domingo, 28 de julho de 2013

Atividade sobre Modo Imperativo


Leia o poema a seguir, de Décio Pignatari, e responda às questões de 1 a 6.


cloaca: fossa ou cano que recebe dejeções e  imundícies; o que cheira mal; parte do aparelho excretor das aves. modo imperativo afirmativo;  3ª pessoa do singular

1. O texto é um poema concreto, isto é, um poema que explora a disposição espacial e visual das  palavras na página. Faça uma experiência: leia o poema na vertical, depois na horizontal e na  transversal, tentando perceber as inúmeras opções de leitura e os diversos sentidos que nascem  dessas combinações. Professor: O objetivo desta questão é apenas o de conduzir o olhar do aluno para as diversas possibilidades de combinação e sentidos do poema. 

2. O poema é criado a partir de um slogan publicitário, conhecido internacionalmente.
a) Qual é esse slogan? Beba Coca-Cola.
b) Que modo verbal e que pessoa são empregados nessa mensagem publicitária?
c) O que esse modo verbal expressa no slogan: ordem, pedido ou conselho? conselho
d) No Brasil, o tratamento em 3ª pessoa (você) é mais comum que o tratamento em 2ª pessoa  (tu). Por que você acha que o anunciante escolheu a 3ª pessoa, e não a 2ª? O tratamento em 3ª pessoa é mais  direto e íntimo, o que facilita a conquista do consumidor. 

3. Para construir o poema, qual dos seguintes recursos o autor utilizou? 
a) Deu novos sentidos às mesmas palavras do slogan.
b) Alterou apenas a ordem das palavras no papel.
c) Repetiu várias vezes o slogan publicitário, mas alterando a cada vez a combinação das sílabas e das palavras do anúncio e suprimindo algumas palavras.
d) Criou palavras inexistentes na língua a partir das sílabas das palavras que já havia no slogan; com isso, anuncia novos produtos.

4. Observe as variações que o autor fez com cada uma das palavras do anúncio:
beba → babe
coca → caco
coca + cola → cloaca
a) As variações obtidas a partir das palavras originais são positivas ou negativas? negativas 
b) A palavra cloaca, pela posição que ocupa no texto e por ser o resultado da soma de coca +  cola, é uma espécie de síntese do poema. Que juízo o autor do poema faz do produto anunciado no slogan publicitário? O juízo de que o produto não presta, é equivalente a lixo. 
c) Considerando essas variações, o poema é um anúncio publicitário ou é uma antipropaganda?  Justifique sua resposta. É uma antipropaganda, pois inverte a intenção do anúncio, que é a de promover o produto.

5. O poema utiliza como fonte de criação não um anúncio qualquer, mas o anúncio de uma marca  conhecida no mundo inteiro. A coca-cola representa não apenas um tipo de refrigerante, mas  também o próprio consumismo internacional. Com base nessas informações, dê sua opinião:  Você acha que o poema tem um caráter político? Por quê?

6. Observe algumas das variações obtidas no texto:
babe cola
beba coca
babe cola caco
a) O modo verbal empregado nesses versos também é o imperativo. Trata-se do imperativo afirmativo ou negativo? afirmativo
b) Considerando, porém, o sentido de crítica do poema, o significado global dele expressa uma  ordem afirmativa (beba coca-cola) ou negativa (não beba coca-cola)?

7. O imperativo não expressa apenas ordem ou comando. Seu emprego tem por finalidade também  exortar (animar, encorajar) o nosso interlocutor a realizar a ação expressa pelo verbo. Os valores  expressos pelo imperativo dependem do significado do verbo, do sentido geral do contexto e,  principalmente, da entonação que damos à frase imperativa.
Nas frases abaixo, indique qual destes valores o imperativo destacado expressa: exortação, súplica, conselho, convite, solicitação.
a) Valei-me, Nossa Senhora! súplica
b) Bom dia! Levante, seu dorminhoco. O sol já está alto! exortação
c) Não dê as costas para a sorte! conselho
d) Venha escolher o livro que quiser! convite

# RESPOSTAS (GABARITO)