sábado, 10 de novembro de 2012

Exercícios: Período simples e composto (3) - atividades, aula


Leia este texto, de Alcântara Machado:
Corinthians (2) vs Palestra (1)

Prrrrii!
- Aí, Heitor!
A bola foi parar na extrema esquerda. Melle desembestou com ela.
A arquibancada pôs-se em pé. Conteve a respiração. Suspirou:
- Aaaah!
Miquelina cravava as unhas no braço gordo da Iolanda. Em torno do trapézio verde a ânsia de vinte mi1 pessoas. De olhos ávidos. De nervos elétricos. De preto. De branco. De azul. De vermelho.
Delírio futebolístico no Parque Antártica.
Camisas verdes e calções negros corriam, pulavam, chocavam-se, embaralhavam-se, caíam, contorcionavam-se, esfalfavam-se, brigavam. Por causa da bola de couro amarelo que não parava, que não parava um minuto, um segundo. Não parava.
- Neco! Neco!
Parecia um louco. Driblou. Escorregou. Driblou. Correu. Parou. Chutou.
- Gooool! Gooool!
(...)
(Novelas Paulistanas)

1. Há no texto, mais de uma voz. Uma das vozes é a do narrador, que conta a história.
a) De quem são as outras vozes que aparecem no texto?
b) De que modo elas são introduzidas no texto?

2. Observe o modo como o narrador descreve a partida no trecho que vai do 1º ao 6º parágrafo.
a) A entoação dada ao texto nesse trecho faz lembrar que tipo de narração?
b) Nos parágrafos desse trecho predomina o período simples ou o período composto?
c) Em que outro parágrafo do texto se nota o mesmo tipo de construção?

3. Observe agora o 8º parágrafo do texto.
a) Que classe gramatical predomina na primeira frase desse parágrafo? Que efeito o uso repetido de palavras dessa classe gramatical proporciona ao texto?
b) Palavras como "corriam", "pulavam", "chocavam-se", "caíam", "contorcionavam-se", "esfalfavam", "brigavam" criam imagens que associam a partida de futebol a quê?
c) Nesse período predomina o período simples ou o composto?

4. Compare estes dois fragmentos:

I - "Parecia um louco. Driblou. Escorregou. Driblou. Correu. Parou. Chutou".
II - "Camisas verdes e calções negros corriam, pulavam, chocavam-se, embaralhavam-se, caíam, contorcionavam-se, esfalfavam-se, brigavam".

Leia em voz alta dois fragmentos e compare-os.
a) Que sinal de pontuação predomina em cada um? Logo, eles são formados por períodos simples ou por períodos composto?
b) Conclua: Quando o narrador emprega o período simples, o que ele valoriza mais na narração do jogo?
c) E quando ele emprega o período composto?
(Fonte: "Português: Linguagens". CEREJA e MAGALHÃES)

Leia também:
Exercícios: Período Simples e Composto
Exercícios: Período Simples e Composto (2)
Exercícios: Período Composto por coordenação ou por subordinação Atividades (Aulas): Língua Portuguesa/Currículo Mínimo 2013 Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...