domingo, 10 de novembro de 2013

Atividade de análise da música "Balada do louco", dos Mutantes (Rita Lee)


Atividade para aula de língua portuguesa por meio de exercícios a partir de análise e interpretação da música "Balada do louco", da banda Mutantes

Leia a música "Balada do Louco", da banda Mutantes

Balada do louco

Dizem que sou louco por pensar assim
Se eu sou muito louco por eu ser feliz
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Se eles são bonitos, sou Alain Delon
Se eles são famosos, sou Napoleão
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Eu juro que é melhor não ser o normal
Se eu posso pensar que Deus sou eu
Se eles têm três carros, eu posso voar
Se eles rezam muito, eu já estou no céu
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
REFRÃO
Sim sou muito louco, não vou me curar
Já não sou o único que encontrou a paz

# Exercícios:
1. Por que o eu-lírico afirma que é feliz?

2. O eu-lírico se considera “louco”? Justifique sua resposta com passagens do texto.

3. O texto foi construído a partir de idéias contrárias. Esse recurso possibilitou ao autor colocar em destaque duas perspectivas: louco versus normal. Identifique essas idéias presentes no texto.

4. Comente esta passagem do texto:
“Dizem que sou louco
Por pensar assim”

5. Na sua opinião, o que é pensar como louco?

6. Uma pessoa pode considerar-se louca e feliz ao mesmo tempo? Justifique sua resposta.

# Leia também:
Aula: Análise da música "Pelados em Santos" Mamonas Assassinas
Atividade com a música "Brasil", de Cazuza
Atividade com a música "Eduardo e Mônica", da Legião Urbana
Atividade/música "Fico assim sem você", de Claudinho e Buchecha Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário