terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Atividade sobre Onomatopeias (quadrinhos)


1) Com base na tirinha da Mônica e do Cebolinha, responda às questões seguidamente propostas:

a) Em um dos quadrinhos, aparece uma onomatopeia, que é uma palavra utilizada para expressar os sons que geralmente escutamos: socos, pancadas, toques de telefone, batidas na porta. Destaque a onomatopeia e declare qual é o som que ela reproduz:

b) Pelo que se vê no último quadrinho, quem bateu e quem apanhou?

c) Na época das cavernas, os homens puxavam suas esposas pelos cabelos, o que era feito em sinal de obediência e submissão. Em sua opinião, por que Cebolinha fala que “a Mônica não pegou o espírito da época das cavernas”?

d) Cebolinha é um personagem de Mauricio de Sousa conhecido por falar de maneira errada, trocando o ‘r’ pelo ‘l’. Destaque da tirinha duas palavras em que o personagem cometeu esse erro, escrevendo-a corretamente:

2)As onomatopeias são palavras utilizadas para expressar os sons que geralmente escutamos: socos, pancadas, toques de telefone, batidas na porta, os barulhos que fazem os animais e os objetos. Complete os espaços abaixo com as onomatopeias que expressam o que é pedido entre parênteses. Confira o exemplo e observe o quadro:
MODELO:
Estava andando pela rua quando, de repente, escuto um estrondoso ................. Era uma bomba que havia estourado no prédio ao lado do banco.
Estava andando pela rua quando, de repente, escuto um estrondoso boom. Era uma bomba que havia estourado no prédio ao lado do banco.

a) Cuidado! Olhe o trem. Escute o .................... (Trem)
b) ..................... (Sino). Escute o sino. É hora da Missa.
c) Não aguento mais o ................. (Salto Alto) dos sapatos da vizinha de cima.
d) De longe já se escuta o ................ (Latido) dos cachorros que pressentem a chegada de seus donos.
e) Nada me agrada mais do que o piu-piu-piu (Pássaros) dos passarinhos da
floresta.
f) .................... (Batidas na Porta). – Mariana, atenda a porta, por favor?!
g) ...................... (Toque de Telefone). – Consultório médico, boa tarde!

Um comentário: