quinta-feira, 10 de março de 2011

Aula 10: Marcas de impessoalidade



A linguagem do texto jornalístico deve ser impessoal, isto é, não deve reproduzir ideias pessoais.
Todavia, essa impessoalidade muitas vezes é aparente e acaba refletindo o pensamento daquele que escreve.

São marcas linguísticas que podem comprometer a impessoalidade:
a) o emprego inadequado (tendencioso) de adjetivo;
Ex.:
Clube dos 13 condena times traíras
Clube dos 13 condena times dissidentes (mais adequado)

b) o não emprego das aspas no discurso direto de um entrevistado;
Ex.:
Para clube dos 13, TV Globo manipula dirigentes
Para clube dos 13, TV Globo “manipula dirigentes” (mais adequado)

c) o emprego inadequado do tempo verbal.
Ex.:
Com título inédito, time vai superar a crise
Com título inédito, time superou a crise (mais adequado)

Exercício:
Reconheça e comente as diferentes posições de duas manchetes, publicadas no mesmo dia, sobre um mesmo fato:

Fato: CBF oficializa divisão do título brasiliero de 1987 entre Flamengo e Sport

a) Justiça será feita: Sport exige ser o único campeão de 1987
(Diário de Pernambuco, 22/2/2011)

b) A Nação já sabia: Fla é hexacampeão brasileiro (Jornal O Dia, 22/2/2011)
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Um comentário:

  1. Adorei a explicação do professor Diogo de Oliveira, continue assim, você é um ótimo mestre! Beijocas, Eunice.

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