domingo, 26 de janeiro de 2014

Atividade sobre substantivos no texto (gramática no texto) II


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "substantivo".

Leia este anúncio e responda às questões de 1 a 7.

1. Todo anúncio publicitário tem a finalidade de promover um produto ou uma ideia. Leia o enunciado da parte superior do anúncio. O que o anúncio promove: um produto ou uma ideia? Qual?

2. Os anúncios geralmente são constituídos por uma parte visual e uma parte verbal (com palavras). Observe a parte visual do anúncio: o desenho traçado com giz sugere uma brincadeira infantil.
 a) Qual é essa brincadeira?
b) Você já participou dessa brincadeira alguma vez? Se sim, conte para os colegas como é esse jogo, explicando de onde se sai, aonde se chega, onde ficam o céu e o inferno e como se pode ganhar o jogo.

3. O jogo real tem dez casas, identificadas com números de 1 a 10. No jogo do anúncio, entretanto, as casas são identificadas com palavras.
a) A que classe gramatical essas palavras pertencem?
 b) O que elas indicam, no jogo do trabalho infantil?

4. Suponha que uma criança entre no jogo do trabalho infantil pela casa “Trabalho”, o ponto de partida do jogo.
a) A que outras casas essa criança pode ser levada?
 b) O que essas etapas representam para o cidadão que essa criança será no futuro?

5. No topo do desenho está o céu, identificado pela expressão “exclusão social”.
a) Troque ideias com os colegas e com o professor: O que é ser excluído socialmente?
b) De acordo com o ponto de vista do anúncio, uma criança que começa a trabalhar antes da hora será, no futuro, excluída socialmente. Na sua opinião, isso é chegar ao céu? Por quê?

6. Na parte inferior do anúncio, lemos duas frases ambíguas, isto é, com duplo sentido: “Não dê trabalho ao futuro. Dê esperança”.
 a) Quais são os sentidos dessas frases?
 b) Esperança é um substantivo abstrato, pois designa algo que só pode existir nas pessoas. Como só é possível dar o que se tem, quem pode dar esperança às crianças trabalhadoras?

7. Para combater o trabalho infantil, o anúncio se vale da ideia de um jogo. Como conclusão, responda: a) A criança deve participar do jogo do trabalho infantil? b) Então qual é o verdadeiro jogo que a criança deve jogar? Fonte: Português: Linguagens Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário