segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Atividades sobre verbos - Flexões do Verbo




Atividade para aula de Língua Portuguesa sobre "flexões do verbo"

Leia estes quadrinhos, do cartunista argentino Quino:

1. Esses quadrinhos apresentam uma sequência de sete situações. Nelas, você pode observar, com clareza, as três pessoas do discurso e as flexões de número e de pessoa dos verbos.
a) Quais são os verbos e pronomes que indicam a 1ª pessoa?
 b) Quais indicam a 2ª pessoa?
 c) E quais indicam a 3ª pessoa?

2. Identifique o tempo (presente, pretérito ou futuro) em que estão as formas verbais destacadas neste texto:
 NAS ONDAS DO RÁDIO 
     Antes de existir televisão, as novelas faziam o maior sucesso no rádio. Como não havia imagem, os atores tinham de caprichar na voz. [...] 
     Você também pode se divertir fazendo um programa de rádio com seus amigos. Primeiro, escrevam uma história com vários personagens, dividindo os papéis com os colegas. É legal reunir meninos e meninas, para ter vozes diferentes. 
     Se vocês conseguirem um gravador, a brincadeira fica melhor ainda, pois o programa poderá ser gravado. 
     Depois de decidir quem serão os atores, escolham quem vai cuidar da música do programa e qual turma fará os efeitos sonoros. 
     Lembrem-se também dos amigos que sabem imitar animais e personagens famosos e podem dar um toque divertido à história. Depois, é só apresentar o programa para todo mundo. (Recreio)

3. Observe as frases:
Ontem, eu cheguei atrasado. E eles, também chegaram? (verbo chegar
Amanhã, eu chegarei atrasado. E eles, também chegarão?

 Será que você é capaz de fazer o mesmo? Então, em seu caderno, complete as frases que seguem, sempre colocando os verbos primeiramente no passado e, depois, no futuro.
a) Ontem, eu ___ ao cinema. E eles, também ? (ir) Amanhã, eu ao cinema. E eles, também ___? (ir)
 b) Ontem, nós ___ à tevê. E eles, também ? (assistir) Amanhã, nós à tevê. E eles, também ___? (assistir)
 c) Ontem, eu ___ a camisa. E eles, também ? (suar) Amanhã, nós a camisa. E eles, também ___? (suar)
 d) Ontem, eu ___ o desfile de carnaval. E eles, também ? (ver) Amanhã, eu o desfile de carnaval. E eles, também ___? (ver)
 e) Ontem, nós ___ a verdade. E eles, também ? (falar) Amanhã, eu a verdade. E eles, também ___? (falar) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens

Um comentário: