terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Atividade sobre Adjunto Adnominal V


1. Leia este texto:

 Qual é a diferença entre furacão e tornado? 

Furacão é, na verdade, um ciclone. Os ciclones são formados por redemoinhos de chuva e vento e nascem no mar, em águas quentes. Eles surgem quando o ar sobe em colunas, formando fortes tempestades. Quando surge sobre o oceano Atlântico, ele é chamado de furacão. Se nasce no oceano Pacífico, ganha o nome de tufão. Eles caminham em direção ao continente com ventos que podem chegar a 200 quilômetros por hora. Já o tornado se forma em terra, quando duas correntes de ar, uma quente e úmida, outra fria e seca, se chocam. Aí, o ar quente é lançado para o alto e começa uma grande tempestade. Os tornados são menores que os ciclones, mas também podem ser muito destruidores. (Recreio, nº 291.) 

 Identifique os adjuntos adnominais dos termos destacados no texto. Atenção: você deve, antes, identificar mentalmente o núcleo dos termos.

2. Destaque os adjuntos adnominais dos sujeitos das orações seguintes. Atenção: em primeiro lugar, você deve, mentalmente, identificar o sujeito e seu núcleo!
 a) As unhas crescem 1 centímetro a cada 28 dias. [...] As unhas das mãos crescem aproximadamente quatro vezes mais rápido do que as unhas dos pés.
b) Cada soluço dura até menos do que um segundo. Os soluços ocorrem a uma frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. [...]
c) As impressões digitais formam-se de seis a oito semanas antes do nascimento. Elas nunca são iguais. Duvida? Faça o teste com seus amigos.
d) As quatro zonas de sensibilidade da língua são: amargo (fundo), azedo (laterais do fundo),salgado (laterais da frente) e doce (frente).
e) A principal fábrica de sangue é a medula óssea. Produz duzentos mililitros de sangue por minuto.
(Trechos extraídos de Marcelo Duarte. O guia dos curiosos. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.)

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagem Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário