma como o garoto ofereceu produto, isto é, falando de um modo que não segue a língua padrão.
4. Sugestão: "Peço sua atenção, senhora, para eu oferecer essas balas"
5. Resposta pessoal
domingo, 6 de junho de 2010
Gabarito - Atividades sobre Adjunto adverbial - 7º ano
# Respostas:
1. A professora, porque está organizando a classe.
2. Deseja um terremoto para poder ficar junto de Conceição.
3.
a) de lugar: do lado de lá, do lado de cá, no meio, em frente, em Messina, em Minas, entre escombros, junto de Conceição; de tempo: sempre, jamais
b) Os de lugar
c) Os adjuntos adverbiais de lugar reforçam a ideia da distância existente entre o eu lírico e Conceição e sugerem as dificuldades que ele tem para eliminá-la: no meio, em frente, do lado de lá, etc.
4.
a) Respostas pessoais. Professor: É importante o aluno notar que o corredor no meio da sala de
aula quase não permite mistura.
b)
5. Respostas pessoais. Professor: Vale a pena estimular os alunos neste exercício, pois eles estarão operando o conceito de adjunto adverbial de forma criativa, o que é garantia de aprendizagem.
Gabarito - Atividades sobre Transitividade verbal – objeto direto e objeto indireto (7º ano)
# Respostas:
1.
a) As cinco primeiras.
b) As três últimas.
c) passou e chegou
2.
a) Na primeira parte, o segundo verbo do primeiro verso é sempre transitivo direto; na segunda parte, transitivo indireto.
b) Na primeira parte, é sempre objeto direto; na segunda parte, objeto indireto.
c) Na primeira parte predominam verbos transitivos diretos; na segunda parte, transitivos indiretos.
3.
a) No passado. Como criança, não tinha “vergonha de ser rei dos castelos”; por isso, sua relação com o mundo era mais direta.
b) No presente, quando as próprias ações indicam maior abstração: sonhar com a noite, brigar com o mundo, sonhar com namoradas irreais.
4.
alternativas (a) e (c)
5.
a) Quero um lápis emprestado.
b) Preciso de um lápis emprestado.
c) Empresta um lápis para mim?
Gabarito - Aula sobre Adjunto Adverbial III
# Respostas:
1.
a) Refere-se à cidade do Rio de Janeiro, que é conhecida como Cidade Maravilhosa.
b) Indica origem.
2.
a) É uma das pirâmides do Egito.
b) Indica destino
c) Sim, as pirâmides eram consideradas uma das sete maravilhas do mundo antigo.
3.
a) Não
b) As palavras Maravilhosa e maravilha.
4.
a) transitivo direto e indireto: OD: suas cartas, documentos e encomendas; OI: para mais de 200 países
b) O pronome os. Teríamos: ... para você mandá-los...
Gabarito - Exercícios sobre Adjetivos
# Respostas:
1) a) adjetivos: bonito, gostoso, novo, incrível, crocante, delicioso; locuções adjetivas: com recheio, de baunilha, de morango.
b) Sendo o anúncio um texto publicitário, cuja finalidade é promover um produto (no caso, um sorvete), é natural que se empreguem adjetivos capazes de ressaltar as qualidades positivas do produto.
2) a) Encontrar o homem ideal, que reúna as características “bonito, gotoso e com recheio”.
b)O de que o sonho feminino é saborear um sorvete que reúna essas qualidades.
3) Uma pessoa “com conteúdo”, isto é, que não seja apenas bonita, mas que tenha também qualidades interiores: caráter, inteligência, sensibilidade, etc.
4) Entre outras: maravilhosa, saborosa, insuperável.
5)
a)É a palavra Milka, nome do produto, que aparece na vaquinha que está acima da frase.
b)No grau superlativo relativo.
c)porque frequentemente os anunciantes destacam seu produto como o melhor entre todos (daí as construções “o/a mais...”).
Gabarito - Exercícios sobre Substantivos - Coletivos
# Respostas:
1.
a) matilha, alcateia, bando, manada, respectivamente
b) enxame
c) Em lugar do coletivo enxame, o cartunista empregouenrascada, palavra que corresponde à situação em que se encontram pessoas que deparam com um enxame de abelhas. Professor: Se achar conveniente, desenvolva este exercício oral e coletivamente
2.
a) caravana
b) arquipélago
c) exército
d) elenco
e) acervo
f) biblioteca
g) esquadrilha
h) flora e fauna
Gabarito - Atividades sobre "Numeral" I
# Respostas:
1.
a) A palavra três, em suas duas ocorrências.
b) As (nas duas ocorrências) e uma.
c) Ao mesmo tempo.
d) Pode ler mais de três de uma vez.
Tem o sentido de “somente de uma vez”, isto é, pode ler separadamente cada uma delas.
2.
a) 122 mil: cento e vinte e dois mil — numeral cardinal
b) 207 milhões: duzentos e sete milhões — numeral cardinal
c) 250 milhões: duzentos e cinquenta milhões — numeral cardinal
d) 2 t: duas toneladas; duas — numeral cardina
3.
a) dupla — numeral multiplicativo
b) sétimo — numeral ordinal
4.
a) seiscentos
b) sessenta
c) primeiro
d) dezesseis, dezessete
e) dezenove
f) décimo segundo
g) ducentésimo quinquagésimo terceiro
h) mil, novecentos e sessenta e nove
i) octogésima sétima
j) um terço, cinquenta
k) quadringentésimo quadragésimo oitavo
Gabarito - Aula: Tira em Quadrinhos e Formação de Palavras
# Respostas:
1.
a) Porque Mafalda reconhece que seu colega de classe é conhecido por se preocupar com assuntos relacionados a negócios, capitalismo e política.
b) A associação se deve ao fato da palavra política estar ligada à sujeira e corrupção.
2.
palavr
polític
tard
forc
manh
3. palhaçada, parada, porcaria, perigoso e pirataria.
4. Objeto direto
5. O humor se encontra no fato de a Mafalda confirmar que já sabia que seu colega usaria a palavra "política" como um palavrão.