segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Análise da música "Brazuca", de Gabriel O Pensador - Aula especial para Copa Mundo 2014



Atividade de aula de português para o período de Copa do Mundo, a partir da letra da música "Brazuca", de Gabriel O Pensador, com exercícios de interpretação de texto.

Leia a música "Brazuca", de Gabriel - O Pensador, e responda as questões que seguem:

Futebol? futebol não se aprende na escola
No país do futebol o sol nasce para todos mas só brilha para poucos e brilhou pela janela do barraco da favela onde morava esse garoto chamado Brazuca
Que não tinha nem comida na panela mas fazia embaixada na canela e deixava a galera maluca
Era novo e já diziam que era o novo Pelé
Que fazia o que queria com uma bola no pé
Que cobrava falta bem melhor que o Zico e o Maradona e que driblava bem melhor que o mané, pois é
E o Brazuca cresceu, despertando o interesse em empresários e a inveja nos otários
Inclusive em seu irmão que tem um poster do Romário no armário
Mas joga bola mal pra caralho
O nome dele é Zé Batalha
E desde pequeno ele trabalha pra ganhar uma migalha que alimenta sua mãe e o seu irmão mais novo
Nenhum dos dois estudou porque não existe educação pro povo no país do futebol
Futebol não se aprende na escola
É por isso que Brazuca é bom de bola

Brazuca é bom de bola
Brazuca deita e rola
Zé Batalha só trabalha
Zé Batalha só se esfola
Chega de levar porrada
A canela tá inchada e o juiz não vê
Chega dessa marmelada
A camisa tá suada de tanto correr
Chega de bola quadrada
Essa regra tá errada, vâmo refazer
Chega de levar porrada
A galera tá cansada de perder

No país do futebol quase tudo vai mal
Mas Brazuca é bom de bola, já virou profissional
Campeão estadual, campeão brasileiro
Foi jogar na seleção, conheceu o mundo inteiro
E o mundo inteiro conheceu Brazuca com a dez
Comandando na meiúca como quem joga sinuca com os pés
Com calma, com classe, sem errar um passe
O que fez com que seu passe também se valorizasse
E hoje ele é o craque mais bem pago da Europa
Capitão da seleção, tá lá na copa
Enquanto o seu irmão, Zé Batalha, e todo o seu povão, a gentalhada favela de onde veio, só trabalha
Suando a camisa, jogado pra escanteio
Tentando construir uma jogada mais bonita do que a grama que carrega na marmita
Contundido de tanto apanhar
Confundido com bandido
Impedido
Pode parar!!
Sem reclamar pra não levar cartão vermelho
Zé Batalha sob a mira da metralha de joelhos
Tentando se explicar com um revólver na nuca:
Eu sou trabalhador, sou irmão do Brazuca!
Ele reza, prende a respiração
E lá na copa, pênalti a favor da seleção
Bola no lugar, Brazuca vai bater
Dedo no gatilho, Zé Batalha vai morrer
Juiz apitou… tudo como tinha que ser:
Tá lá mais um gol e o brasil é campeão
Tá lá mais um corpo estendido no chão

Refrão

O país ficou feliz depois daquele gol
Todo mundo satisfeito, todo mundo se abraçou
Muita gente até chorou com a comemoração
Orgulho de viver nesse país campeão
E na favela, no dia seguinte, ninguém trabalha
É o dia de enterrar o que sobrou do Zé Batalha
Mas não tem ninguém pra carregar o corpo
Nem pra fazer uma oração pelo morto
Tá todo mundo com a bandeira na mão esperando a seleção no aeroporto
É campeão da hipocrisia, da violência, da humilhação
É campeão da ignorância, do desespero, desnutrição
É campeão da covardia e da miséria, corrupção
É campeão do abandono, da fome e da prostituição

# Exercício:
1. A letra da música “Brazuca” faz um retrato do contexto social do nosso país. Afinal, que problemas sociais são levantados na música?

2. Com que intenção o autor da música apresenta esses problemas sociais?

3. Como você interpreta o verso “o sol nasce para todos mas só brilha para poucos”?

4. Levante hipóteses: Por que o autor da música optou por escrever com “z” o nome do personagem Brazuca?

5. Assim como o nome do personagem da música, a bola oficial da Copa do Mundo de 2014 também se chama “brazuca”. Na sua opinião, existe alguma relação entre o personagem com a bola? Explique sua resposta.

6. A letra faz um paralelo entre dois mundos diferentes – um do jogador de futebol e o outro do trabalhador comum. A partir da letra, enumere as diferenças entre esses mundos.

7. Apesar da música “Brazuca” ter sido gravada em 1999, o contexto constatado nela pode ser comparado ao momento atual do Brasil - próximo de sediar uma Copa do Mundo? Explique sua resposta.

8. Reescreva um ou mais versos da música, os quais te chamou a atenção e, depois, faça um comentário sobre.

# RESPOSTAS (GABARITO)  

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário