quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Atividade de interpretação a partir do romance "Jogos Vorazes", de Suzanne Collins



Leia o trecho do livro "Jogos Vorazes" (de Suzanne Collins), em que Peeta Mellark (um participante dos "Jogos") é entrevistado por Caesar (entrevistador do "Jogos").

"- Ela tem outro cara? - Pergunta Caesar. 
- Eu não sei, mas muitos outros garotos gostam dela - diz Peeta. 
- Então, faça o seguinte. Ganhe, volte para casa. Ela não pode te recusar então, hein? - diz Caesar. 
- Eu não acho que vai funcionar. Ganhar... não vai ajudar no meu caso - diz Peeta. 
- Por que não? - diz Caesar, perplexo. 
Peeta cora um tom de beterraba e gagueja. -Porque... porque... ela veio aqui comigo." 

# Questões:
1. Qual o gênero textual que pertence o livro "Jogos Vorazes". Justifique com suas próprias palavras.

2. A partir do trecho lido:
a) Qual é a situação conflituosa vivenciada pelo personagem Peeta?

b) E qual o propósito do personagem Caesar com essa situação?

c) Sabendo-se que, pelas regras dos "Jogos", apenas um participante sobrevive até o final, por que Peeta diz que não adiantaria ganhar a competição?

4. Na sua opinião, esse trecho faz uma crítica à diversão da classe dominante à custa do sacrifício dos menos favorecidos? Em, no mínimo 5 linhas, desenvolva uma análise sobre isso.

5. Identifique no texto:
a) Uma frase em discurso direto

b) uma frase em discurso indireto

c) uma oração indicando oposição

d) uma oração indicando explicação Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário