quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Atividade de análise com a música "Paratodos", de Chico Buarque


Leia a letra da música "Paratodos", de Chico Buarque:

O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro

Foi Antonio Brasileiro
Quem soprou esta toada
Que cobri de redondilhas
Pra seguir minha jornada
E com a vista enevoada
Ver o inferno e maravilhas

Nessas tortuosas trilhas
A viola me redime
Creia, ilustre cavalheiro
Contra fel, moléstia, crime
Use Dorival Caymmi
Vá de Jackson do Pandeiro
(...)
Para um coração mesquinho
Contra a solidão agreste
Luiz Gonzaga é tiro certo
Pixinguinha é inconteste
Tome Noel, Cartola, Orestes
Caetano e João Gilberto (...)

# Exercícios:
1. Letras de músicas são escritas em versos. Verso é cada linha de um poema. Estrofe é cada grupo de versos de um poema. O trecho lido tem quatro estrofes. Identifique as palavras que rimam em cada estrofe.

2. Assinale a alternativa correta:
a) O objetivo do compositor é apenas transmitir informações
b) A possível intenção do compositor é homenagear os artistas citados; como toda homenagem, o texto expressa uma opinião particular, individual, subjetiva.
c) O provável intuito do compositor é homenagear os artistas citados; sendo uma homenagem, o texto expressa uma avaliação racional, objetiva, baseada na prática.
d) O propósito do compositor é informar subjetivamente sobre verdades cientificamente comprováveis.

3. Observe o verbete "agreste" de um dicionário:
agreste adj. 1. Relativo ao campo; rústico. 2. Rude; áspero; tosco.

a) No texto, qual o sentido dessa palavra em "Solidão do agreste"?
b) Esse é o sentido figurado do termo. Copie na segunda estrofe do texto uma expressão também empregada em sentido figurado. Em seguida, explique seu significado.

4. Qual a linguagem predominantemente empregada na música?

5. Vários artistas são lembrados na letra da música. Enumere cada um deles que você conheça. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# RESPOSTAS (GABARITO)

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nenhum comentário:

Postar um comentário