domingo, 22 de agosto de 2010

Atividade sobre o gênero textual carta (Carlos Drummond de Andrade)




Leia o texto abaixo.

Amado Pae
5ª feira recebi vossa carta-bilhete do dia 29, que me alegrou, pois por ela fui informado que tudo [...] vai na forma costumeira, sem novidades.
Por aqui, a cousa é a mesma. Eu já estou restabelecido de todo e não é sem tempo, pois fiquei quatro dias tomando apenas canja, em virtude de prescrição médica. Ora, quatro dias de canja não é nenhuma brincadeira... [...]
Estou muito e muito saudoso, mas o que me consola muito é a certeza de que falta pouco tempo. Estamos quase no fim do ano ginasial. [...] Por hoje basta. Envio-vos saudosíssimos e respeitosos abraços. Beijando-vos a mão, peço a vossa bênção.
O filho muito amoroso.
Carlos.
ANDRADE, C. D. Língua, ano 3, nº 42, abr. 2009

Questões:
1. Esse texto apresenta uma linguagem
A) científica.
B) culta.
C) informal.
D) regional.

2. No segundo parágrafo desse texto, entende-se que Carlos estava
A) ansioso.
B) com preguiça.
C) com raiva.
D) doente.

3. Nesse texto, no trecho “Estamos quase no fim do ano ginasial.”, a expressão destacada indica
uma ideia de
A) causa.
B) lugar.
C) modo.
D) tempo.

4. Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião é:
A) “... fui informado que tudo [...] vai na forma costumeira, sem novidades.”. (ℓ. 2-3)
B) “Por aqui, a cousa é a mesma.”. (ℓ. 4)
C) “Ora, quatro dias de canja não é nenhuma brincadeira...”. (ℓ. 5-6)
D) “Beijando-vos a mão, peço a vossa bênção.”. (ℓ. 9)

5. De acordo com esse texto, Carlos tomou canja por 4 dias porque
A) estava quase no final do ano.
B) estava restabelecido.
C) estava saudoso.
D) estava seguindo ordens médicas. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# RESPOSTAS (GABARITO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário