segunda-feira, 22 de abril de 2013

Atividades sobre pronomes (exercícios) 6º ano


Leia o poema a seguir, de Carlos Queiroz Telles, e responda às questões de 1 a 3.

Recado
Vocês podem me falar.
Vocês podem me explicar.
Vocês podem me ensinar.
Vocês podem me pedir.
Vocês podem me exigir.
Vocês podem me ordenar.
Vocês podem me forçar.
Vocês podem me obrigar
a fazer o que eu não quero.
Só não venham, por favor,
me dizer o que eu quero!
(Sonhos, grilos e paixões. São Paulo: Moderna, 1990. p. 37.)


1. Todo o poema é construído a partir de uma relação de oposição entre os interlocutores, identificados por pronomes.
a) Que pronome identifica o locutário?
b) Que pronomes identificam o locutor?
c) Classifique-os.

2. O poema se intitula “Recado”.
a) Quem você acha que pode ser o locutor desse “recado”? Por quê?
b) E quem poderia ser o locutário?

3. Observe, a seguir, os dois grupos de palavras que finalizam os versos do poema na primeira  estrofe. Se necessário, consulte o dicionário para perceber a diferença de sentido entre elas.
Grupo 1      Grupo 2
falar             exigir
explicar        ordenar
ensinar          forçar
pedir             obrigar

Essas palavras representam os esforços feitos pelos outros para que o locutor faça aquilo que não  quer.
a) Leia na vertical as palavras dos dois grupos. Em seguida, compare a primeira palavra de cada  grupo com a última palavra. Nota-se que, de uma palavra para outra, vai ocorrendo uma  mudança. Esse tipo de alteração corresponde a qual das ideias abaixo? oposição gradação exclusão
b) Compare as palavras do primeiro grupo com as palavras do segundo grupo. Em qual deles se  nota maior imposição de ideias?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens — William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário