quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Exercícios de análise da música "Brasil", de Cazuza


Atividade para aula de língua portuguesa por meio de exercícios de análise e interpretação da música "Brasil", de Cazuza.

Leia a música "Brasil", de Cazuza:

Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...

Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha...

Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...

Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer "sim, sim"(...)

Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair...
(...)

# Exercícios:
1. As letras de música aproximam-se de poemas. Cada estrofe do poema lido corresponde a uma parte, em que o tom do eu-lírico se modifica. Em qual delas se faz uma invocação?

2. Até o verso 14, o eu-lírico narra ocorrências das quais foi excluído.
a) Qual o primeiro desses acontecimentos?
b) Os agentes desse acontecimento aparecem através de um substantivo que os torna vagos, indeterminados. Qual?
c) Que objetivo tinham esses agentes?

3. Qual a consequência, para o eu-lírico, de ter ficado "fora de festa"?

4. Na segunda estrofe o eu-lírico dirige-se ao país, fazendo um pedido, duas perguntas e uma súplica. Identifique essas três manifestações do eu-lírico.

5. A última estrofe, na sua quase totalidade, retoma o mesmo tom da primeira.
a) Nos seis primeiros versos desta estrofe o eu-lírico enumera outras coisas das quais foi excluído. Cite-as.
b) Que pergunta o eu-lírico se faz diante disso?

6. O tom dos três últimos versos dessa estrofe aproxima-se do tom da segunda estrofe: o eu-lírico faz uma invocação e uma proposta. Que proposta é essa?

7. O poeta empresta sua voz para se expressar como um eu-lírico pertencente a uma classe social. Qual?

8. Que expressão da primeira estrofe revela que a miséria é uma "herança" social para o eu-lírico?

9. No terceiro verso do poema, a palavra "homens" esconde a identidade:
a) de todas as pessoas     b) da classe dirigente
c) dos pobres     d) dos guardadores de carros

10. "Brasil, mostra a tua cara". A palavra em destaque metaforiza:
a) rosto     b) verdadeira identidade

# RESPOSTAS (GABARITO)

  # Leia também:
Aula: Análise da música "Pelados em Santos" Mamonas Assassinas
Atividade com a música "Brasil", de Cazuza
Atividade com a música "Eduardo e Mônica", da Legião Urbana
Atividade/música "Fico assim sem você", de Claudinho e Buchecha Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: