domingo, 31 de dezembro de 2017

Atividade sobre o gênero textual Bilhete



Leia atentamente os textos abaixo e faça o que se pede.

Texto 1

Letícia,
No sábado, eu vou ao cinema com a minha mãe. Vamos sair Mais ou menos às treze horas. Você quer vir com a gente?
Beijos,
Lorenna.

Disponível em: www.portaldoprofessor.mec.gov.br


Texto 2

BILHETE
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...
(Mário Quintana)

# Exercícios: 
1) Como já é do seu conhecimento, o bilhete é uma mensagem curta enviada para alguém. Qual dos dois textos é verdadeiramente um bilhete? Justifique sua resposta.

2) Você deve ter observado que o texto 2, embora tenha o título de “bilhete”, não apresenta elementos fundamentais deste gênero. Que elementos são esses?

3) Os dois textos tratam de assuntos diferentes. Qual o assunto do texto 1? E do texto 2?

4) Elabore um bilhete para um familiar informando que teve de sair mas que retornará em breve pra casa.

Um comentário: