quinta-feira, 15 de março de 2012

Exercícios de leitura e pronomes



DESIGN DO ACASO II: Batatinhas Chips - Rafael Duarte
Continuando o assunto da semana passada sobre invenções criadas por acaso, vou falar sobre um dos produtos de maior sucesso na área dos salgadinhos no mundo: a batata tipo chips.
No final do século XIX, a batata frita comum já era um acompanhamento corriqueiro das refeições nos restaurantes. Conta a lenda que, um belo dia, no restaurante do Chef George Crum, em Saratoga Springs, New York, um cliente reclamou das batatas estarem moles. Crum, por despeito, resolveu cortar as batatas em fatias finíssimas, pois estas ficariam quebradiças, sendo impossível comê-las com os talheres. O cliente seria obrigado a comer com as mãos, uma falta de educação, e seria humilhado. O único “problema” foi que o cliente adorou, e os outros clientes também. Logo, a batata chips se tornou famosa por todo o país.
No final dos anos 20, as batatas chips eram cultivadas e feitas por famílias rurais como um meio de sobreviver à grande depressão. Eram vendidas em barris nos armazéns, e sua validade era de poucos dias. Isso até a enfermeira Laura Scudder notar que, ao passar a ferro duas folhas de papel de cera, elas selavam. Nascia a primeira embalagem de batatinhas, que as faziam durar muito mais nos pontos de venda. Não demorou para a empresa fundada por Laura tomar conta do mercado de salgadinhos da California. Nessa época, também foram criados aparelhos mecanizados que possibilitavam a produção das batatinhas em escala industrial.
Nos anos 30 foram criadas duas companhias que revolucionariam o mercado: a Frito Company, porElmer Doolin, que tinha uma grande visão para novos produtos, e a H.W. Lay & Company, mais conhecida como Lay’s, criada por Herman W. Lay, que possuía uma grande visão de logística. As duas empresas acabaram por se fundir nos anos 50, criando a maior empresa do ramo, a Frito Lay, cujos produtos são vendidos aqui no Brasil pela Elma Chips, do grupo Pepsico (sim, da Pepsi).
Na década de 50, a batatinha já era vendida em larga escala por todo o país, por diversas empresas. Era o salgadinho mais famoso dos EUA e tinha se espalhado pela Europa após a II Guerra. Porém, havia um problema: americanos têm o costume de comer batatinhas chips com molho. Só que, ao mergulhar a batatinha no molho, ela quebrava frequentemente, já que esta precisava ser fina para ser crocante. Então foi criada a Ruffles, cujos direitos foram adquiridos pela Frito Lay em 1958. A Ruffles tem ondas no seu corpo, que lhe garantem resistência estrutural, possibilitando que esta seja fina, crocante e, ao mesmo tempo, forte o bastante para ser mergulhada em molhos.
Alexander Liepa, que trabalhava para o exército americano, pesquisava um modo de fazer uma batata chips melhor. Em sua pesquisa ele descobriu que a maior reclamação dos consumidores era o alto número de batatinhas quebradas na embalagem. Na década de 60, Liepa patenteou uma batata chips que vinha em um tubo. Só que para elas encaixarem umas nas outras, elas não poderiam ser cortadas e fritas do modo convencional. Ele inventou um sistema que moldava as batatinhas a partir de uma espécie de purê de batatas. Como o exercito não aproveitou sua invenção, Liepa a levou para a Procter & Gamble, e assim, depois de dez anos entre pesquisa, desenvolvimento de produto e maquinários específicos, nascia a Pringles.
Não só o acaso é responsável pelo surgimento de novas ideias. Outros fatores impensáveis também completam a equação. Quem diria que, do despeito de um Chef do interior de NY surgiria uma indústria deste porte? E quem diria que batatas chips têm tanta pesquisa e tecnologia empregadas em desenvolvimento de produto? O Design está em tudo.


VOCABULÁRIO
1) Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I – “...a batata frita comum já era um acompanhamento corriqueiro das refeições nos restaurantes.” – o termo “corriqueiro” pode ser substituído por “comum” ou “habitual” sem alterar o sentido da frase.
II – “...Crum, por despeito, resolveu cortar as batatas em fatias finíssimas...” - a palavra “despeito”, neste contexto, significa “incompetência”.
III – “...ao passar a ferro duas folhas de papel de cera, eles selavam.” – o termo destacado pode ser substituído por “rasgavam” sem alterar o sentido da frase.
IV – “...a batatinha já era vendida em larga escala por todo o país.” – a expressão “larga escala”, neste contexto, significa “em grande quantidade”.
V – “...surgiria uma indústria deste porte? – a palavra destacada poderia ser substituída pelas palavras “tamanho” ou “importância”, sem alterar o sentido da frase.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e III
b) II, III e IV
c) I, III e V
d) I, IV e V
e) III, IV e V

2) Qual é a função das aspas (“ “) na frase O único “problema” foi que o cliente adorou, e os outros clientes também. Qual o sentido que a palavra problema adquire nessa frase?

3) Observe a frase: “Isso até a enfermeira Laura Scudder notar que, ao passar a ferro duas folhas de papel de cera, elas selavam.” (3º parágrafo). A que se refere o pronome destacado na frase?

4) Reescreva as frases abaixo, substituindo as expressões destacadas, pelos pronomes adequados.
a) “Resolveu cortar as batatas em fatias finíssimas.”
b) “Só que, ao mergulhar a batatinha no molho...”
c) “...ao passar a ferro duas folhas de papel de cera”.
d) “Outros fatores impensáveis também completam a equação.”

5) Na frase “....sendo impossível comê-las com os talheres” (2º parágrafo), pronome destacado refere-se a que palavra mencionada anteriormente?

6) Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao sentido da palavra destacada na frase a seguir: “No final dos anos 20, as batatas chips eram cultivadas e feitas por famílias rurais como um meio de sobreviver à grande depressão”
( ) sentimento de tristeza, desânimo
( ) grave crise econômica que afetou o mundo em 1929, estendendo-se até a II Guerra Mundial
( ) parte mais baixa do terreno

7) Destaque os pronomes relativos das frases abaixo, indicando a qual termo se referem:

a) “Nascia a primeira embalagem de batatinhas, que as faziam durar muito mais nos pontos de venda”.
b) “Nessa época, também foram criados aparelhos mecanizados que possibilitavam a produção das batatinhas em escala industrial.”
c) “....criada por Herman W. Lay, que possuía uma grande visão de logística”.
d) “A Ruffles tem ondas no seu corpo, que lhe garantem resistência estrutural...”
e) “Ele inventou um sistema que moldava as batatinhas a partir de uma espécie de purê de batatas.”
f) “Nos anos 30 foram criadas duas companhias que revolucionariam o mercado...”

8) No texto, há alguns pronomes destacados. Transcreva e classifique-os:
Leia mais:
Exercícios sobre Pronomes
Exercícios de Leitura e Pronomes
Atividades sobre Pronomes - Exercícios
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário