quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Aula: Análise da música "Pra Você" Paula Fernandes


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Pra você", de Paula Fernandes

Aula: Música Sertaneja

Pra Você (Paula Fernandes)

Eu quero ser pra você
A alegria de uma chegada
Clarão trazendo o dia
Iluminando a sacada

Eu quero ser pra você
A confiança, o que te faz
Te faz sonhar todo dia
Sabendo que pode mais

Eu quero ser ao teu lado
Encontro inesperado
O arrepio de um beijo bom
Eu quero ser sua paz, a melodia capaz
De fazer você dançar

Eu quero ser pra você
A lua iluminando o sol
Quero acordar todo dia
Pra te fazer todo o meu amor

Eu quero ser pra você
Braços abertos a te envolver
E a cada novo sorriso teu
Serei feliz por amar você

Se eu vivo pra você
Se eu canto pra você
Pra você

Exercícios de Interpretação de texto:
1. O busca o eu-lírico durante toda a música?

2. A que gênero literário pertence a música “Pra Você”?
a) lírico (expressa sentimentos);
b) narrativo (narra-se uma história);
c) dramático (interpretam-se diálogos).

3. Com suas palavras, explique os versos “Eu quero ser pra você a alegria de uma chegada”.
4. O eu-lírico menciona várias palavras que deseja ser para a pessoa amada. Identifique-as.
5. Aos desejar ser tais palavras, esse eu-lírico demosntra ser uma pessoa com quais qualidades?
6. Explique a diferença entre sentido denotativo e sentido conotativo a partir do verso “Eu quero ser pra você a lua iluminando o sol”.
7. Qual o gênero musical dessa canção? Que indícios te levaram a sua resposta? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. E o gabarito das análises das músicas,tem como postar?

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiiiiiiii sua postagem" analise de musicas" !!!!Vc poderia me mandar os gabarito?
    Desde ja muito agradecida...
    simoneveridiana@msn.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. O eu-lírico da música "Pra Você" busca expressar o desejo de querer ser alguém especial para a pessoa amada.

      2. a) lírico

      3. Nesses versos, o eu-lírico demonstra querer proporcionar momentos especiais para a pessoa amada, tal como a surpresa e a alegria de uma chegada de uma amada.

      4. alegria, confiança, lua, arrepio, entre outras.

      5. Demonstra ser uma pessoa apaixonada.

      6. Nesses versos, as palavras "Lua" e "Sol" foram empregadas no sentido conotativo, uma vez que expressam a ideia do eu-lírico em desejar que o amor entre ele e seu amante deve ser recíproco, tal como a "Lua" iluminando o "Sol".
      Já o o sentido denotativo dessas palavras é o real, isto é, "Sol" = estrela; "Lua" = satélite.

      7. Gênero romântico, porque a temática da música é o amor.

      Excluir