sábado, 18 de maio de 2019

Atividade sobre Concordância Verbal


1. Leia as frases a seguir e indique aquelas em que a concordância verbal não está de acordo com a variedade padrão.
a) Domingo sou eu que sairá mais cedo.
b) Foram as meninas quem ajudou a organizar os livros na biblioteca.
c) Os Lusíadas, de Camões, tratam da viagem de Vasco da Gama às Índias.
d) A turma já chegaram.
e) Uma porção de pessoas ficou presa no estacionamento do parque.
f) Esses dez por cento de comissão já me satisfazem.
g) Muitos de nós reclamou da taxa cobrada.
h) Nenhum de nós teremos a coragem de sair pela porta da frente.
i) Cerca de oito aviões se aproximam do parque neste instante.

2. Reescreva o texto abaixo, refazendo corretamente as concordâncias nominais e verbais:
“A invenção da existência deram-nos a possibilidade de estarmos não apenas no mundo, mas com o mundo. Eu posso mudar o mundo e é fazendo isso que eu me refaço. É mudando o mundo que eu me transformo também. Homens e mulheres inventa a história que eles e elas criam e faze. Nós temos de colocar a existência decentemente frente à vida, de tal maneira que a existência não mate a vida e que a vida não pretenda acabar com a existência, para se defender dos riscos que a existência lhe impõem. Isso, para mim, faz parte dessa briga pelo verde. Lutar pelo verde, tendo certeza de que sem o homem e a mulher, o verde não tem cor.”

Fonte: CanalSeeduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário