quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Atividade de análise da música "País Tropical", de Jorge Ben Jor


Atividade para aula de língua portuguesa por meio de exercícios a partir de análise e interpretação da música "País Tropical", de Jorge Ben Jor

Leia a música "País Tropital", de Jorge Ben Jor e Wilson Simonal:

País Tropical
Moro num país tropical,
abençoado por Deus
E bonito por natureza,
mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)  
Tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nêga
Chamada Tereza
Sambaby
Sou um menino de mentalidade mediana
Pois é, mas assim mesmo sou feliz da vida
Pois eu não devo nada a ninguém
Pois é, pois eu sou feliz
Muito feliz comigo mesmo

Eu posso não ser um band leader
Pois é, mas assim mesmo lá em casa
Todos meus amigos, meus camaradinhas me respeitam
Pois é, essa é a razão da simpatia
Do poder, do algo mais e da alegria
Sou Flamê
Tê uma nê
Chamá Terê
Do meu Brasil
Sou Flamengo
E tenho uma nêga
Chamada Tereza

# Exercícios:
1.  O texto “País Tropical” é poético. Qual o tema central dessa música?

2. Identifique fragmentos em que se revela um trabalho com a sonoridade (som e ritmo) nessa canção.

3. O Brasil é um tema comum no texto. Qual é a imagem do Brasil que ele constrói?

4. Que sentimentos o eu-lírico revela em relação ao país?

5. No texto, podemos observar que o eu-lírico está imerso em um modo de viver a vida. Explicite a situação em que se encontra esse eu-lírico.

6. Em sua opinião, a música "País Tropical" se aproxima mais do que poderíamos chamar de “erudito” ou se aproxima mais do que poderíamos chamar de “popular”? Justifique a sua resposta, caracterizando a linguagem utilizada pelo texto. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



Nenhum comentário:

Postar um comentário