quinta-feira, 15 de março de 2012

Aula: Análise da música "Meus Bons Amigos"


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Meus bons amigos", da banda Barão Vermelho

Meus Bons Amigos - Barão Vermelho

Meus bons amigos, onde estão?
Notícias de todos quero saber
Cada um fez sua vida de forma diferente
Às vezes me pergunto: Malditos ou inocentes?
Nossos sonhos, realidades
Todas as vertigens, crueldades
Sobre nossos ombros aprendemos a carregar
Toda a vontade que faz vingar

No bem que fez pra mim
Assim, assim, me fez feliz, assim

O amor sem fim
Não esconde o medo
De ser completo e imperfeito
Meus bons amigos, onde estão?
Notícias de todos quero saber
Sobre nossos ombros aprendemos a carregar
Toda a vontade que faz vingar

No bem que fez pra mim
Assim, assim, me fez feliz, assim

O amor sem fim
Não esconde o medo
De ser completo e imperfeito

O amor sem fim
Não esconde o medo
De ser completo e imperfeito


Exercícios:
01) Quantas estrofes e quantos versos o texto apresenta?

02) Podemos encontrar nessa canção traços do Barroco, através de uma figura de linguagem característica dessa escola literária. Que figura é essa? Comprove com passagens do texto:

03) O texto possui uma linguagem coloquial e há uma palavra que só deve ser usada na oralidade e não na escrita. Que palavra é essa?

04) Qual é a principal indagação do poeta?

05) Em “Sobre NOSSOS OMBROS aprendemos a carregar” que figura de linguagem o termo em destaque exemplifica? Justifique seu raciocínio:

06) Reescreva o primeiro e o segundo versos na ordem direta:

07) Faça uma lista dos seus grandes amigos e ao lado de cada nome responda a primeira pergunta da letra da música:

08) Use a mesma lista da questão anterior e escreva na frente de cada nome duas características (adjetivos), evitando repeti-los:

09) Diga como você entendeu o questionamento do eu-lírico quando diz “Malditos ou inocentes?”:

10) Qual o sentido da palavra VINGAR, no oitavo verso?
11) O texto foi escrito em que pessoa? Justifique sua resposta:

12) Quem é o eu-lírico do texto? Como ele se sente? Quem são seus interlocutores?

13) Retire do texto um exemplo de antítese:

14) Qual o conceito da palavra AMIGO para você?

15) “O homem pode orgulhar-se de ter muitos amigos , mas há amigo mais chegado do que um irmão”. Você concorda ou não com essa afirmação? Explique:

16) O título está de acordo com o que diz a canção? Que outro título você daria?

17) Copie do texto um exemplo de vocativo:

(Autores: Andreia Dequinha, Sandra Vitezi, Zizi Cassemiro, Lenita, Maria Regina, Cris Happy, Lourdes Galhardo ) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário